Houve um tempo em que você era dono do software que comprava. Eu jogo Minecraft com meu filho quase todas as noites por uma hora. Hoje, o servidor de licenças estava fora do ar e o jogo não iniciava. Ficamos sentados lá, olhando para o inicializador, vendo-o tentar verificar nossa licença. Um jogo que eu paguei. Instalei localmente. Todos os arquivos estão ali no meu disco rígido e, mesmo assim, eu não conseguia abri-lo. Me chamou a atenção a sutileza com que as coisas mudaram ao longo dos anos. Você não é mais dono das suas ferramentas. Você aluga o acesso — às vezes aos seus jogos favoritos, às vezes aos seus aplicativos de produtividade, até mesmo ao seu trabalho criativo. Quando um servidor cai ou uma empresa muda seus termos, a porta se fecha silenciosamente para algo que costumava ser seu. É conveniente, sim. Atualizações contínuas, salvamento na nuvem, acesso ao modo multijogador. Mas essa conveniência tem um custo oculto: o controle. Meu filho acabou de perguntar: "Por que não podemos jogar se está no computador?" Eu não tinha uma boa resposta. Talvez esse seja o sinal mais revelador de todos.
Carregando detalhes do thread
Buscando os tweets originais no X para montar uma leitura limpa.
Isso normalmente leva apenas alguns segundos.