Cena: Vale do Silício em 2025, Sócrates conduz seus alunos a um arrozal chamado "Grande Modelo". Sócrates: "Vá em frente, escolha o modelo de IA mais forte para escrever sua tese de conclusão de curso. As regras são: você só pode avançar (o tempo não pode ser revertido) e essa coisa atualiza tão rápido que você só terá dinheiro suficiente para pagar uma assinatura uma vez." O aluno partiu. Após dar apenas dois passos, avistou o GPT-5. O aluno pensou: "Este era o campeão do ano passado! Mas é muito 'antigo'. Ouvi dizer que o código do Claude, ali do lado, é ainda melhor. Vou esperar um pouco." (Passando por ali) Após percorrer um terço do caminho, ele se deparou com o Claude 4.5 Sonnet. O estudante exclamou: "Uau, essa capacidade de programação, esse tom, incrível!" Mas então hesitou: "Espere, a OpenAI está prestes a lançar o GPT-5.2, que definitivamente vai superar tudo o que temos agora. Se eu comprar o Claude agora, não seria como me juntar ao Kuomintang em 1949?" (Passando novamente) Na segunda metade do teste, eles se depararam com o Gemini 3 Pro, que possui informações contextuais extremamente extensas. O aluno hesitou: "Ele consegue lidar com milhões de palavras, mas ouvi dizer que seu raciocínio lógico às vezes 'apresenta mau funcionamento'. Além disso, o Grok 4 do Musk supostamente será disponibilizado como código aberto amanhã..." (Continuando a hesitar) Finalmente, chegou o prazo final (no fim do arrozal). O estudante segurava os 20 dólares na mão, mas a tela do computador continuava em branco. Sócrates perguntou: "O que você escolheu?" O aluno parecia infeliz e disse: "Professor, ainda estou esperando o GPT-6, mas o trabalho precisa ser entregue hoje à noite, e acabei escrevendo à mão." Sócrates riu: "Essa é a ansiedade da era da IA. Enquanto você espera que 'Deus' desça, você até se esquece de como fazer trabalho 'humano'."
Carregando detalhes do thread
Buscando os tweets originais no X para montar uma leitura limpa.
Isso normalmente leva apenas alguns segundos.