Há duas semanas, consertei um dos meus dentes com algoritmos que escrevi há alguns anos! Fiquei fascinado pela digitalização 3D quando comecei a trabalhar para uma empresa de software em Zurique que programava algoritmos de geometria computacional 3D para digitalização de próteses dentárias, visando a produção de coroas (e outros produtos). Naquela época, um fluxo de trabalho típico de reconstrução era o seguinte: escanear os dentes do paciente usando um scanner intraoral, reconstruir a malha da superfície, projetar a restauração digitalmente e, finalmente, fresar a coroa em cerâmica. Trabalhávamos principalmente com nuvens de pontos e malhas, mas não era só matemática, era habilidade artesanal traduzida em um processo digital. Cada mícron importava. Era possível ver, literalmente, como um bom algoritmo resultava em um encaixe melhor na boca de alguém. O Gaussian Splatting não se concentra na reconstrução da superfície, mas sim na reconstrução da aparência. Ele não se preocupa com a topologia explícita, mas sim em capturar como a luz interage com a cena. Em certo sentido, é a filosofia oposta à da odontologia: em vez de modelar o que o objeto é, ele modela como o objeto se parece. A tecnologia 3D Gaussian Splatting possibilita aplicações como o treinamento de carros autônomos, o ensino de robôs para compreenderem seu ambiente, a criação de mundos virtuais ou o monitoramento de locais reais. Ela representa cenas como milhões de pequenas gaussianas renderizadas em tempo real, sem a necessidade de malhas ou texturas. Vindo de um mundo onde a geometria de precisão era tudo, essa mudança pareceu natural. Ainda se trata de reconstrução, mas com um objetivo diferente: não fabricar um objeto perfeito, mas reproduzir a aparência real do mundo. Há duas semanas, recebi minha primeira coroa dentária, feita com o mesmo software, algoritmos de reconstrução e precisão suíça que ajudei a desenvolver. Não trabalho lá há dois anos, mas sentar naquela cadeira e ver o processo do outro lado foi um momento de orgulho. Isso me lembrou por que amo essa área.
Carregando detalhes do thread
Buscando os tweets originais no X para montar uma leitura limpa.
Isso normalmente leva apenas alguns segundos.