Nas últimas duas semanas, meu fluxo de trabalho diário com IA mudou gradualmente para a entrada e análise de dados usando o ChatGPT (GPT 5.1 thinking) e, em seguida, a geração de resultados usando o Gemini (3.0 pro). O Gemini 3.0 Pro oferece resultados realmente impressionantes. Combinado com ferramentas como NotebookLM e Google Docs, além de suas excelentes capacidades de desenho, ele oferece melhorias significativas em relação à versão anterior na criação de apresentações e até mesmo no aprimoramento de textos e artigos. Na verdade, para mim, ele supera o ChatGPT atualmente. No entanto, o GPT 5.1 do ChatGPT ainda apresenta algumas áreas que, na minha opinião, são melhor trabalhadas, incluindo: 1. Pesquisar e resumir grandes quantidades de detalhes de dados. (Embora o Google seja principalmente um mecanismo de busca, prefiro os detalhes encontrados pelo GPT 5.1 Thinking quando se trata de pesquisa de dados aprofundada.) 2. Sua poderosa capacidade de "memória" permite o treinamento de um assistente de IA melhor, tanto durante conversas quanto em registros de bate-papo. (No entanto, o Gemini incorporou recentemente capacidades de memória semelhantes, o que justifica uma observação mais aprofundada.) 3. Se você precisa analisar e organizar uma grande quantidade de dados e discutir argumentos, ainda acho que o GPT 5.1 será mais interessante. Portanto, costumo discutir primeiro os dados da tarefa, os argumentos e a arquitetura no ChatGPT e, após definir um esboço arquitetônico, colaboro no Gemini para produzir os diversos resultados de saída necessários. Este artigo anterior também compartilhou uma ferramenta e um fluxo de trabalho semelhantes, que você pode consultar: Utilizando três das principais ferramentas de ensino de IA do Google para transformar conhecimento complexo em mapas mentais desenhados à mão, páginas da web de jogos e apresentações ilustradas: https://t.co/iTJAiJhO79
Carregando detalhes do thread
Buscando os tweets originais no X para montar uma leitura limpa.
Isso normalmente leva apenas alguns segundos.