Três maneiras de identificar uma startup no top 1% 1. Ambição que beira o “absurdo” @bobmcgrewai (Palantir e OpenAI no início): "Tanto a Palantir quanto a OpenAI eram consideradas absurdas quando as empresas foram criadas." @soleio (Facebook, Figma, Dropbox nos primórdios): "Fiquei surpreso com a ferocidade e a ambição da equipe inicial do Facebook." @seanrose (Slack, Box, Meter, empresa do início da carreira): "Se a proposta de uma empresa é marcada por uma ambição extraordinária, provavelmente vale a pena prestar atenção." @rsms (ex-Spotify, Figma, Dropbox) explica: “A lógica aqui é simples: se todo mundo diz: 'Sim, essa é claramente uma ótima ideia', e você já tem concorrentes diretos desde o primeiro dia, você definitivamente está atrasado. Mesmo que você se destaque e supere as expectativas, a chance de fazer uma diferença significativa neste mundo é relativamente pequena. No entanto, se alguém navegou pelo mar da exploração, atravessou o pântano da pesquisa e ainda está falando sobre uma ideia, existe uma pequena chance de que essa pessoa esteja à frente de todos nós e veja algo que eu ainda não vi.” 2. Julgar o produto de hoje é uma armadilha. @soleio disse que, quando acessou o Facebook pela primeira vez, “lembro-me de ter ficado desapontado. A versão que a equipe deles havia descrito estava anos-luz à frente do que eu vi naquele dia.” Da mesma forma, o Figma era mais um protótipo do que um produto no dia em que Dylan me apresentou sua visão para a construção de uma plataforma de design colaborativa.” @cjc (ex-Stripe, Notion, Linear) tinha uma perspectiva semelhante: “Muitas das empresas em que trabalhei tinham produtos voltados para desenvolvedores ou para equipes, então eu não conseguia realmente testar o produto por conta própria, já que não sou desenvolvedor ou não tinha um caso de uso para ele em equipe. Portanto, em geral, desconsidero minhas próprias opiniões sobre um produto nesses casos.” @seanrose nos contou que “nos primórdios do Slack, ele era bastante rudimentar. Para citar @stewart, era uma 'grande porcaria'. A maior parte da visão estava presente naquele período beta de 2013 a 2014, mas ainda aguardava refinamento.” 3. Fundadores, acima de tudo @cjc (ex-Stripe, Notion, Linear): “Os fundadores (e a equipe inicial) — nada importa mais para mim. Vou trabalhar duro e quero vencer, mas quero fazer isso com pessoas que eu também quero ver vencer. Quando entrei na Stripe, foi mais porque achei as pessoas especiais. Depois, minha convicção sobre a empresa em si aumentou.” @seanrose (Slack, Box, Meter, empresa pioneira): "A qualidade (e a autenticidade) dos fundadores sempre foi a variável mais importante para mim." @rsms (Spotify, Figma, Dropbox no início): “Pessoas e missão. Quem e porquê (e não tanto o 'como').” @bobmcgrewai (ex-Palantir, OpenAI): "O padrão comum era uma meta incrivelmente ambiciosa combinada com uma equipe competente." Lá está a ambição novamente. Para concluir, nas palavras de @cjc: “Se as três coisas mais importantes no mercado imobiliário são localização, localização e localização, as três coisas mais importantes em startups são pessoas, pessoas e pessoas.”
Carregando detalhes do thread
Buscando os tweets originais no X para montar uma leitura limpa.
Isso normalmente leva apenas alguns segundos.