Gostamos de pensar que o primeiro mundo tem baixos índices de corrupção e criminalidade, mas na verdade não é bem assim. A nossa corrupção é generalizada, não localizada, e os nossos crimes são de colarinho branco, não azul. Neste caso, um fabricante de equipamentos de combate a incêndios está, na prática, assaltando todos os moradores de todos os prédios de apartamentos novos em vários estados. Prestaríamos muita atenção a isso se acontecesse nas ruas, em vez de em reuniões sobre alguma regulamentação tediosa. Assim que percebi essa dinâmica, as fachadas reluzentes do mundo urbanizado começaram a me parecer cada vez mais feias: * Todo agente da lei pode ser extremamente gentil, prestativo e honesto, mas ainda assim estar arrecadando dinheiro para uma forma muito sofisticada de crime organizado. Produtos reais estão sendo fabricados e vendidos. São brilhantes, de alta tecnologia e dão a impressão de que temos acesso a coisas boas, mas na verdade são inúteis ou extremamente desperdiçadores (ou até mesmo destrutivos para a vida, veja o caso do OxyContin). Uma parcela crescente de nossa riqueza é desviada para operações centralizadas, de grande escala e altamente regulamentadas, onde a corrupção e o desperdício podem ser ocultados nas profundezas da engrenagem. Tudo precisa ser grande e tedioso, ou isso não funciona. * O ambiente construído começa a se parecer cada vez mais com um aeroporto e cada vez menos com o tipo de lugar para onde eu gostaria de viajar: cheio de comida, decorações, artesanato e estruturas idealizadas por cidadãos criativos em vez de laboratórios, comitês e celebridades. Mas o que fazer a respeito? Reclamar furiosamente sobre esse tipo de coisa só vai te fazer parecer um lunático obcecado que também quer deixar bombeiros e bebês morrerem. A melhor solução que encontrei foi perceber que esse sistema tem uma estética peculiar e evitar essa estética sempre que possível, além de tentar direcionar meu trabalho e dinheiro para pessoas e atividades que criem valor real.
Carregando detalhes do thread
Buscando os tweets originais no X para montar uma leitura limpa.
Isso normalmente leva apenas alguns segundos.