Deixe-me compartilhar algumas impressões sinceras sobre a venda de cursos: se você ainda quer ganhar dinheiro vendendo cursos em 2026, precisa repensar seriamente essa estratégia. Vender cursos não é tão lucrativo quanto costumava ser. Com a crise econômica e a chegada da era da Inteligência Artificial, algumas pessoas estão de olho no TrustMRR. Os lucros do Gumroad atingiram o pico em 2022, e agora o GMV caiu 45%. Ontem, a Coursera se fundiu novamente com a Udemy. Sigo vários influenciadores estrangeiros no Twitter que costumavam vender cursos independentes e eram muito populares antes, mas agora seus cursos não estão recebendo tanta atenção quanto antes. Pessoalmente, passei os primeiros anos da minha carreira como freelancer vendendo cursos. Aliás, o período de 2021 a 2022, durante a pandemia, foi o mais lucrativo. Tenho vergonha de admitir que, durante as lives de apresentação dos cursos, a estratégia mais comum usada pelos gestores e por vários instrutores era vender ansiedade. Eu não tinha objeções a isso, e até chegamos a ter discussões acaloradas sobre o assunto. Hoje, acho que essa prática está bem ultrapassada. Parei de gravar novos cursos. Perdi o interesse em vendê-los; isso não oferece nenhum potencial de crescimento pessoal. De agora em diante, vou me concentrar no desenvolvimento de produtos, o que me dará uma maior sensação de realização e desafio. Meu foco futuro será gravar cursos e talvez lançar alguns vídeos gratuitos. Portanto, se você vir pessoas ganhando muito dinheiro vendendo cursos, considere se isso não é viés de sobrevivência. Não se esforce demais para obter poucos resultados, pois isso só levará a uma maior frustração.
Carregando detalhes do thread
Buscando os tweets originais no X para montar uma leitura limpa.
Isso normalmente leva apenas alguns segundos.