O AxiomProver continua a ficar mais forte. E o @axiommathai continua crescendo. Tenho o prazer de compartilhar que o Prof. Ken Ono @KenOno691 se juntou à Axiom como Matemático Fundador e membro efetivo número 15. Ele deixou seu cargo vitalício como Conselheiro STEM do Reitor da UVA para construir um matemático de IA conosco. Eis a história de Ken. (1)
Há cinco anos, Ken me deu uma oportunidade quando eu era um calouro de graduação em seu prestigiado programa REU de teoria dos números. Foi uma das experiências mais transformadoras da minha vida – vindo de uma experiência em Olimpíadas de Matemática, o verão que me ensinou como era a pesquisa matemática. (2)
Para garantir que eu tivesse os meios financeiros para participar, ele me concedeu a Bolsa de Estudos Espírito de Ramanujan, que leva o nome do gênio autodidata cuja vasta obra Ken passou décadas estudando e expandindo. Mais tarde, ele me orientou a resolver conjecturas em aberto a partir das teorias de Ramanujan. (3)
O professor Ken Ribet, da UC Berkeley, ex-presidente da Sociedade Americana de Matemática, descreve Ken como "uma figura extraordinária na matemática". Isso mesmo. Ken fez de tudo, desde provar resultados profundos em funções de partição até treinar nadadores olímpicos e produzir um filme de Hollywood sobre Ramanujan. (4)
Por que a mudança? Em uma entrevista exclusiva ao Wall Street Journal (@WSJ), Ken explicou melhor do que eu conseguiria: "Tenho o privilégio de participar na transformação do funcionamento real do mundo. Como matemático puro, isso raramente aconteceu." (5)
De fato, quando começamos a Axiom, eu acreditava que a IA para descoberta matemática tem o poder de transformar tudo – desde como entendemos o cosmos e nossos cérebros, até como simulamos o presente e projetamos o futuro. (6)
Ramanujan trabalhou sozinho na Índia, preenchendo cadernos com teoremas que levaram décadas para serem totalmente compreendidos pela comunidade matemática. O matemático de IA que a Axiom está construindo não substituirá o próximo Ramanujan – ele os capacitará, colaborará com eles e amplificará seu gênio em uma escala que nunca vimos. (7)
O sistema da Axiom, com apenas 4 meses de existência, resolveu os problemas 124 e 481 de Erdős sem intervenção humana, seguindo a metodologia Lean. O código de provas, como a magia das intuições de Ramanujan, se desdobra na tela em tempo real. Aos meus colegas cientistas: O futuro da descoberta matemática chegou. Espero que você se junte a nós. (8)
Leia mais na edição de hoje do @WSJ: wsj.com/tech/ai/math-k…y (9)