Se estivermos falando de "cursos de Vibe Coding decentes e de alta qualidade", eu pessoalmente acredito que meu curso se qualifica plenamente. A dificuldade dos tutoriais de programação Vibe não está em dominar os drivers Spec, as habilidades ou escrever documentação perfeita; esses aspectos nem são importantes, mas são coisas pelas quais os iniciantes costumam ficar obcecados ou em relação às quais têm expectativas irreais. O objetivo principal do curso Vibe Coding é ensinar aqueles que não desejam se aprofundar nos fundamentos da sintaxe de programação a compreender conhecimentos básicos de engenharia de software, dominar o conjunto de tecnologias necessário, decompor as tarefas de um projeto de forma racional e integrar IA para depuração. A meta final é capacitá-los a criar os projetos que desejam desenvolver. A principal contradição reside no que muitas pessoas acreditam: "Se você não entende de programação, não consegue criar um projeto decente com o Vibe Coding; você só consegue fazer projetos de brinquedo." Então, se esse grupo de pessoas acha que você precisa aprender a programar, isso não é mais a cara da Vibe. Esse problema tem solução? Sim! E acredito que seja a única solução neste momento: prática de alta intensidade e alto volume. Pense na profissão de "chef". Um chef prepara um prato delicioso porque estudou cuidadosamente a capacidade térmica e a condutividade térmica dos utensílios de cozinha, a reação de Maillard, o princípio da caramelização, o efeito de dissolução de proteínas e o princípio da gelatinização do amido? Não, a maioria dos chefs não possui formação acadêmica sólida. O único segredo para preparar pratos deliciosos é a prática constante — o domínio da relação entre calor, temperos, utensílios de cozinha e ingredientes. Meu curso é baseado nesta estrutura: - Cookware representa a pilha de tecnologia básica/framework/infraestrutura de nuvem, como Next.js/Supabase/Vercel/CF, etc. - Os ingredientes e temperos representam pontos de conhecimento técnico correspondentes a diferentes negócios, como diferentes tipos de modelos de IA, tarefas agendadas, várias bibliotecas, diferentes capacidades de agentes, etc., o que também é a parte mais tediosa. O controle do calor representa um conhecimento estrutural que exige muita experiência. Mesmo usando os mesmos ingredientes para cozinhar pratos diferentes, o controle do calor pode ser completamente diferente. Na minha opinião, essa estrutura é a única solução viável para o ensino de Vibe Coding atualmente, e também constitui a base teórica do meu curso prático: "Utilizar um grande número de projetos, com duração aproximada de uma hora cada, para solucionar as principais contradições mencionadas acima." Uma das razões pelas quais é difícil desenvolver uma abordagem sistemática para cursos de programação em IA é que a IA está evoluindo muito rapidamente. Meu curso começou com o Claude-Sonnet-3.5 e agora já chegou ao Claude-Opus-4.5. A enorme melhoria nas capacidades dos modelos trouxe uma mudança significativa na "postura" da Programação Vibe. Meu curso tem explorado como decompor um projeto em tarefas com um nível razoável de detalhamento, concluí-las usando as instruções mais específicas que correspondam às capacidades do modelo de última geração (SOTA) atual e garantir que o projeto possa ser reproduzido de forma confiável. Esse processo de exploração foi mais difícil e exigiu mais experiência do que a maioria das pessoas imaginava; o esforço investido na preparação das aulas não se refletiu no curso em si. Por fim, reconheço que a Vibe Coding representa uma oportunidade enorme, com seu mercado de treinamento superando o tamanho combinado de todo o mercado de treinamento de PowerPoint e Excel. Convido mais criadores excepcionais a se juntarem a nós. Sempre digo aos meus amigos: "Para cada 10% de melhoria nas capacidades de modelagem, o tamanho desse mercado pode potencialmente crescer 100%." Mas por que poucas pessoas fazem isso? Primeiro, saber programar com Vibe e saber ensinar programação em Vibe são duas coisas diferentes. Basta pensar nos professores das nossas universidades e você entenderá. Em segundo lugar, a dificuldade de criar cursos, especialmente cursos em vídeo, é subestimada por muitos. As pessoas inteligentes desta era estão ganhando dinheiro criando produtos globais.
Carregando detalhes do thread
Buscando os tweets originais no X para montar uma leitura limpa.
Isso normalmente leva apenas alguns segundos.