Algumas dicas sobre redação de palavras-chave após criar centenas de imagens do Nano e do Banana Pro e obter milhões de visualizações. Ultimamente, tenho estado obcecado em desenhar no meu Nano Banana Pro e escrevi alguns textos populares, que alcançaram milhões de visualizações no X. Escrever sugestões para desenhos não é tão complicado quanto você imagina. Deixe-me explicar usando algumas sugestões que escrevi recentemente. 🧵
Se você disser que escrevo dicas de desenho há anos, eu não ousaria admitir, porque meu nível de habilidade é apenas mediano. Não consigo escrever com parâmetros profissionais, e a maioria das minhas dicas é gerada por IA.
Em primeiro lugar, as palavras-chave são um meio, não um fim. As palavras-chave servem apenas para fins de desenho, portanto, o mais importante é a sua ideia, o que você deseja apresentar. Elas são apenas um meio para concretizar sua ideia. Existem muitas maneiras de escrevê-las e você pode obter bons resultados, então não se preocupe muito com os detalhes, como estrutura, palavras-chave, comprimento ou se é JSON. Esses aspectos não são tão importantes!
Por exemplo, em abril, eu queria usar o GPT-4o Image para desenhar uma tela 3D gigante sem óculos. Os comandos eram muito simples, apenas linguagem natural: Um panda gigante hiper-realista, com metade do corpo visível, está sentado do lado de fora de uma tela 3D gigante e curva, visível a olho nu, em uma movimentada rua comercial de Chengdu. Sua barriga está voltada para cima, sua cabeça pende para dentro e ele está mordendo um broto de bambu – sua aparência adorável é simplesmente irresistível.
Na maioria das vezes, as solicitações são assim; você não precisa de técnicas complicadas. Basta enviá-las em linguagem simples e ver o que acontece. Então enviei a solicitação para o Gemini e recebi esta imagem:
É razoável, mas o efeito não é muito bom. Criar temas para redação não é difícil; o desafio está em ter um bom senso estético, saber o que é bom e o que é ruim e, idealmente, entender o que é ruim! Minha habilidade não é suficiente; consigo apenas perceber que está ruim, mas não consigo identificar exatamente o porquê. É aí que entra a expertise profissional. Se você é um profissional, consegue identificar imediatamente o problema e como corrigi-lo.
Não sou profissional, mas tenho inteligência artificial, então envio o comando (às vezes também incluo os resultados da imagem gerada) para a IA e deixo que ela otimize. O ideal é não apenas deixar que ela otimize, mas sim dar-lhe uma direção. Por exemplo, pesquisei quais edifícios no mundo real têm as telas 3D mais famosas visíveis a olho nu. Dessa forma, a IA é treinada com a maioria deles e fica mais familiarizada, facilitando a compreensão do que eu quero.
Observe que perguntarei sobre o Gemini e o ChatGPT (GPT-4.5, GPT-5.1) simultaneamente. Isso porque cada modelo possui pontos fortes diferentes, além de envolver um fator de probabilidade significativo. Portanto, é sempre bom testar mais alguns. O próximo passo é realizar testes e fazer ajustes adicionais na IA com base nos resultados dos testes. Por exemplo, o primeiro teste não correu muito bem!
Decidi tentar uma abordagem diferente. Encontrei uma imagem real, razoavelmente bonita, e pedi ao Gemini para escrever sugestões com base nela. Depois, pedi ao Gemini para gerar várias cenas para mim. Eu testei com as novas palavras sugeridas e os resultados foram incríveis! Testar mais alguns cenários seria bom, e isso seria basicamente suficiente.
Portanto, o processo de escrever palavras-chave consiste em mudar constantemente de ideia e "tirar cartas" para tentar novamente. Você pode não saber como ajustar, mas pelo menos precisa saber o que funciona. Assim, quando ocasionalmente "tirar" uma boa carta, você pode continuar aprimorando com base nessa carta até conseguir gerar ideias de forma estável.
