2025 está finalmente quase no fim. Gostaria de aproveitar esta oportunidade para refletir sobre as principais mudanças que ocorreram na minha vida este ano e também para definir algumas expectativas para 2026. Não vou fazer planos, já que provavelmente não conseguiria realizá-los de qualquer forma 😄 Em 2025, terei três estados muito diferentes: De janeiro a agosto, enquanto trabalhava arduamente em uma empresa de hardware, a IA me proporcionou algum alívio, compensando e curando a energia negativa do trabalho com hardware. Agosto e setembro: um breve período de confusão após a demissão, seguido por um raro período de descanso. De setembro a dezembro, meu filho começou a primeira série, um membro da família teve problemas de saúde e eu concentrei todas as minhas energias em cuidar da família. À medida que nos aproximamos de 2026, meu filho se adaptou à escola, a saúde da minha família finalmente se estabilizou e não consigo mais reprimir meu desejo de voltar a trabalhar. Como compartilhei recentemente com um amigo: ver a IA avançar enquanto você permanece estagnado é como ser abandonado por todos os rios. Meu maior desejo para 2026: que minha família tenha saúde e que minha vida seja repleta de felicidade. Só isso.
Eis um acréscimo interessante, que pode ser considerado um pequeno exemplo de como pessoas comuns usam IA. Durante os dois meses entre as sessões de terapia da minha esposa (uma vez por semana), ela conversou com muita frequência no ChatGPT, falando sobre suas experiências na terapia, emoções, acontecimentos da sua vida e assim por diante. Ela falou sobre quase tudo e, depois de alguns dias, até se inscreveu no ChatGPT. Agora, ela sente que a ChatGPT é a pessoa que melhor a entende, atuando como sua consultora, nutricionista, amiga e em muitos outros papéis. Ela frequentemente compartilha registros de bate-papo comigo ou me adiciona a grupos de bate-papo. Devo dizer que as conversas com a ChatGPT são muito superiores às da maioria dos consultores e nutricionistas, e ainda mais às de muitos amigos que só desabafam negativamente. Por falar nisso, quero agradecer muito ao @ChatGPTapp por ajudar minha esposa a resolver todos os problemas que estavam se acumulando na vida dela. Agora, tornou-se o aplicativo mais usado no celular dela, até mais do que o WeChat, o TikTok e outros.