"Quão adequado é o Laravel para um SaaS com milhões de usuários?" Aqui está minha resposta a um comentário do YouTube, veja abaixo. --- Pergunta: Muito obrigado pelo seu conteúdo. Assisto aos seus vídeos há bastante tempo e eles me ajudaram muito a aprimorar minhas habilidades em Laravel. Gostaria também de fazer uma pergunta que talvez seja uma ideia interessante para um vídeo futuro. Quão adequado é o Laravel para construir uma plataforma SaaS que possa atender milhões de usuários? Que tipo de arquitetura faria mais sentido nesse cenário? Por exemplo, um monolito bem otimizado seria suficiente, ou microsserviços, escalonamento horizontal, filas, cache, etc., seriam mais apropriados? Adoraria saber sua opinião sobre isso. Obrigada novamente por todos os vídeos valiosos! --- Minha resposta: Este é um tópico e uma pergunta tão amplos que não tenho uma resposta definitiva. Depende do que esses milhões de usuários realmente fazem. A estrutura pode depender quase que exclusivamente das preferências da equipe. E sim, provavelmente você usaria, mais adiante, muitas coisas como escalonamento horizontal, filas, cache e outras. Mas não existe uma receita específica e não posso gravar um vídeo com uma solução definitiva para qualquer SaaS com milhões de usuários. Na minha experiência pessoal, geralmente até mesmo os maiores projetos SaaS começam pequenos e depois escalam, com refatorações em espiral, versão por versão. Provavelmente, a maior questão é a estrutura do banco de dados, que costuma se tornar o maior gargalo de consultas e operações à medida que a aplicação cresce. Portanto, a estrutura do banco de dados e o cache são tópicos provavelmente mais importantes do que o próprio Laravel. Então, quão adequado é o Laravel? Essa é uma pergunta um tanto inadequada. Trata-se mais de quão bem você desenvolve seu próprio código e estrutura de banco de dados em torno do Laravel e sobre ele. Há um ótimo artigo chamado "Does Laravel Scale?": https://t.co/MNP9zzmpFt --- A resposta deles: @LaravelDaily Muito obrigado por dedicar seu tempo para responder. O que você disse realmente me ajudou a colocar as coisas em perspectiva. Percebo agora que minha pergunta foi um pouco ampla demais, e "milhões de usuários" pode significar coisas muito diferentes dependendo do que o aplicativo faz. Seu ponto sobre a estrutura do banco de dados e o cache serem os verdadeiros desafios faz todo o sentido. Com certeza vou pesquisar mais sobre isso, e agradeço o link para o artigo "Does Laravel Scale?" Vou lê-lo. E sim, você tem razão: não se trata tanto do Laravel em si, mas sim de quão bem todo o sistema ao seu redor é projetado. Muito obrigado pela resposta atenciosa!
Carregando detalhes do thread
Buscando os tweets originais no X para montar uma leitura limpa.
Isso normalmente leva apenas alguns segundos.