Inicialmente, pensei que a Apple ou o Google seriam os primeiros a lançar um celular com um assistente de IA poderoso, mas não esperava que o primeiro celular com IA fosse lançado pela Doubao. Eles fizeram uma parceria com a ZTE para lançar um smartphone com um assistente de IA integrado, o que é um conceito semelhante ao do mais recente assistente de IA do Google, o Gemini, que é profundamente integrado ao telefone. Eles fizeram o que a OpenAI sempre quis fazer, mas ainda não conseguiu. Fico me perguntando quando os dispositivos de IA da própria OpenAI estarão disponíveis. Sempre quis um celular assim, com um assistente de IA para me ajudar com tarefas domésticas, como comparar preços em vários aplicativos e fazer compras online, responder automaticamente a mensagens rotineiras de "recebido/ok" e até mesmo economizar tempo e energia em tarefas cotidianas, como reservar passagens e preencher formulários. O celular com o assistente Doubao está atualmente indisponível nos EUA e esgotado na China. No X, vi muitos usuários como Xiaohu e dontbesilent já usando; só posso expressar minha inveja. O que mais me surpreendeu, no entanto, foi a tecnologia GUI Agent, que ainda era bastante imatura no ano passado, e agora consegue atingir tamanha precisão e praticidade. Pelas demonstrações oficiais e compartilhamentos de alguns internautas, o assistente móvel de IA da Doubao realmente demonstrou a capacidade de "entender" a tela do celular e simular operações de cliques como um humano, como operações complexas como comparar preços e reservar passagens. O avanço na automatização de tarefas complexas em diversas aplicações deve-se a dois fatores principais: o surgimento de uma nova geração de modelos de grande escala com fortes capacidades de raciocínio e o significativo salto nas capacidades do agente do modelo autônomo de grande escala Doubao. Segundo informações oficiais, o modelo Doubao alcançou desempenho de classe mundial em compreensão visual, raciocínio e criação de imagens. É precisamente devido às suas precisas capacidades de reconhecimento de interface gráfica que ele obteve resultados líderes do setor em inúmeras avaliações de referência, compreendendo o significado de "botões" e "caixas de entrada" na interface como um humano, em vez de simplesmente reconhecer uma sequência de código. Em contraste com a resposta entusiasmada dos usuários, as reações dos principais desenvolvedores de aplicativos foram bem diferentes. O WeChat foi o primeiro a restringir o aplicativo assistente móvel de IA Doubao. Muitos usuários relataram travamentos do WeChat ou até mesmo a impossibilidade de fazer login ao usar o Assistente Doubao em seus telefones. Problemas semelhantes começaram a surgir com aplicativos financeiros como o Alipay, com alguns usuários de teste relatando que o login no Alipay em telefones com Doubao era sinalizado como um ambiente anormal, acionando controles de risco de segurança. Essa resistência é totalmente compreensível: afinal, com a IA controlando seu telefone, você não precisará mais visualizar manualmente os anúncios e recomendações dos aplicativos. Os aplicativos que os usuários costumavam abrir por padrão todos os dias podem não precisar mais ser abertos manualmente. Talvez apenas aplicativos puramente de entretenimento, como TikTok e Bilibili (onde a IA não consegue substituir a necessidade dos usuários de "assistir a vídeos" no curto prazo), permaneçam inalterados. No entanto, este pode ser apenas o começo de uma era. Analisando a história do desenvolvimento tecnológico, a "conveniência" geralmente triunfa sobre a "resistência", embora com uma significativa redistribuição dos benefícios. Os usuários sempre tendem a optar por métodos mais fáceis e simplificados. Assim como inicialmente fazíamos compras em lojas físicas e depois migramos para plataformas de compras online como o Taobao, o futuro inevitavelmente verá a maioria das coisas sendo resolvidas por assistentes de IA. Quando os usuários se acostumarem a falar em vez de usar as mãos, dependerão mais de aplicativos que ofereçam bom suporte a assistentes de IA, o que forçará os desenvolvedores de aplicativos a fazer mudanças no futuro. No ano passado, muitas pessoas disseram que 2025 seria o ano dos Agentes, e eu estava cético na época. Mas este ano, Claude Code inaugurou a era dos Agentes de Programação, e agora o celular com IA da Doubao parece estar inaugurando a era dos Agentes com Interface Gráfica do Usuário (GUI), o que me deixa bastante otimista em relação ao futuro dos Agentes. Você já usou o Doubao AI Phone? Se sim, qual foi sua experiência? Quais são suas expectativas para um "celular com inteligência artificial"?
Carregando detalhes do thread
Buscando os tweets originais no X para montar uma leitura limpa.
Isso normalmente leva apenas alguns segundos.