Não tem problema se ficar muito instável, eu continuo "tentando". Por exemplo, aquela com a tela 3D para visualização a olho nu, o resultado não ficou bom nem na metade, então tentei otimizar por um tempo, e quando a melhoria não foi efetiva, simplesmente desisti. Portanto, mencionei a "engenharia de dicas" mais de uma vez: A engenharia de palavras-chave é um processo sistemático de criação, teste e otimização dessas palavras. —Baoyu
Deixe a IA ajudar você a escrever sugestões; às vezes você pode até ter uma surpresa agradável. Por exemplo, quando estava criando o tema para a intersecção entre tempo e espaço, minha ideia inicial era simplesmente uma intersecção entre tempo e espaço. Mas acidentalmente gerei uma imagem de pessoas interagindo entre tempos antigos e modernos. Ao observá-la, percebi que era ainda melhor do que minha ideia original, então ajustei minha direção criativa e incorporei a interação entre pessoas de tempos antigos e modernos à imagem.
O que foi descrito acima é apenas o primeiro passo no meu processo de criação de indicações, que consiste em gerar uma imagem satisfatória para uma determinada cena. Uma vez que a indicação consiga produzir um certo efeito de forma consistente, o próximo passo é transformar esse conjunto de indicações em um modelo, permitindo gerar imagens com diversos resultados diferentes, para que outras pessoas também possam participar.
Por exemplo, na versão inicial de uma imagem que retratava a mudança das estações, havia apenas uma árvore. Embora a árvore em si fosse bonita, a cena se tornaria monótona se todos desenhassem árvores. Idealmente, a cena deveria ser baseada no mesmo cenário com a mudança das estações, permitindo que a composição varie.
Enviei essa solicitação para a IA e pedi que ela a transformasse em um modelo de solicitação. O mais importante ao transformar uma solicitação em um modelo é definir as "variáveis" — quais partes da solicitação você deseja manter constantes e quais partes podem mudar. Por exemplo, no modelo de prompt para a mudança das estações, quero que a cena mude, não apenas uma única árvore, mas também uma cidade, um jardim, etc.
Dessa forma, todos podem se envolver em seu cenário favorito. Sugestões de temas: Por favor, ajude-me a transformar as seguintes instruções em um modelo de prompt. A variável é a cena. Com base na cena, exiba as mudanças das quatro estações em uma única tela. É a mesma cena, mas cada estação mostra uma parte da cena, integrando-se ao todo. > Esta é uma ilustração digital hiper-realista. A imagem centra-se numa árvore, dividida igualmente da esquerda para a direita em quatro zonas sazonais: inverno, primavera, verão e outono. A árvore e o fundo mudam gradualmente com as estações, e a cor das folhas, o estado dos ramos e os elementos do fundo em cada zona sazonal devem representar com precisão as características dessa estação. A copa, o tronco, os ramos e os elementos da paisagem natural, como a vegetação e o clima no fundo, devem ser meticulosamente ajustados e transicionados de acordo com as expressões típicas de cada estação, garantindo uma conexão natural e suave entre as quatro zonas, cores ricas e significado simbólico. A proporção da imagem é 4:3.
As variáveis no modelo de prompt não precisam se limitar a uma só; podem existir múltiplas variáveis. Por exemplo, nesta imagem de "Realidade vs. Reflexão Interior", {Realidade} é uma variável e {Reflexão Interior} é outra variável.
Esta etapa ainda requer testes repetidos até que um efeito estável seja alcançado. Então, escrever sugestões não é tão difícil. Você tem uma ideia, experimente primeiro em linguagem simples e, se não funcionar, deixe a IA ajudar a ajustá-la. Diga a ela com o que você não está satisfeito e o que deseja melhorar. Com base nos ajustes da IA, tente novamente, ajuste mais uma vez e repita o processo de "sorteio de cartas". Com um pouco de paciência, você acabará conseguindo.
Claro, o modelo também é muito importante. Se realmente não funcionar, espere um pouco e tente novamente. Por exemplo, as instruções no meu visor 3D sem óculos não eram boas o suficiente há seis meses, mas agora são bastante realistas. Você também pode deixar a IA otimizar e testar diferentes modelos. Por exemplo, eu costumava testar repetidamente o Gemini 3 Pro, o GPT-5.1 e o GPT-4.5. Não existe uma resposta definitiva sobre qual é o melhor; você nunca sabe qual deles pode lhe dar o resultado desejado.
Se quiser ir um passo além e adaptar suas ideias a diferentes cenários e personagens, você pode transformá-las em modelos de prompts para criar trabalhos ainda mais divertidos.
Também pbaoyu.io/blog/ai-prompt…ttps://t.co/QFTczcCPIh
Segue uma cx.com/dotey/status/1…os: