Tenho o prazer de apresentar minha mais recente ferramenta para humanos e agentes de codificação: a busca de sessão de agentes de codificação, ou "cass" para abreviar. Essa ferramenta resolve um problema direto que venho enfrentando há meses como usuário frequente de agentes de codificação, com inúmeras sessões em diversas ferramentas (Claude Code, Codex, Cursor e agora Gemini-CLI) e projetos: eu sei que mencionei algo, mas não consigo encontrar ou sequer lembrar onde procurar. Eu queria algo disponível instantaneamente no terminal que me permitisse pesquisar de forma abrangente em TODAS essas ferramentas e sessões simultaneamente, de maneira super rápida, praticamente sem latência e com filtragem e classificação/ordenação instantâneas, no estilo "pesquisa enquanto digito". E eu queria que "simplesmente funcionasse" sem configuração, que encontrasse e usasse automaticamente todas as minhas ferramentas de programação instaladas, mesmo aquelas que eu não uso atualmente, mas que posso vir a usar no futuro (como OpenCode, Aider e outras). Então, eu criei o Cass em Rust de altíssimo desempenho, com todas as otimizações que consegui imaginar e muita atenção à ergonomia e à experiência do usuário. Estou muito satisfeito com o resultado e acho que você também ficará. https://t.co/DXrvxsjTKy Mas assim como minha ferramenta bv recente está sendo muito mais usada pelos meus agentes do que por mim, eu sabia desde o início que o Cass deveria ter um "modo robô" projetado especificamente para uso por agentes de programação. Essa ferramenta permite que os agentes de programação acessem suas próprias anotações de trabalho e as de todos os seus colegas, independentemente da ferramenta utilizada. É como se um desenvolvedor humano pudesse pesquisar em seu Gmail, suas anotações e nas plataformas Slack e Jira da empresa para encontrar informações. Passei por inúmeras iterações aprimorando a ferramenta para que os agentes realmente adorassem usá-la. Você pode simplesmente adicionar este texto ao seu arquivo AGENTS.md para que eles a utilizem (após executar o comando curl install, que leva um tempo considerável). 3 segundos): ``` 🔎 cass — Pesquise todo o seu histórico de agentes O que é: o cass indexa conversas do Claude Code, Codex, Cursor, Gemini, Aider, ChatGPT e outros em um índice unificado e pesquisável. Antes de resolver um problema do zero, verifique se algum agente já resolveu algo semelhante. ⚠️ NUNCA execute o cass sem nenhum comando — ele inicia uma interface de usuário interativa (TUI). Sempre use --robot ou --json. Início rápido # Verificar se o índice está íntegro (saída 0=ok, 1=executar o índice primeiro) cass saúde # Pesquisar em todos os históricos de agentes cass search "erro de autenticação" --robot --limit 5 # Exibir um resultado específico (da pesquisa) cass view /caminho/para/session.jsonl -n 42 --json # Expandir o contexto em torno de uma linha cass expand /caminho/para/session.jsonl -n 42 -C 3 --json # Aprenda tudo sobre a API cass capabilities --json # Descoberta de recursos Guia de documentação do robô Cass # Documentação otimizada para LLM Por que usá-lo? - Conhecimento entre agentes: Encontre soluções no Codex ao usar o Claude, ou vice-versa. - Sintaxe tolerante: erros de digitação e sinalizadores incorretos são corrigidos automaticamente com notas de ensino. - Eficiente em termos de token: --fields minimal retorna apenas os dados essenciais Principais indicadores | Bandeira | Objetivo | |------------------|--------------------------------------------------------| | --robot / --json | Saída JSON legível por máquina (obrigatório!) | | --campos mínimos | Reduzir payload: source_path, line_number, somente agente | | --limit N | Limitar número de resultados | | --agente NOME | Filtrar para um agente específico (claude, codex, cursor, etc.) | | --dias N | Limitar aos N dias mais recentes | stdout = somente dados, stderr = diagnósticos. Saída 0 = sucesso. ``` Criar essa ferramenta foi um verdadeiro trabalho de amor. Mesmo tendo feito tudo em menos de uma semana, levou muitas horas e uma quantidade absurda de tokens e agentes. Usei bastante todos os fluxos de trabalho e truques que tenho compartilhado recentemente. É uma boa resposta a todos os comentários sarcásticos de pessoas que dizem que minha abordagem é excessivamente complexa e perguntam "onde estão os resultados?". Vamos ver se eles conseguem fazer um programa assim em um ano, quanto mais em menos de uma semana! E esse nem é o projeto principal em que tenho trabalhado nesse período! É apenas um dos mais de 10 projetos que tenho desenvolvido simultaneamente.
Aqui estão apenas algumas das suas muitas funcionalidades. Por que você ainda não instalou?! É GRÁTIS. E é RÁPIDO. Presenteie a si mesmo e aos seus colegas corretores com o Cass neste fim de ano.
Mais detalhes sobre o funcionamento interno e a arquitetura do Cass, e como ele é tão rápido e otimizado: