🇨🇳 Os veículos elétricos chineses estão conquistando o mundo, quer você goste ou não. Quando olho ao redor aqui na rua, na China, tento reconhecer as marcas de carros e vejo tantas marcas que não conheço. Uma marca que vejo bastante é a LI, mas também a BYD, a Zeekr e a XPeng. Aparentemente, já existem 129 (!) marcas de veículos elétricos na China produzindo carros, o que demonstra a enorme escala do boom dos veículos elétricos por aqui. Existe um paralelo histórico real aqui com os EUA de cem anos atrás, quando havia cerca de 2.000 montadoras americanas de automóveis. É claro que a maioria faliu e apenas algumas sobreviveram. O mesmo é previsto para a China, onde apenas 15 marcas de veículos elétricos devem sobreviver em uma década, portanto, uma verdadeira batalha está acontecendo agora para ver quem sairá vitorioso. Uma coisa interessante é que há uma marca americana com uma presença notável aqui, e essa é a Tesla. Você vê Teslas por toda parte, o Tesla Model Y frequentemente ocupa o primeiro lugar entre os carros mais vendidos na China, e você vê muitos Superchargers da Tesla por aqui. O que também é interessante é que, enquanto Elon Musk recebe tanto ódio no Ocidente (não da minha parte), na China ele é reverenciado como um herói. Elon é um engenheiro com alto QI e um empreendedor de sucesso. E é um verdadeiro reflexo da cultura chinesa o fato de os chineses respeitarem esse tipo de pessoa, enquanto no Ocidente, se você é rico, bem-sucedido e inteligente, é visto como uma pessoa ruim por pelo menos metade da sociedade. Acho que isso diz muito sobre a nossa sociedade e como educamos as pessoas no Ocidente, e deveríamos realmente repensar isso. Engenharia e empreendedorismo são as pedras angulares de uma sociedade funcional. A engenharia inventa coisas novas e os empreendedores transformam essas invenções em negócios que as levam às pessoas. Sem ambos, não há empregos, dinheiro e, bem, prosperidade! A cultura chinesa parece entender isso muito bem, e é por isso que eles gostam de Elon Musk e ainda dirigem Teslas, um dos poucos carros ocidentais por aqui. Enfim, continuando, neste vídeo visitei a loja da Huawei e preciso fazer uma correção, pois devido à nova regulamentação chinesa que exige que as montadoras de automóveis sejam totalmente proprietárias de sua produção, a Huawei "oficialmente" separou seu negócio de carros, mas na verdade ainda projeta o carro, vende o carro e fica com a maior parte do lucro. Eles simplesmente não podem mais chamá-lo de carro da Huawei. A Huawei é interessante porque produz de tudo: celulares, tablets, relógios, laptops e, indiretamente, carros elétricos também. Uma marca semelhante é a Xiaomi, que de fato possui a fábrica própria de seus veículos elétricos, e seus veículos elétricos estão entre os que apresentam o crescimento mais rápido em vendas na China. Sinto que é uma verdadeira afronta ao Ocidente que a Apple, criadora do iPhone, não tenha conseguido produzir um carro e tenha cancelado seu projeto automotivo, enquanto muitas empresas chinesas de telefonia móvel já produzem seus próprios carros com relativa facilidade. É claro que o iPhone é produzido na China, e a fabricação também é feita na China, então, estando fisicamente mais perto da produção, deve ter sido mais fácil projetar um carro do que tentar fazê-lo remotamente do escritório da Apple em Cupertino. Mas parece significativo que não tenhamos conseguido fazer isso. Enquanto escrevo isto, chega a notícia de que a indústria automobilística e o setor manufatureiro alemão em geral estão em colapso, seus custos de energia aumentaram de duas a três vezes devido ao corte do gás russo e, simplesmente, se tornaram caros demais da noite para o dia. A indústria automobilística alemã, centro histórico da produção de carros no mundo, com marcas como BMW, Mercedes-Benz, Audi e Volkswagen, começou a demitir mais de 100 mil funcionários e a reduzir sua