Uma argumentação socrática escrita por um pesquisador de IA. O autor provavelmente é um gestor, pois compartilha técnicas de comunicação particularmente eficazes. A IA resume. --- Você certamente já se deparou com esta situação: Dei um conselho a um amigo, mas depois percebi que havia entendido a situação completamente errado, o que gerou um momento constrangedor. Ou talvez você esteja falando coisas muito sensatas, mas a outra pessoa simplesmente não quer ouvir e pode até se tornar cada vez mais resistente quanto mais você fala com ela. Eu costumava fazer isso o tempo todo. Até que descobri um método particularmente útil: substituir a aula expositiva pela formulação de perguntas. A ideia é muito simples. Em vez de dizer diretamente a alguém: "Acho que você deveria fazer isso", Em vez disso, divida seu argumento em várias etapas principais, transformando cada etapa em uma pergunta, e faça-as uma a uma. Por exemplo, se você quiser persuadir os membros da equipe a priorizar projetos de infraestrutura em detrimento de projetos de pesquisa, não diga simplesmente "a infraestrutura é mais importante". Experimente isto: Quanto tempo você acha que cada um desses dois projetos levará? "Se construirmos a infraestrutura, quanto isso acelerará outros projetos?" "Qual você acha que teria um impacto maior: a pesquisa que você poderia ter feito com o tempo economizado ou este projeto de pesquisa atual?" Você consegue ver a diferença? Por que isso é mais eficaz? A maior vantagem é a sua tolerância a falhas. Se você deixar passar alguma informação crucial, o primeiro problema ficará evidente. Se a outra parte der uma resposta inesperada, você saberá imediatamente que algo está errado e poderá ajustar sua estratégia de acordo. Ao contrário de dar conselhos diretamente, onde você pode terminar uma longa explicação apenas para descobrir que sua premissa estava errada, o que tornaria as coisas constrangedoras para ambos. Além disso, as pessoas têm um espírito rebelde. Quando você diz diretamente a alguém o que fazer, o instinto dessa pessoa é discutir. Mas se eles próprios chegarem às conclusões respondendo às perguntas, será muito mais fácil aceitá-las. Isso não é uma jogada de marketing; é uma colaboração genuína. Se você estiver certo, a outra pessoa terá mais probabilidade de entender; Se você estiver errado, descobrirá mais rapidamente. Ganha-ganha. Vários cenários do mundo real Por exemplo, ao dar feedback negativo. Um subordinado levou um mês para concluir um projeto que você achava que poderia ser finalizado em uma semana. Não diga simplesmente "Você é muito lento". Experimente perguntar: "Você poderia detalhar este projeto? Aproximadamente quanto tempo cada parte levou?" Em seguida, durante um trecho particularmente longo: "Se você fizesse isso de novo, com a sua experiência atual, quanto mais rápido você acha que conseguiria fazer?" Por fim: "O que você planeja fazer na próxima vez que se deparar com uma situação semelhante?" O importante não é fazer com que a outra pessoa admita o erro, mas sim trabalhar em conjunto para descobrir como fazer melhor da próxima vez. Quando há um conflito entre amigos O amigo A e o amigo B brigaram, e A reclamou com você. Você acha que A está errado, mas se recusa a admitir. Não se apresse em dizer: "Acho que você está errado". Primeiro pergunte: "O que você acha que B estava pensando naquele momento?" Essa única pergunta costuma ser suficiente. Se você conseguir fazer com que as pessoas se coloquem no seu lugar, muitos mal-entendidos serão naturalmente resolvidos. Se isso não for suficiente, continue perguntando: "O que você acha que B deveria ter feito naquela situação?" Ou, "B conhece as informações de contexto que você mencionou?" Ao avaliar ideias de pesquisa Um aluno vem até você para discutir um plano de pesquisa, e você sente que existem problemas óbvios. Primeiro, certifique-se de que entendeu corretamente: "Entendi que você quis dizer..., certo?" Então, fiz uma pergunta específica: "Em relação à etapa X, tenho uma preocupação... Qual a sua opinião?" Ou: "Para concluir a etapa X, acho que precisamos realizar as etapas A, B e C. Quanto tempo você acha que isso levará?" Vários pontos a serem observados Mais importante ainda: você precisa estar genuinamente disposto a mudar sua mentalidade. Não se trata de fazer algumas perguntas superficiais para facilitar o convencimento da outra pessoa. Você precisa acreditar de verdade que pode estar errado e realmente querer entender os fatos. Se você perceber que está errado, isso é bom, não é algo para se envergonhar. Preste atenção à dinâmica de poder. Se esse método não for usado corretamente, pode parecer condescendente, como se você estivesse ensinando pacientemente alguém com dificuldades de aprendizagem. Como evitar isso? Expresse claramente sua incerteza. Por exemplo: "Fiquei um pouco surpreso(a) com o que você disse. Pelo que entendi... devo ter perdido alguma coisa. Poderia me ajudar a entender?" Ou: "Acho que talvez eu tenha te entendido mal. Poderia explicar meu raciocínio para que você possa ver onde errei?" Tenha especial cuidado ao dar feedback negativo. Uma enxurrada de perguntas pode fazer com que a outra pessoa se sinta pressionada a admitir seus erros, colocando-a sob muito estresse. Portanto, você precisa declarar claramente suas intenções com antecedência: "Acho que pode haver um problema com este plano de pesquisa, e gostaria de tentar explicar porquê." Além disso, o foco deve ser em "como fazer melhor da próxima vez" em vez de "o que você fez de errado desta vez". Aja de acordo com a situação. Esse método demanda mais tempo e é mais desgastante mentalmente para a outra parte do que dar conselhos diretos. Você precisa avaliar se o estado atual da outra pessoa é adequado para uma discussão aprofundada. Algumas técnicas específicas 1) Parafrasear o que a outra pessoa disse é especialmente útil. Se a outra pessoa der uma resposta inesperadamente detalhada, repita-a com suas próprias palavras e pergunte: "Estou entendendo corretamente?" A comunicação é inerentemente propensa a erros, e a paráfrase é um bom mecanismo de correção de erros. 2) Comece com perguntas abertas. Principalmente quando você estiver em dúvida, comece perguntando: "Quais você acha que são as maiores vantagens e desvantagens?" Reúna informações antes de decidir qual direção seguir. Peça à outra parte que seja mais específica. "Suponha que você descubra cinco anos depois que essa decisão foi um grande erro, o que acontecerá?" Esse tipo de pergunta pode ajudar a outra pessoa a superar o julgamento emocional e a pensar com clareza sobre os prós e os contras. Se você costuma precisar dar conselhos a outras pessoas, talvez queira experimentar este método. Na próxima vez que você se deparar com uma situação semelhante, não se apresse em dar sua resposta. Primeiro, pense: Que perguntas posso fazer para levar a outra pessoa a chegar a essa resposta por conta própria? Experimente; você pode se surpreender positivamente.
Artlesswrong.com/posts/zesWv9Yi….co/4gtst5j7FL