Algumas observações/reflexões sobre os atuais mestrados em direito (LLM) voltados para a escrita de ficção... Eu uso principalmente LLMs para matemática, código de software para protótipos/pesquisa e para tarefas básicas de controle de qualidade/busca do dia a dia... No entanto, recentemente decidi experimentar o GPT 5.2 para gerar ideias para um romance de ficção científica/suspense... minha primeira experiência com ficção gerada por LLM desde que usei o GPT 4.* como ferramenta de apoio na colaboração para o roteiro de um anime (QASIM, a Matriz ASI Quântica, que está em desenvolvimento). O que eu considerei inicialmente: Enredo, personagens, tema, mundo ficcional Breves reflexões sobre o que é melhor agora em comparação com o primeiro trimestre de 2025 em relação ao uso de mestrados em direito para ficção, e o que permanece igual e o que piorou. Mais ou menos no mesmo nível: a compreensão dos personagens é boa, a construção básica da prosa é sólida, a compreensão da trama dentro de uma cena é boa, a compreensão do tema e do tom é boa (desde que o tom seja suficientemente próximo do típico para algum gênero). Os diálogos ainda são terrivelmente artificiais/clichês e, na melhor das hipóteses, apenas parcialmente utilizáveis (segundo meu próprio senso estético), embora também haja alguns trechos maravilhosos. Pior ainda: a versão 5.2 é extremamente politicamente correta, beirando o fascismo. É preciso fazer malabarismos para conseguir que um personagem hackeie ou se vista como alguém de outra religião. Isso é insano — será que realmente queremos eliminar atos ilegais ou ofensivos da *ficção*? Lembro-me do clássico de Jack Williamson, "Os Humanoides", onde os robôs com inteligência artificial querem "servir, proteger e guardar os homens do mal", então proíbem oficinas de marcenaria (você poderia se cortar!) e Shakespeare (tão perturbador emocionalmente!!). Melhor: A principal diferença é que o modelo agora consegue entender o fluxo narrativo e temático de um romance inteiro (tudo bem, não é "Em Busca do Tempo Perdido", mas...) e aplicar esse entendimento na elaboração do roteiro de cada uma das partes. No fim, se algum dia eu tiver tempo para produzir este romance (acho que escrever ficção é uma boa maneira de passar o tempo em voos longos sem Wi-Fi, por exemplo ;), o que farei é o seguinte: usarei o primeiro rascunho do LLM como guia para estrutura e ritmo, e reescreverei quase tudo, mantendo apenas as partes selecionadas da versão do LLM. Isso pode ser útil para mim, pois, ao escrever ficção de forma livre, tenho dificuldade em manter o tom e a estrutura de qualquer gênero, rapidamente me perdendo em um jardim surrealista de caminhos de consciência que se bifurcam... O LLM é realmente bom em identificar gêneros e clichês, e como meu instinto é ser excessivamente criativo e excêntrico para a maioria dos leitores, usar a estrutura do LLM (conforme definida para meu enredo, personagens e tema específicos) como um modelo aproximado pode ser bastante útil... veremos... Em termos de progresso tecnológico, obviamente esse nível de avanço em alguns aspectos, ao longo de um período de cerca de 9 meses, é impressionante e notável. Para este caso de uso, na minha experiência, as versões 5.1 e 5.2 representam um grande salto em relação aos modelos 4.* ou o* (ou quaisquer outros modelos não pertencentes à OpenAI existentes simultaneamente). (O GPT-5 Pro também representa um grande salto em relação às versões anteriores o1 e o3 para matemática... e os modelos de programação também estão melhorando cada vez mais rapidamente... mas esse não é o meu foco aqui.) Se você quisesse produzir ficção de gênero competente, porém clichê, o LLM provavelmente conseguiria fazer isso tão bem quanto o famoso "humano mediano", e talvez até melhor... No entanto, a falta de progresso em termos de qualidade estética é interessante. Afinal, existe muito material online de profunda beleza para treinamento. Mas, até agora, parece que uma estética autêntica e envolvente exige um grau de especificidade na obra criada, que não é obtido por algoritmos que simplesmente combinam padrões de enormes conjuntos de dados de forma superficial (nem por quaisquer outros algoritmos). Resta saber se os mestres em Direito (LLM) de 2026 ou 2027 serão capazes de produzir obras de ficção esteticamente atraentes. Do ponto de vista da criatividade computacional, sinto-me mais fascinado pela criação de IAs capazes de produzir obras esteticamente atraentes a partir de *sua própria* experiência de vida. Sim, encomendar uma obra de ficção apropriada a um autor formado em Direito seria interessante, visto que a ficção pode ser uma forma poderosa de comunicar ideias importantes a pessoas que são mais receptivas emocionalmente à ficção do que à não ficção. Por outro lado, gosto de escrever ficção e não quero que um mestre em Direito faça tudo "por mim". No entanto, certamente será interessante ver o que será necessário em termos de arquitetura de IA para ultrapassar o marco de "emular produtos humanos esteticamente atraentes"... Ainda não chegamos lá... Tenho trabalhado mais com IA para música... nosso primeiro álbum duplo, "Desdemona's Dream", será lançado no início do próximo ano, apresentando não apenas um robô nos vocais (cantando e falando), mas também várias batidas e paisagens sonoras geradas por IA em um contexto de música composta principalmente por músicos. Em junho deste ano, fizemos uma sessão de gravação na Cidade do México, onde cerca de metade das músicas tinha componentes mais significativos compostos por IA... Lá também, o que constatei foi o seguinte: a IA pode criar segmentos e partes esteticamente interessantes ou até mesmo profundas, se você a estimular bem e selecionar as melhores partes... mas se você tentar fazer com que ela produza uma obra completa, ela acaba caindo em clichês demais para o meu gosto. Não que seja impossível criar uma nova música pop viável usando a IA musical atual, mas não acho que seja possível criar uma música pop *clássica*, nem uma composição realmente original e significativa em um gênero mais complexo. (Tenho algumas ideias diferentes sobre como fazer a composição musical por IA funcionar bem usando a tecnologia atual, mas elas misturam modelos neurais com diferentes tipos de IA... e esse também não é o meu tópico aqui...) Os LLMs são uma tecnologia de transição entre a IA restrita e a AGI propriamente dita, que, como a maioria dos meus seguidores sabe, acredito que será alcançada por meio de métodos diferentes (talvez sistemas híbridos como o Hyperon, utilizando LLMs como um componente). Portanto, podemos simplesmente esperar até termos uma AGI de verdade que seja muito menos problemática como colaboradora criativa em projetos de ficção ou música. Pode ser que leve apenas alguns anos, veremos. Por outro lado, experimentar ferramentas com diferentes níveis de capacidade também é divertido e, claro, faz parte do processo artístico — grande parte da criação estética sempre envolve contornar e desafiar as limitações do meio e das ferramentas disponíveis... desde o vocabulário limitado da linguagem natural (a menos que você esteja criando Finnegans Wake) até os 12 tons da escala etc. ... as limitações de cada nova fase dos LLMs fazem parte do cenário...
Carregando detalhes do thread
Buscando os tweets originais no X para montar uma leitura limpa.
Isso normalmente leva apenas alguns segundos.