O mesmo se aplica às boas ações que realmente exigem um alto preço a pagar. Quando eu era criança, gostava muito de Du Fu. Sentia que o mundo de Li Bai se resumia ao seu próprio espírito despreocupado, e ele não tinha qualquer preocupação com o país ou seu povo, mas Du Fu tinha. Mais tarde, comecei a questionar meu próprio julgamento: "Como posso obter milhares de mansões para abrigar todos os pobres e fazê-los se alegrar?" Por que precisamos de milhares de mansões? Mesmo que seja apenas uma cabana de palha, um estudioso pobre não deveria poder vir, ficar e se aquecer junto com os outros, se não se importar? Comecei a sentir que sua preocupação com o país e seu povo derivava de sua própria situação, de viver em uma cabana de palha dilapidada; era uma extensão de seu sofrimento pessoal. Fico pensando, se Du Fu realmente possuísse milhares de mansões, será que ele teria abrigado todos os estudiosos pobres do mundo? Não sei, mas acho muito improvável que o fizesse. Mais tarde, tentei encontrar provas de que eu estava errado. Analisei o que Du Fu realmente havia sacrificado. "O vizinho tem permissão para cortar o remédio", "As crianças da aldeia têm permissão para colher os grãos", ou então pedem à tia da casa ao lado que venha colher tâmaras (fariam isso se não fosse pela pobreza? Só precisam dos parentes por medo). Não consegui encontrar muitos vestígios das contribuições de Du Fu; talvez minha pesquisa não tenha sido suficientemente abrangente. Mas acho que Li Bai é mais autêntico, e Fan Zhongyan é ainda mais autêntico porque ambos fizeram essas coisas. Fan Zhongyan disse: "Seja o primeiro a se preocupar com os problemas do mundo e o último a desfrutar de seus prazeres." Ele era cheio de confiança. Foi rebaixado três vezes, mas permaneceu fiel às suas aspirações originais. Ele realmente colocou seus princípios em prática. A magnanimidade de Li Bai se baseava em gastar generosamente. Ele era generoso ao receber convidados e fazer amigos, e embora não tivesse nenhuma ligação com "grandes mestres", levava uma vida despreocupada. São todos indivíduos reais com comportamentos registrados. Em contraste, a obra de Du Fu se reduz a meras palavras, com um tom subjacente de ressentimento por não ser apreciado. Seu profundo amor pode ter surgido de suas próprias dificuldades, evoluindo para uma profunda preocupação com a nação e seu povo. Não podemos ter certeza, pois faltam mais evidências. Sem dúvida, ele deve ter tido uma genuína conexão emocional na época, mas, como eu disse, se ele tivesse dinheiro, ainda seria capaz de manter suas intenções originais? Eu colocaria um ponto de interrogação. A verdade tem um preço alto. Li Bai pagou esse preço, Fan Zhongyan pagou esse preço e Du Fu pagou esse preço. Talvez eu não entenda isso completamente. A bondade também só tem peso quando se tem o poder de fazer o mal. Porque isso é uma escolha, não um sentimento egoísta de autopiedade. Existe uma diferença significativa entre ver resultados tangíveis e simplesmente gritar um slogan. Eu preferiria que as pessoas se tornassem capazes de comprovar suas próprias palavras; isso seria mais autêntico. A linguagem é muitas vezes pálida, impotente e barata; não olhe para o que os outros dizem, olhe para o que eles fazem. Posso continuar a examinar Du Fu com esse ceticismo, lembrando-me de cultivar habilidades maiores em vez de simplesmente produzir mais palavras aparentemente poderosas.
Carregando detalhes do thread
Buscando os tweets originais no X para montar uma leitura limpa.
Isso normalmente leva apenas alguns segundos.