Se vocĂȘ trabalha como freelancer hoje em dia, provavelmente jĂĄ percebeu uma mudança na forma como os clientes escolhem com quem trabalhar... ou serĂĄ que sou sĂł eu? Como antigamente era simples... - Apresente seu portfĂłlio. - Liste uma longa lista de habilidades. - Envie um orçamento. -> Ganhar ou perder com base no preço. Mas ultimamente⊠nĂŁo parece mais ser assim. Agora parece que os clientes estĂŁo escolhendo com base em algo mais difĂcil de explicar. Eles nĂŁo estĂŁo apenas comparando trabalhos, mas tambĂ©m pessoas... procurando alguĂ©m em quem possam confiar, alguĂ©m que entenda o problema sem precisar de um briefing de 10 pĂĄginas... sabe? AlguĂ©m que pareça jĂĄ fazer parte da equipe... e nĂŁo apenas mais um fornecedor para gerenciar. Trabalho como freelancer desde os 14 anos e venho desenvolvendo o Plutio (um conjunto de ferramentas completo para freelancers) nos Ășltimos 10 anos! Acredite em mim quando digo... eu vi essa mudança acontecer em tempo real. Aos poucos, os clientes deixaram de contratar com base em habilidades e começaram a contratar com base em bom gosto, senso de responsabilidade e agilidade. - Paladar... por causa da IA, existe muito trabalho genĂ©rico por aĂ hoje em dia, que nĂŁo tem aquele "diferencial". - Ser dono... porque nĂŁo tenho tempo nem paciĂȘncia para cuidar de crianças. - Velocidade⊠porque o momento importa mais do que a perfeição. EntĂŁo, se eu fosse trabalhar como freelancer hoje, eis o que eu nĂŁo faria: 1) Em primeiro lugar, eu nĂŁo competiria em preço. Porque no momento em que o preço se torna o fator decisivo, vocĂȘ jĂĄ perdeu. Sempre haverĂĄ alguĂ©m com um preço mais baixo. 2) Eu tambĂ©m nĂŁo listaria todas as ferramentas que conheço... os clientes nĂŁo se importam se vocĂȘ conhece React, Figma, Webflow ou qualquer outra ferramenta que esteja em alta este ano. Eles se importam se vocĂȘ consegue pegar um problema complicado e transformĂĄ-lo em algo que funcione. 3) Eu nĂŁo tentaria parecer impressionante. Nada de jargĂ”e