produção devido à queda nas vendas, resultado direto da concorrência chinesa que oferece veículos elétricos mais baratos, mais avançados e com software superior aos alemães. E eu digo isso com certeza. Eu ando pelas concessionárias de carros elétricos aqui e os carros são lindos, o interior parece moderno, o software está anos-luz à frente das interfaces complicadas dos carros alemães. A maioria dos elétricos aqui tem um robozinho simpático no painel com o qual você interage, então você nunca mais precisa tocar na tela para fazer nada, como "ligar os limpadores de para-brisa" ou "me dar a rota para o meu hotel", etc. Os elétricos daqui, sinceramente, não parecem baratos; são bem construídos e confortáveis. A Europa tentou conter a ascensão dos veículos elétricos chineses no mercado europeu com uma tarifa de 45%, mas mesmo com essa tarifa, muitos europeus ainda preferem comprar veículos elétricos chineses em vez de outros, e eles ainda são mais baratos que os carros alemães! Os EUA foram além, com uma tarifa de 100%, o que impediu que fossem vendidos principalmente nos EUA, porque deixou de ser lucrativo para a China. Uma coisa que preciso acrescentar, e que você provavelmente já sabe, é que o governo chinês subsidia fortemente a indústria de veículos elétricos (com mais de US$ 230 bilhões na última década). Isso não é segredo, e seus subsídios não se comparam aos que os EUA e a UE concedem às suas respectivas indústrias. Isso dá às empresas chinesas de veículos elétricos a vantagem (injusta) de produzi-los com desconto e vendê-los no exterior a preços mais baixos, e é exatamente por isso que a UE e os EUA impõem tarifas sobre eles. Mesmo com os subsídios, a engenharia, a produção e o software são impressionantes e parecem muito modernos. Sou fã da Tesla, tenho um Tesla Model Y 2025, mas os veículos elétricos chineses me parecem e têm uma aparência mais moderna. Geralmente têm mais telas, mais recursos, etc. Há uma verdadeira inovação acontecendo aqui, dá para perceber. E essa é mais ou menos a conclusão a que se chega estando na China, em todos os setores: eles já deixaram para trás a fase de meras cópias baratas de produtos ocidentais e agora estão no próximo estágio, adicionando suas próprias características e ideias. É justamente por isso que costumamos criticar os chineses: "eles não são criativos". Bem, eles são criativos, sim, eles partem do ponto em que os produtos ocidentais estão hoje e começam a inovar a partir daí (em vez de começar do zero, afinal, por que fariam isso?). Se você perguntar ao Grok como será o futuro da indústria automobilística ocidental, especialmente a europeia/alemã, a resposta é pessimista. O único ponto positivo que eles conseguem apontar é que talvez as marcas europeias possam se concentrar em produtos premium e exclusividade. Como fazem com as bolsas Hermès, mas deveriam aplicar o mesmo princípio aos carros. BMW e Mercedes-Benz são, obviamente, marcas de luxo e poderiam sobreviver mantendo seu posicionamento premium e lucrando dessa forma. Mas a produção de carros de gama média e baixa na Europa (e nos Estados Unidos?) provavelmente será dizimada e substituída pela indústria chinesa, eu acho. Isso se os americanos e europeus continuarem permitindo a entrada deles em seus mercados. Mas mesmo que não o façam, os chineses estão a vender os seus carros com entusiasmo no resto do mundo, como na América do Sul, no Médio Oriente e no resto da Ásia, onde se veem carros da BYD literalmente por todo o lado. Como europeu, isso me deixa com um gosto agridoce, mas, por outro lado, todos nós temos gritado aos quatro ventos durante anos que isso aconteceria se não criássemos um ambiente favorável aos negócios, onde startups pudessem surgir. Então, agora é como se eu dissesse: "Eu avisei".
Carregando detalhes do thread
Buscando os tweets originais no X para montar uma leitura limpa.
Isso normalmente leva apenas alguns segundos.