Um dos aspectos pouco discutidos no ensaio de Jacob Savage é o trabalho e as saídas criativas que muitos homens da geração millennial encontraram, particularmente em nichos da tecnologia e da internet: Substack, criptomoedas, podcasts. Eu acrescentaria o investimento individual a essa lista. O próprio autor trabalha sentado à sua mesa, revendendo ingressos para sustentar os filhos. Um trabalho online sob pseudônimo que paga as contas. Não posso deixar de notar que esses nichos da internet são justamente as partes da indústria de tecnologia mais demonizadas. "Não precisamos de mais um podcast." "Lixo de influenciadores e IA." "Todos esses caras em casa, no porão, online." "Anônimos no X." Os comportamentos mais demonizados exigem o mínimo de capital inicial e nenhuma rede de contatos, e ainda assim são os únicos refúgios discutidos por serem novidade. Não havia intermediários. Mundos online pseudônimos ainda estão sendo demonizados. Precisamos ser muito mais céticos quando ouvimos figuras de autoridade moralizando sobre esses nichos da internet ou tentando eliminar a proteção que o pseudonimato oferece. Foi uma tábua de salvação para muitos e continuará sendo um refúgio.
Toda essa moralização de que construir só importa se você estiver fazendo algo no mundo físico ou algo "difícil" ou "aprovado" por guardiões e sumos sacerdotes de todos os tipos — essa narrativa nunca me convenceu, e com razão. Quando você está ligado ao seu nome e ao seu corpo, você pode ser destruído. Quando ninguém sabe quem você é na internet, você pode construir sem sofrer represálias, e essa pode ser sua única opção. É por isso que a construção em si deve ser vista como algo nobre e bom. Construir é uma filosofia política. Ignore os sumos sacerdotes que lhe dizem que o novo, o estranho ou o pseudônimo é ruim — há um motivo para que eles não queiram que você sequer considere essas ideias, e esse motivo pode não ficar óbvio por uma geração.