Sou muito grato pela oportunidade de aprender sobre praticamente qualquer assunto de forma profunda, fazendo minhas próprias perguntas estranhas que me vêm à cabeça e recebendo respostas geniais de mestres em Direito extremamente cultos e competentes. Nessa conversa, discuti o código genético com o GPT 5.1 (ou seja, como cada um dos 64 grupos diferentes, cada um contendo 3 dos quatro componentes do DNA em uma ordem específica, corresponde aos 20 aminoácidos diferentes e ao sinal de “parada”). https://t.co/N1tfUHrneI Tudo isso é bastante comum, embora seja absolutamente fascinante se você nunca ouviu falar sobre isso antes (sério, vai te surpreender, você deveria ler e refletir sobre o assunto!). Mas aí comecei a incluir algumas perguntas meio estranhas, como qual o peso de cada um desses aminoácidos. Ou quanta energia é necessária para sintetizar cada um deles. Então, pedi uma explicação sobre por que alguns aminoácidos têm 6 grupos diferentes de 3 que os representam, enquanto outros têm apenas um. Como isso aconteceu? Qual é o padrão mais profundo por trás disso? E então surgem questões históricas sobre quem descobriu tudo isso. E como as pesquisas anteriores sobre fagos (vírus que atacam bactérias) levaram à compreensão posterior, e por que os fagos eram uma boa abordagem. Algumas dessas informações obviamente serão apresentadas em livros didáticos sobre genética e biologia molecular, mas outras são mais baseadas na física e não representam uma forma típica de pensar sobre o assunto, ou são de natureza mais especulativa. Nem tenho certeza se a maioria dos biólogos conseguiria responder a algumas dessas perguntas em detalhes de imediato. Aliás, não conheço nenhum biólogo profissional que pudesse me explicar qualquer coisa sobre isso. Mas posso estar lançando essas perguntas aleatórias para a IA do meu celular na cama, tarde da noite de uma sexta-feira, e ela pode me dar explicações incríveis sobre qualquer coisa estranha que eu queira saber. E por isso, sou profundamente grato.
Carregando detalhes do thread
Buscando os tweets originais no X para montar uma leitura limpa.
Isso normalmente leva apenas alguns segundos.