Este «Corolário Trump à Estratégia de Segurança Nacional dos EUA» é um documento histórico impressionante, talvez um dos textos mais importantes do século. Por favor, leiam. Gostaria de saber quem é o autor principal. Colby?
Um pouco esquizofrênico, mas tudo bem. Um passo de cada vez.
Eles levam isso muito a sério. As pessoas que me diziam que Trump estava apenas se deixando apaziguar por palavras não entendem que a história é real e que estamos vivendo nela. Haverá uma imposição da militarização global.
Não, sério, quem diabos escreveu isso? Opus 4.5? Kimi? Aquele estagiário que posta Little Dark Age? Estou tentando me convencer da realidade. Isso é muito surreal.
Os portos chineses e a Huawei estão acabados. Lula pode ser o próximo depois de Maduro. A América Latina é quintal dos Estados Unidos e ponto final. Bem, talvez eles invistam em algo mais do que indústria extrativa.
Preciso dar o fora
Os EUA precisam comercializar com a China para crescer a uma taxa próxima de 3% ao ano por mais de 10 anos, e é exatamente isso que farão. Suponho que a América Central e do Sul terão que comprar ou lixo americano ou produtos chineses reimportados dos EUA. Muito inteligente.
A Índia, maior aliada, não está morta. Eles já estão reduzindo as compras de petróleo, então acho que as ameaças surtiram efeito. No geral, «impedir a dominação por qualquer nação concorrente» parece ser o principal (e subestimado) objetivo da estratégia, juntamente com a afirmação positiva de que «os Estados Unidos são fortes».
Palmer e Alex Karp devem estar muito felizes, especialmente este último. Karp, ou algum outro braço da extensa rede Thiel, claramente contribuiu para o documento.
Mais uma postagem sem sentido. Em essência, a China precisa consumir mais porque os EUA (e seus aliados) querem exportar mais, e o Sul Global é o campo de batalha. Algumas palavras vagas sobre uma alternativa à Iniciativa Cinturão e Rota. Imagino que o capital financeiro será coagido a fazer isso.
Eles não estão desistindo de Taiwan. Acho que Takaichi foi um pouco direta demais, cedo demais, mas ela está fundamentalmente alinhada com o mandato estratégico. Os parceiros do Leste Asiático serão encarregados de construir a marinha para manter a função da Primeira Cadeia de Ilhas de conter a autonomia chinesa.
Sim, mais explicitamente. Taiwan e Austrália terão que se rearmar, mas não são o foco principal. Impressionantemente, a TSMC na ilha é quase uma nota de rodapé. Eles acreditam que não será um fator relevante no prazo estipulado.
Muito interessante. Parece haver uma preferência genuína por uma amenização das relações com a Rússia e por fazer com que os europeus deixem de considerar a Rússia uma ameaça existencial. Como isso pode ser alcançado sem uma vitória militar, eu não sei. «Grande maioria pela paz»… Sem brincadeira.
Realismo demográfico, «compre produtos americanos», «chega de subsidiar as neuroses da Estônia», «não fortaleçam ainda mais a China». A festa acabou, a Europa é instruída a contribuir para causas que realmente interessam aos EUA.
Israel também terá que aprender a lidar com suas próprias neuroses de forma independente. Já é forte o suficiente. Essa farsa também acabou. Os EUA querem um Oriente Médio que gere renda, em vez de drenar, e com o petróleo se tornando irrelevante, isso significa que esses caras terão que construir coisas.
O documento termina abruptamente quando se fala da África. Basicamente, eles querem a Iniciativa Cinturão e Rota nos mesmos termos que os chineses. A China está falhando na medida em que se recusa a contribuir para a construção de nações, mas não vejo nenhum interesse nisso aqui também. Veremos. Foi uma leitura estranha. Incomumente direta. Hum.