Aqui estão minhas impressões sobre o Opus 4.5 após cerca de duas semanas de uso. Primeiro algumas considerações gerais, depois algumas coisas práticas. --- A VISÃO GERAL --- O DESBLOQUEIO PARA AGENTES Para qualquer pessoa que tenha usado o Opus 4.5, é evidente que o progresso da IA não está diminuindo. Estou surpreso que mais pessoas não estejam tratando isso como um momento crucial. Suspeito que o lançamento pouco antes do Dia de Ação de Graças, combinado com a presença de todos na NeurIPS esta semana, tenha atrasado a discussão sobre o assunto em duas semanas. Mas este é o melhor modelo tanto para o código quanto para os agentes, e de longe. Foi feita a analogia de que este é mais um momento digno de um soneto 3.5, e eu concordo. Mas o que isso significa? A cada poucas gerações, temos um grande avanço no modelo — um momento que inaugura uma nova forma de trabalho. O GPT-4 foi o avanço para o chat, o Sonnet 3.5 foi o avanço para o código e agora o Opus 4.5 é o avanço para os agentes. Graças ao Opus 4.5, os agentes agora podem trabalhar de forma confiável em horizontes de tempo cada vez maiores e realizar tarefas reais em seu nome. O Opus 4.5 é como um Waymo. Você diz "leve-me do ponto A ao ponto B" e ele te leva. Depois de algumas dessas experiências, seu cérebro percebe "ah, ok, agora vivemos neste mundo". E aí você fica viciado. A partir desse momento, você nunca mais trabalhará da mesma maneira. O ANO DOS AGENTES 2025 foi anunciado como o ano dos agentes, e a combinação Opus 4.5 + Claude Agent SDK torna essa afirmação realidade. O SDK do Agente Claude é o segredo mais bem guardado da IA atualmente. A estrutura de um agente é quase tão importante quanto o seu modelo. Se a estrutura for ruim, o modelo também será ruim. Com o SDK, você obtém uma estrutura de agentes de primeira linha, pronta para uso, que agora pode ser combinada com o Opus 4.5 para criar agentes que realmente funcionam no mundo real. Lembro-me da citação de Alan Kay: "Pessoas que levam o software a sério devem criar seu próprio hardware". A versão para agentes disso seria: "Pessoas que levam os modelos a sério devem criar seu próprio sistema de controle". A Anthropic claramente acredita nisso, e está funcionando. A combinação dessas ferramentas é mágica. Eu me descreveria como alguém "liberado de amarras", e o SDK do Agente Claude + Opus 4.5 é a próxima grande libertação. Agora existe outro OOM (Over-the-Modified) de novo valor econômico latente preso nessa combinação, e é trabalho dos desenvolvedores extraí-lo. Se você estava pessimista em relação aos agentes, agora é a hora de se tornar otimista. "TUDO ISTO É REAL" "Sabe o que é louco? Que tudo isso seja real." Essa foi a frase de abertura de Ilya sobre o estado da IA em sua entrevista para a Dwarkesh, e eu concordo plenamente. Não consigo acreditar que o Opus 4.5 seja real. Durante o funcionamento do Opus 4.5, houve várias ocasiões em que literalmente me inclinei para trás na cadeira e dei uma risada audível, perplexo com o quão incrível é vivermos em um mundo onde ele existe e onde os agentes são tão bons. Nat Friedman tem uma ótima pergunta em seu site: "De onde você obtém sua dopamina?" Cada vez mais, eu compro os meus com o Claude. LONGA ANTROPIA Vi ontem uma publicação em que alguém dizia que o Opus 4.5 foi o acontecimento mais importante da sua carreira profissional. Isso certamente se confirmará para muitas outras pessoas no futuro. Nos últimos três anos, a Anthropic multiplicou sua receita por dez a cada ano: de US$ 1 milhão para US$ 100 milhões em 2023, de US$ 100 milhões para US$ 1 bilhão em 2024 e de US$ 1 bilhão para US$ 10 bilhões em 2025. Em uma entrevista recente para o DealBook, Dario expressou incerteza sobre se esse padrão de crescimento de dez vezes se manteria em 2026. Embora ele provavelmente esteja certo, espero que a receita da Anthropic no final do próximo ano seja muito maior do que todos esperam. Não me surpreenderia se eles ultrapassassem a OpenAI em valor de mercado no início de 2027. O Opus 4.5 é um modelo bom demais, o SDK do Claude Agent é uma ferramenta excelente demais, e o foco deles no mercado corporativo é obviamente correto. Claude Opus 4.5 é um sucesso. E a Anthropic continuará vencendo.
