🇨🇳 O turismo na China é 95% doméstico: isso significa que a maioria dos turistas que você vê na China não são estrangeiros, mas sim outros chineses. Mesmo que visitássemos os lugares mais turísticos da China, veríamos talvez 1 ocidental (se tivéssemos sorte) para cada 10.000 chineses. O que, honestamente, torna o lugar ainda mais divertido de visitar. Talvez o lugar mais divertido que visitei desde que me tornei nômade digital em 2013. Refleti sobre o PORQUÊ de eu gostar tanto disso, e acho que uma das razões pelas quais viajar como nômade digital, começando há mais de 10 anos, foi tão mágico para mim, era porque era NOVO e quase ninguém fazia isso, tipo, devia haver uns 20 outros nômades digitais em Chiang Mai. Você se sentiu muito como Ernest Hemingway, viajando para países distantes, interagindo com pessoas, observando as diferenças culturais e aprendendo com elas. Mas as coisas mudaram um pouco. Atualmente, o número de pessoas viajando pelo mundo é o dobro do que era há 15 anos (de 900 milhões para 1,8 milhão de viagens turísticas por ano). Em 2035, esse número será o triplo. Agora que todos podem viajar para qualquer lugar (e também levar seus laptops), o turismo explodiu e há muito menos lugares onde você ainda é o único estrangeiro visitando. Mesmo que você vá para algum lugar remoto e fora dos roteiros turísticos, é bem provável que encontre outro turista holandês, alemão, britânico, espanhol ou americano a cada 5 minutos. Na China, você tem a sensação de ser o único habitante, e devido à geopolítica, o país está mais isolado do Ocidente do que nunca, o que faz com que muitos ocidentais tenham receio de visitá-lo (seja isso justificável ou não). Isso faz com que as pessoas sejam extremamente gentis, porque você é o diferente, e elas sabem disso, então farão de tudo para te ajudar e serão muito pragmáticas também. E elas ainda não estão cansadas de turistas/estrangeiros, pelo contrário, estão animadas para te ver (porque simplesmente quase não há nenhum). Este vídeo mostra obviamente um ponto turístico, mas a maioria dos lugares não turísticos que você vê na China não são tão lotados assim. Na verdade, são bem espaçosos e tranquilos, o que torna a visita muito agradável, porque outros lugares ficaram tão cheios de turistas e viagens em geral que já estão sobrecarregados, e isso não é nada divertido. A China geralmente opera abaixo da capacidade, o que torna as viagens por aqui geralmente tranquilas (bem, talvez com exceção deste ponto turístico :D). Aliás, este lugar é a Caverna Hongya, famosa por ser construída dentro das rochas e repleta de luzes. É realmente incrível vista de dentro também; imagine construir uma casa no Minecraft dentro das rochas, muito legal, e cheia de comida e lojas lá dentro (foi de lá que gravei o vídeo da comida abaixo).
Carregando detalhes do thread
Buscando os tweets originais no X para montar uma leitura limpa.
Isso normalmente leva apenas alguns segundos.