Passei o dia todo programando no Vibe ontem e não esperava que fosse tão simples. Não há mais barreiras para usá-lo. Andrej Karpathy, o inventor do Vibe Coding, disse o seguinte: 2025 será o ano em que a IA ultrapassará um limite de capacidade que permitirá às pessoas criar programas impressionantes usando apenas inglês, e as pessoas começarão a esquecer a existência do código. Curiosamente, eu criei o termo "codificação de vibração" por acidente durante um tweet de brainstorming, e nunca imaginei que chegaria tão longe :). Com o Vibe Coding, programar deixou de ser exclusividade de profissionais altamente qualificados e se tornou algo que qualquer pessoa pode fazer. Pessoas comuns se beneficiam muito mais de modelos linguísticos abrangentes do que profissionais, empresas e governos. A Vibe Coding vai reformular o software e redefinir o papel do desenvolvedor. Sejam plataformas internacionais como Lovable e Youware, ou plataformas nacionais como Miaoda. Se você ainda não experimentou, deveria experimentar agora mesmo.
No início do ano, me matriculei no curso offline de programação de IA para iniciantes do Super Huang. Essa experiência foi a primeira vez que observei pessoas comuns usando IA para programação pessoalmente. O que mais me impressionou não foi o poder da IA, mas sim a grande barreira de entrada que as pessoas comuns enfrentam para usar a IA. Lembro-me de que o nosso exercício naquela aula era um gerador de emojis. Antes de usar o Cursor, os alunos passaram uma hora configurando seus computadores passo a passo. Finalmente, após a codificação com o VIbe, chegou a hora de implantá-lo no Cloudflare, o que levou mais uma hora de trabalho. Naquele dia, começou às 14h e só terminou às 20h, o que foi muito tempo além do horário normal. Uma colega de classe me impressionou bastante; o trabalho dela era excelente, mas ela simplesmente não conseguiu publicá-lo. A dor de não ter onde guardar os frutos de um dia de trabalho árduo ainda está muito viva na minha memória. Para que a IA chegue ao público em geral, o último trecho costuma ser o mais difícil. Mesmo com instrução prática e presencial, popularizar a programação de IA continua sendo extremamente difícil. Para minha surpresa, o desenvolvimento da IA este ano tem sido incrivelmente rápido; em pouco mais de seis meses, todos esses problemas foram perfeitamente resolvidos. Recentemente conversei com o tio Huang, e ele estava muito emocionado, dizendo que o número de alunos que entregam trabalhos aumentou exponencialmente. O limiar era muito alto no início do ano, mas desapareceu no final do ano. A rapidez com que os iniciantes conseguem começar é outro parâmetro para o desenvolvimento da IA. O tio Huang e o AJ já me recomendaram o Miaoda mais de uma vez. Eu também estava curioso para saber se o Miaoda realmente havia se tornado fácil de usar para iniciantes recentemente, então o utilizei para criar três sites hoje. O fato de os três sites terem sido criados com sucesso superou minhas expectativas. Mais surpreendente ainda é que o custo total desses três sites foi de apenas 3 yuans, o preço de uma garrafa de Coca-Cola.
Estes são três smp.weixin.qq.com/s/rLC80a-V3eOH…s respectivos guias do usuário. https://t.co/78JCbKXI9p