🇨🇳 Ok, consegui fazer o Alipay funcionar. O Alipay é ótimo porque funciona como um intermediário para usar outros aplicativos como o Didi, e o Didi não me permite me cadastrar diretamente, então, pelo Alipay, o login é feito automaticamente (algo parecido com o OAuth). O aplicativo Meituan também me permite pedir comida de qualquer lugar e, aparentemente, ela pode ser entregue por um robô de entrega. Outro aplicativo útil é o Baidu Translate. O problema é que todos os aplicativos ocidentais, como Google Translate, ChatGPT, Google Maps, etc., não funcionam ou não funcionam na maioria das vezes, então você acaba tendo que usar aplicativos chineses, como o DeepSeek. De todos os meus eSIMs, o Revolut Global parece funcionar melhor. De alguma forma, ele me permite acessar a maioria dos sites ocidentais rapidamente, sem firewall, enquanto o Airalo é extremamente instável, alternando para a rede Edge o tempo todo. Também tentei o Airalo Hong Kong, pensando que poderia usar o truque do Grande Firewall, mas não funcionou. Seja lá o que o eSIM Global da @revolut esteja fazendo, funciona maravilhosamente bem na China. Ontem, no metrô, nenhum dos nossos eSIMs funcionou. Tínhamos sinal, mas nenhum dos nossos celulares conseguia acessar a internet. Além disso, ninguém falava inglês (o que eu entendo, já que estamos na China) e ninguém sabia ler inglês. Basicamente, éramos analfabetos (não sabíamos ler nada), sem internet e sem ninguém para nos ajudar. Tentamos pegar um táxi, mas eles também não nos levaram porque não conseguíamos nos comunicar. Novamente, 99,9% dos chineses não falam uma única palavra de inglês, mesmo em 2025, o que não é um problema, apenas torna as coisas mais difíceis. Ligar para o hotel com meu chip holandês por €5/min acabou sendo a solução, pois eles conseguiram falar com os taxistas. Então sim, agora tudo está funcionando mais ou menos! Aliás, o que eu vejo nesses blogs de viagem é que, se eu escrevo que é difícil, recebo muitas respostas do tipo "kkkkk, que novato!". O que é fácil de dizer, mas, novamente, não é tão simples aqui. Mas essa também é a parte divertida da China, especialmente depois que o turismo ocidental para cá durante a pandemia de COVID parece ter caído rapidamente e as relações sino-ocidentais se deterioraram rapidamente após perceberem a ameaça que a China pode representar com seu rápido desenvolvimento tecnológico, etc. Isso torna a experiência mais interessante para um viajante, já que você é praticamente o único estrangeiro em todos os lugares. Continuarei compartilhando no blog minhas próximas experiências.
Carregando detalhes do thread
Buscando os tweets originais no X para montar uma leitura limpa.
Isso normalmente leva apenas alguns segundos.