Recentemente, perdi a paciência com o desempenho lento do Windows 11 e decidi instalar o Ubuntu 25 diretamente no sistema. Eu estava lidando com travamentos e engasgos constantes (meu corretor automático tentou traduzir como "sofrimento", mas talvez seja mais preciso, considerando o quão horrível é quando as ferramentas das quais você depende são ruins de usar). A gota d'água foi quando comprei recentemente um Mac Mini M4 com 24 GB de RAM no eBay por cerca de US$ 950, só para brincar, e percebi que era infinitamente melhor trabalhar nele do que no meu PC. Isso é realmente absurdo, porque o PC tem um Threadripper de 32 núcleos, 512 GB de RAM e duas placas de vídeo 4090, e me custou cerca de US$ 14 mil, incluindo todo o armazenamento. Uma máquina que custa 15 vezes mais não deveria ser tão mais lenta. E, claro, o problema era que eu estava fazendo quase todo o meu trabalho dentro do Ubuntu, em um ambiente WSL2. E isso é muito diferente de executar o sistema diretamente no hardware. Eu realmente não sei por que esperei tanto. Acho que estou acostumado com a interface do Windows e tinha medo de não gostar da área de trabalho do Linux. Usar o novo Mac como meu computador principal reduziu drasticamente o risco para mim, então decidi instalar o Ubuntu em dual boot diretamente no hardware. Estou muito feliz por ter feito isso, porque agora a máquina voa. Eu tinha ouvido falar que a galera descolada usava o Hyprland como o gerenciador de janelas em mosaico do futuro, então decidi pedir para o Claude Code pesquisar e configurar tudo para mim usando a distribuição JaKooLit, o que ele fez com maestria. Vai levar um tempo para me acostumar, mas parece uma nave espacial e é muito legal de usar! O melhor é que eu nem me dou ao trabalho de tentar entender como funciona toda a configuração complexa; deixo o Claude Code cuidar de tudo para mim, e funciona incrivelmente bem. Enfim, a única coisa de que não gostei foi a seleção de papéis de parede, que eram todos de garotas de anime com uma aparência bem constrangedora, que eu não gostaria de ter perto do meu computador. Então, peguei um monte de imagens legais do Midjourney que eu tinha gerado e compartilhado aqui há um tempo, formatadas como papéis de parede para iPhone, e usei o recurso prático de reenquadramento do MJ para deixá-las na orientação paisagem. Depois, usei o recurso de upsampling para deixá-las com resolução alta o suficiente para ficarem bonitas no meu monitor Dell 6k. Se você quiser experimentar, pode comprar aqui: https://t.co/sn58LwHuPa E anexei aqui as minhas favoritas como imagens.
Carregando detalhes do thread
Buscando os tweets originais no X para montar uma leitura limpa.
Isso normalmente leva apenas alguns segundos.