No final de 2025, durante uma viagem de negócios a Yangshuo, recebi um convite da Zhihu Technology para sua avaliação anual. No voo de volta para Pequim, vindo de Guilin, olhando para as nuvens, peguei meu iPad e gravei minha trajetória empreendedora de 2025. Este ano foi incrivelmente angustiante. Nos três primeiros trimestres, quase nos sentimos sufocados pela "lentidão" do mundo tradicional. O processo de financiamento complexo e os atritos internos na colaboração da equipe me fizeram perder a esperança em determinado momento. Mais tarde, decidimos arriscar e abraçar completamente a IA nativa. Coisas que antes pareciam impossíveis agora são comuns. Usando programação com IA para permitir que toda a equipe trabalhasse em toda a pilha de tecnologia, novos recursos para o Nano Banana 2 foram lançados em apenas 5 minutos... Quando a velocidade aumenta, a ansiedade desaparece. No "Momento de Intervalo da IA" do Zhihu, vi o extenso artigo de Ziyuge. Ele afirmou que os óculos com IA estão se tornando novos órgãos. De Ray-Ban Meta a marcas nacionais como Thunderbird e Meizu, a IA encontrou o recipiente ideal. Até mesmo o surgimento do celular Doubao permitiu que agentes de nível sistêmico começassem a assumir o controle de nossas vidas. O software se tornou mais parecido com hardware, e a experiência se tornou mais tangível. Também vi a reflexão de Harry Xu sobre inteligência incorporada. A ansiedade que ele mencionou me tocou profundamente: será que estamos tão ocupados com a produção em massa e suas aplicações que deixamos passar a maior "melancia" — a inteligência geral? A divergência entre a China e os EUA na corrida da robótica, o rápido desenvolvimento de software sob a égide da tecnologia Vibe Coding, a competição no setor de hardware entre óculos e celulares... este é o panorama da vida em 2025. Todos estão presos nessa tempestade; alguns estão perdidos, outros correndo descontroladamente, mas todos estão fazendo o possível para sobreviver. Se você também atua nesse setor ou tem curiosidade sobre o futuro da IA, recomendo pesquisar "AI Midway Point" no Zhihu. Lá você não encontrará grandes narrativas ou artigos de relações públicas, apenas as perspectivas mais autênticas de nós, profissionais da área, sobre 2025.
Carregando detalhes do thread
Buscando os tweets originais no X para montar uma leitura limpa.
Isso normalmente leva apenas alguns segundos.