PARE de pedir ao ChatGPT para "digitar isso". Não funciona. Aqui estão 5 dicas que funcionam maravilhosamente bem↓
1. A sugestão do “espelho invertido” (para ver seu texto como um estranho o vê) “Pegue este meu texto. Leia-o como se você nunca tivesse ouvido falar de mim ou do assunto. Diga-me quais partes fazem você se desconectar, ficar entediado ou desconfiar dele, e exatamente por quê. Seja honesto, não apenas gentil.”
2. A sugestão do “fio invisível” (para conectar ideias que parecem desconexas) “Neste texto existem [número] ideias principais. Mostre-me o fio condutor que as liga sem que eu o tenha explicitamente declarado. Depois, reescreva o texto tornando esse fio condutor evidente, mas não complicado.”
3. A sugestão de “peso da palavra” (eliminar o supérfluo sem perder força) “Pegue este parágrafo. Conte as palavras. Agora remova todas as que não acrescentam emoção, imagens ou clareza. Diga-me quantas você removeu e por que cada uma era desnecessária.”
4. A sugestão do “eco ausente” (para descobrir o que falta na verdade) “Leia este texto como se você fosse alguém que viveu exatamente o que descrevo. Diga-me qual parte soa como pose ou uma teoria bonita, e qual detalhe real estaria faltando para que soasse como algo verdadeiramente vivido.”
5. O estímulo para o “silêncio final” (para terminar com algo que continuará a ser reproduzido posteriormente) “Reescreva apenas a última frase deste texto. Faça-a de forma tão precisa e aberta que o leitor fique pensando em silêncio por um tempo, sem precisar de mais nenhuma palavra.”
Quer mais? Receba e-mails com métodos práticos (com instruções passo a passo) para ganhar mais trabalhando javicarnicero.com/subscribe1ATEEaXL
E é isso!