Claude Opus 4.5 é um recurso incrível para aprender história de uma forma envolvente e interativa. É muito mais divertido e ativo do que simplesmente ler artigos da Wikipédia ou a maioria dos livros, e acabo usando mais e retendo as informações muito melhor. O fato de responder muito rapidamente, mesmo no modo de raciocínio, torna-o muito mais interativo do que o GPT-5 Pro, o que é crucial neste caso; caso contrário, fico entediado e distraído esperando tanto tempo por uma resposta. Esse atraso não é um problema quando meu único objetivo é obter a melhor e mais correta resposta, como quando estou planejando um projeto de software complexo. Mas quando pergunto sobre paralelos históricos entre a Espanha em 711 e a Inglaterra em 1066, como mostram essas capturas de tela, não quero ter que esperar 10 minutos cada vez. É como ter uma equipe de historiadores profissionais à disposição gratuitamente 24 horas por dia, 7 dias por semana (digo gratuitamente porque eu já pagaria pelas minhas contas do Claude Max para programação de qualquer maneira). Digo "equipe" porque a história é bastante especializada, e as pessoas tendem a se concentrar em uma região e época específicas, e, portanto, não estão preparadas para opinar de forma profundamente informada sobre esse tipo de questão "contrastiva", que considero extremamente útil ao tentar formar modelos mentais da história. Enfim, eu recomendo muito.
Aqui está outra conversa fascinante e abrangente que tive recentemente com Claude, onde aprendi tudo sobre as consequências da conquista normanda e a chamada "Devastação do Norte", algo em que eu nunca tinha realmente pensado muito (a maioria dos relatos da conquista se concentra na Batalha de Hastings e não na brutal repressão das revoltas subsequentes). Procuro realmente ter uma conversa envolvente com ele, como se estivesse falando com um historiador de verdade, em vez de usá-lo como um mecanismo de busca, entrando em todos os tipos de detalhes, como o processo de pensamento de Guilherme e como ele pode ter justificado suas ações que levaram à morte terrível de mais de 100 mil pessoas: https://t.co/m1FW8RfZTX