🧵O período de inscrições para o #Parcoursup está prestes a abrir. Todo ano eu digo para mim mesma que vou criar um tópico sobre isso, mas acabo me sentindo sobrecarregada. Mas não este ano. Se puder ser útil para pelo menos uma pessoa, já será alguma coisa. As dicas a seguir estão na ordem em que me vêm à mente. 1/n
Há vários anos que gerencio uma CEV (comissão de exame de candidaturas) para dupla titulação e já vi milhares de candidaturas #Parcoursup, algumas boas, outras medianas e outras muito ruins. Pais e candidatos, se vocês não têm muita certeza por onde começar, isto é para vocês.
Primeiramente, observe que lemos TODAS as candidaturas. São muitas, mas lemos todas. O algoritmo? Selecionamos os critérios relevantes para nossos cursos de treinamento e os aplicamos; isso nos permite gerar uma pré-classificação. Então lemos tudo para 1) confirmar 2) correto
Os professores que avaliam querem evitar orientar os alunos de forma equivocada e desperdiçar o seu tempo. Eles sabem quais alunos estão tendo sucesso, quais estão reprovando e quais estão com dificuldades. Também sabemos ler nas entrelinhas. As notas são importantes, os comentários são essenciais, mas a carta...
Este é o ponto crucial. As notas podem variar de uma escola para outra; as médias das turmas indicam se as notas estão infladas. Os comentários de professores e diretores acrescentam contexto. Em programas seletivos, buscam-se pessoas que saibam trabalhar e...
Eles sabem se comprometer, são independentes. E sabem por que estão ali. Obviamente, aos 17 anos, você não necessariamente sabe exatamente o que quer fazer da vida. Somos professores, e também somos pais. Daí a importância da carta (a proposta). Primeiro, endereçá-la à instituição correta...
O básico? Sim, mas às vezes lemos cartas destinadas a outro departamento e elas não parecem profissionais. Principalmente sem IA, sem modelos prontos, sem fórmulas muito comuns. Você escreve uma carta, nós lemos centenas, milhares ao longo dos anos. Sabemos quando não está profissional.
Sinceridade e autenticidade. Queremos apenas garantir que você saiba por que quer vir para cá: você já analisou nossa grade curricular, as oportunidades de mobilidade, os programas de mestrado que complementam a graduação, e participou do nosso evento de portas abertas. Sem rodeios, nós sabemos.
Sem bajulação (sua escola, sua reputação interplanetária), mas sim evidências concretas que demonstrem interesse, pesquisa, tempo e seriedade. Revise seu trabalho, peça para outra pessoa revisá-lo. Evite clichês ("Desde criança..."). Você pode prometer o que quiser, todos nós temos promessas.
Aqueles alunos que prometem o mundo em abril e não fazem nada em outubro, bem, vocês sabem. Confiamos mais nas avaliações. Experiências anteriores: ou você sabe o que quer fazer e constrói um perfil com elementos que
Elas demonstram a coerência do seu projeto, ou você pode não ter certeza absoluta (o que é normal), e lembre-se de que o bacharelado visa ampliar seus horizontes. É o mestrado que proporciona especialização. Portanto, não se preocupe. Mas é verdade que valorizamos a coerência. Nós também valorizamos a maturidade, por isso lemos
Lendo nas entrelinhas de suas experiências e avaliações, podemos ter uma ideia (necessariamente aproximada) da sua personalidade. No geral, tenderemos a lhe dar o benefício da dúvida. Não temos o mesmo nível de maturidade no início do 11º ano que no final do 12º ano (acredite em mim...).
Por outro lado, há aspectos que são desagradáveis: problemas de disciplina, indolência, incapacidade de implementar os conselhos dos professores, absentismo. Com exceção dos hipócritas, ninguém gosta de preguiçosos e encrenqueiros. Na verdade, uma candidatura requer preparação.
Com bastante antecedência. Pode ser uma pena, mas é uma abordagem de recompensa e punição; é bom trabalhar com um objetivo em mente, construir um perfil, projetar-se no futuro. O importante é não basear tudo nisso. Às vezes você se pergunta se não é assim com todo mundo.
Ecodelegado, membro do conselho municipal disto ou daquilo, um pouco de trabalho humanitário para projetar altruísmo e iniciativa. Mas, ei, tudo isso contribui para um perfil. Não temos uma foto (nem mesmo um nome), tentamos reconstruir quem você é lendo os arquivos. Há muitos, não temos todos.
O prazo para envio de trabalhos é curto (o prazo cai no final do semestre, com trabalhos de avaliação contínua, o recesso da Páscoa e os exames de maio, ou seja, durante um período muito corrido). Portanto, temos pouco tempo para formar uma opinião. Feedback inconsistente, conversas recorrentes, uma carta descuidada...
Fórmulas que já lemos 20 vezes e/ou que exalam inteligência artificial não são exatamente inspiradoras. Quando acreditarmos que seu perfil merece uma pontuação melhor do que a calculada pelo algoritmo, aumentaremos sua pontuação geral para lhe dar um impulso, pois o consideraremos um recurso valioso.
Conosco, você merece sua chance, por que não? Há muita movimentação quando temos um ranking, e as desistências de alguns deixam outros felizes. Portanto, mesmo uma classificação não tão boa e uma lista de espera podem funcionar. No entanto, tenha cuidado...
Quando você está em uma posição baixa no ranking, sabemos (e você deveria saber) que será difícil. Em programas seletivos, como os de dupla titulação, a experiência comprova isso. Muitos alunos têm uma ideia muito, muito, MUITO exagerada do seu nível, especialmente em
Línguas modernas (mas não só). O Parcoursup é importante, mas é apenas o começo. Você precisa tomar a iniciativa de preencher as lacunas antes do início do ano letivo, ler (LER) e se acostumar a ler. Vídeos e podcasts são bons, mas você precisa absorver a informação.
leitura, particularmente nas áreas de literatura, línguas e humanidades. E CURIOSIDADE. É isso que mais falta, e gostamos de ver isso, um certo apetite pelo aprendizado, tanto nos alunos quanto nos FUTUROS alunos. Resumindo: informe-se sobre os programas de treinamento e
Venda-se sem exagerar (isso transparece). Diga a si mesmo que alguns de nós (eu) já estávamos aqui quando você nasceu, então, bem, aí está (se me permite). Ah, quase me esqueci: candidate-se apenas às escolas que você realmente frequentará. Se você não puder chegar cedo pela manhã...
Então esqueça: isso se tornará uma fonte de sofrimento e você ficará desmotivado, vemos muitos casos assim. Portanto, faça a jornada, de manhã, à noite, para visualizá-lo (você não precisa nos dizer isso, ok?). Faça desejos realistas sem se censurar. Seja ambicioso, mas
Planeje cursos não seletivos caso não consiga entrar em um programa preparatório/de graduação seletivo. Projete-se no futuro, esteja informado e seja honesto. Provavelmente estou esquecendo algumas coisas, mas vocês já morreram várias vezes (se ainda estão aqui, merecem uma medalha, cara), então vou adicionar mais algumas.
Coisas que vou lembrar quando me recordar... Fiquem ligados.