--- ANÁLISE E RECOMENDAÇÕES --- Agora, vamos a assuntos mais práticos. A seguir, apresento algumas coisas que adoro no Opus 4.5 e que considero úteis. Se você quiser ouvir a opinião de mais pessoas, achei este post um ótimo resumo do Opus 4.5. Ele reúne várias histórias interessantes sobre o modelo. Você verá que ele é universalmente considerado uma verdadeira joia. EM GERAL A melhor maneira de encarar o Opus 4.5 é como um colega de trabalho. Um verdadeiro colaborador em quem você pode confiar para realizar as tarefas. Confie nele mais do que você imagina ser necessário. Isso treinará sua mente para se adaptar ao futuro do trabalho e trará benefícios tanto a curto quanto a longo prazo. Confie no modelo. Dê a ele tarefas mais complexas. Deixe-o trabalhar por mais tempo. Supervisione-o menos. Se você não o limita ocasionalmente, é porque não está confiando o suficiente nele. - Simplesmente fale sem parar. Se você ainda não está usando a voz como entrada de dados, está trabalhando na idade da pedra. O Opus 4.5 pode facilmente transformar um desabafo vocal de 5 minutos em uma tarefa concluída, exatamente como você esperaria de um ótimo colega de equipe. - Opus 4.5 é mais eficiente que Sonnet 4.5. - Os recursos de entrada de imagem do Opus 4.5 foram significativamente aprimorados. Experimente! A conversão de capturas de tela em código, em particular, atingiu um novo patamar. Use o Opus 4.5 com seu cofre Obsidian. Eu tenho um vídeo no YouTube sobre isso aqui. Ele está um pouco desatualizado, e estou trabalhando em um novo, mas você vai entender a ideia. Experimente o Opus 4.5 e o uso de computadores. Ainda não está pronto para produção, mas vê-lo como algo ainda em fase de teste já é suficiente para estimular a criatividade. Prevejo que 2026 será um ano importante para o uso de computadores, e vale a pena começar a se preparar agora. Este é claramente o próximo grande passo para os agentes. Se você quiser se aventurar, experimente trabalhar com enxames de agentes. Um bom ponto de partida é ter um arquivo https://t.co/swldq08QC9 que uma equipe de agentes possa usar para se comunicar e colaborar. Se você realmente quiser explorar ao máximo os enxames, os hooks do SDK do Agente Claude serão essenciais.
CÓDIGO CLAUDE Claude Code + Opus 4.5 é a melhor ferramenta de programação com IA do mundo. Use-a. Eu a uso no terminal, mas você também pode usar o Claude Code Desktop se preferir uma interface gráfica. Continuo apostando na capacidade da Anthropic de lançar os melhores modelos de programação com a melhor estrutura de agentes. No que diz respeito a ferramentas de programação com IA, o Claude Code é excepcional. Não consigo enfatizar o suficiente o quão grande é o salto que o Claude Code com Opus 4.5 representa. É quase mágico. O novo modo de planejamento é simplesmente incrível. Este é mais um exemplo da importância de eliminar limitações. Há muita produtividade escondida por trás de um design de produto interessante. Eles acertaram em cheio desta vez. Se você não o está usando para tarefas complexas, está perdendo muito. Ele proporciona um desempenho significativamente melhor. Não se preocupe mais com a queda de desempenho após a compactação. Antes, era comum observar quedas significativas de desempenho após a compactação (devido aos limites da janela de contexto). Isso não acontece mais. Ainda há uma pequena queda, mas a Anthropic fez um trabalho fantástico aprimorando isso internamente, e o Opus 4.5 é muito melhor em inferir informações perdidas durante a compactação. O Opus 4.5 é um bom designer. Ainda não é de nível mundial, mas já superamos a fase inicial de incompetência da IA. Usando ferramentas como a habilidade de Design de Frontend e a conversão de capturas de tela em código, é possível obter designs muito bons. As interfaces de IA agora são "boas o suficiente" e só tendem a melhorar. O conceito de "melhor de N" está se tornando cada vez mais útil. No mundo real, você nunca pediria a 5 desenvolvedores para criarem a mesma funcionalidade e depois escolher a melhor versão. Mas com IA, isso se torna óbvio. O Opus 4.5 se destaca na ramificação especulativa, explicando as vantagens e desvantagens de diferentes abordagens e, em seguida, trabalhando com você para escolher a melhor. É uma representação perfeita do futuro do trabalho. Experimente escrever em pseudocódigo. A maioria das pessoas simplesmente insere o comando no campo de entrada e clica em enviar, e, claro, essa é a maneira como eu normalmente trabalho também. Mas, às vezes, escrever em pseudocódigo no próprio código-fonte pode ser incrivelmente útil. O Opus 4.5 é surpreendentemente bom em inferir o que você quer dizer quando escreve em pseudocódigo e em construir o código a partir dele. Novamente, você não vai querer usar isso o tempo todo, mas para as tarefas certas, é uma maneira realmente interessante de trabalhar. SDK CLAUDE AGENT Como já mencionei, este continua sendo o segredo mais bem guardado da IA atualmente. O SDK do Claude Agent é a melhor plataforma para criação de agentes do mundo, e combiná-lo com o Opus 4.5 é a melhor maneira de construir agentes. É realmente incrível. Aprofunde-se. O SDK do Agente Claude é muito complexo. Quanto mais você souber sobre ele, mais poderá fazer com ele. Pode parecer clichê, mas é verdade. Já vi muita gente apenas arranhando a superfície antes de chegar às funcionalidades mais interessantes. Agentes ainda podem exigir habilidade, então dedique um tempo para aprender o que está à sua disposição e aprimore suas habilidades. Crie um agente com o SDK de Agentes Claude. E crie algo prático. Um projeto divertido para o fim de semana é pensar em 3 coisas que você faz frequentemente no computador e criar um agente que possa automatizá-las. Depois de automatizar essas 3 coisas, você vai querer automatizar mais. O vício em automação com agentes é real — e útil. Implantar agentes na nuvem pode ser um pouco complicado para iniciantes, pois as ofertas típicas de serverless, tão populares entre os desenvolvedores, não suportam agentes isolados e de longa duração. Existem muitas opções para isso, embora eu adore a experiência de desenvolvedor (DX) do E2B. Vale a pena superar a curva de aprendizado inicial. Aprender a implantar agentes na nuvem permite que você faça coisas como ter enxames de agentes trabalhando para você enquanto você dorme. Invista tempo nisso. O retorno será garantido.
Versão completa com links aquimckaywrigley.com/posts/opus-4.5Fo Que bom estar de volta. O intervalo acabou. Tenho várias encomendas agendadas para as próximas duas semanas. Sinta a AGI.