A essência da pobreza é que a pessoa é forçada a trabalhar para obter o necessário para a sobrevivência a curto prazo, não sobrando tempo ou energia para estudar ou considerar objetivos a longo prazo. Apenas uma pequena porcentagem de pessoas consegue se libertar; a grande maioria não consegue escapar desse ciclo vicioso de sobrevivência. Em seu livro "Escassez", o professor da Universidade de Harvard, Sadhill Mullainathan, argumenta que o aspecto mais assustador da pobreza não é a falta de dinheiro, mas sua capacidade de ocupar à força a capacidade cognitiva. Quando uma pessoa está ansiosa com o aluguel de amanhã ou o jantar de hoje à noite, sua visão se comprime em um "túnel" muito estreito. Ela só consegue enxergar as coisas mais urgentes no momento (terminar este trabalho e ganhar essas poucas dezenas de dólares). Nesse estado, as pessoas não têm a capacidade mental extra para pensar em planos de longo prazo (como melhorar sua educação ou aprender novas habilidades). Isso não acontece porque elas são estúpidas, mas porque a pressão da sobrevivência esgotou todos os seus recursos cognitivos. Uma vez que entramos nesse estado, é muito difícil sair dele apenas com força de vontade. Se fosse eu, provavelmente me forçaria a não me esgotar e a descansar, por exemplo, saindo do trabalho às seis horas e reservando pelo menos duas horas para estudar todos os dias. Eu criaria tempo livre artificialmente para mim. Link para download: https://t.co/8vawx5DCC1 Siga-me e eu fornecerei continuamente conteúdo valioso sobre aprimoramento cognitivo. Além de oferecer apoio emocional, também sou um blogueiro de aprendizado, aprendendo junto com todos para superar diversos obstáculos na vida.
Carregando detalhes do thread
Buscando os tweets originais no X para montar uma leitura limpa.
Isso normalmente leva apenas alguns segundos.