Foi um ano importante para lançamentos de IA para o consumidor por parte dos principais laboratórios. Na newsletter de hoje da @a16z, eu e o @omooretweets analisamos as estratégias de cada participante: OpenAI, DeepMind, Anthropic, xAI, Perplexity e Meta. Recapitulamos o que funcionou e o que não funcionou, além de quem nos surpreendeu 👇
@a16z @omooretweets Quando se trata de consumidor, a OpenAI começou o ano como a número 1 indiscutível. O ChatGPT foi o produto que atingiu 100 milhões de usuários ativos globais (WAUs) mais rapidamente e continuou a crescer, chegando a cerca de 900 milhões de WAUs atualmente. O engajamento e a retenção também são excepcionais. Mas Gemini começou a ganhar terreno 👀
A DeepMind teve um ano excepcional e, sem dúvida, conquistou o espírito da época entre os consumidores. Nano Banana e Veo foram lançamentos ENORMES que trouxeram milhões de consumidores para a Gemini. E o Google continua lançando novos produtos através do @GoogleLabs (por exemplo, Whisk, Pomelli, Portraits, Doppl). O maior desafio deles é como integrar seus modelos aos produtos existentes e torná-los mais fáceis de encontrar!
@a16z @omooretweets @GoogleLabs Vale a pena mencionar também o xAI. O aplicativo Grok foi lançado em janeiro deste ano e já alcançou quase 40 milhões de usuários ativos mensais - um crescimento impressionante! Eu diria que @xai tem a maior "inclinação" quando se trata de melhorias nos modelos de imagem e vídeo ao longo do tempo. Estou incrivelmente impressionado com a rapidez do envio 🔥
O último participante que mencionarei neste tópico é a OpenAI. Eles costumam lançar mais produtos/recursos dentro da interface do ChatGPT - embora Sora e Atlas tenham sido duas exceções notáveis. Sora tem se mostrado excepcional como ferramenta criativa, mas ainda não funciona como aplicativo social.
@a16z @omooretweets @GoogleLabs @xai Se quiserem mais informações sobre cada um desses jogadores (e análises aprofundadas sobre Anthropic, Perplexity e Meta), confiram a newsletter do @a16z. E adoraríamos saber a sua opinião: quais foram os seus lançamentos a16z.news/p/state-of-con…ste ano? https://t.co/q6T5G01iwV