🇨🇳 Chongqing durante o dia, sem as luzes, parece bem diferente. É mais cinzento e, ouso dizer, muitos dos edifícios parecem bastante abandonados, algo parecido com o que vi em Mongkok, em Hong Kong, quando o visitei. Muitos lugares precisam de manutenção urgente. As escadas desta praça têm azulejos quebrados, a ponte principal da praça, que fica no 22º andar e é frequentada por turistas o dia todo, está com os cabos e parafusos enferrujados. Não sou engenheiro civil, mas me parece uma situação precária. Acho que as luzes à noite são legais e impressionantes, mas seria ainda mais impressionante se Chongqing também fosse bonita durante o dia, sem elas. Uma coisa relacionada que notei é que muitas cidades, estações e aeroportos chineses não têm muitas árvores ou plantas, o que deixa tudo com um aspecto meio frio e funcional. Compare o Aeroporto Changi de Singapura com qualquer aeroporto ou estação de trem chinesa: a estética é muito mais rica. Sei que Singapura é muito respeitada aqui, assim como no Ocidente, e acredito que a China pode se inspirar em Singapura em muitos aspectos. Singapura é uma sociedade estritamente baseada em regras, o que é necessário, e a China também, ou tudo se transformaria em caos. Singapura não é perfeita, mas é bastante bonita e agradável aos olhos, com plantas por toda parte, até mesmo no topo dos prédios e em sua arquitetura. Mas, por outro lado, talvez estejamos apenas no começo. Comecemos com luzes chamativas e depois passemos a limpar a cidade e a fazer mais manutenção. Acho que a China é ótima em construir coisas novas rapidamente, mas não vejo a mesma eficiência na manutenção. Em Chongqing, em particular, vejo muitas coisas enferrujadas, lascadas e quebradas, e não deveria ser assim. Chengdu parecia muito mais bem cuidada, por que será? Outra coisa que noto é que você não vê esse tipo de conteúdo no YouTube Shorts ou no TikTok porque são vídeos curtos e as luzes chamativas conseguem visualizações facilmente (como o meu vídeo abaixo, claro!), já que não é preciso mostrar muitos detalhes.
Carregando detalhes do thread
Buscando os tweets originais no X para montar uma leitura limpa.
Isso normalmente leva apenas alguns segundos.