Finalmente ativei o cartão HSBC One! Em junho deste ano, fiz uma viagem especial a Hong Kong e solicitei os cartões ZA Bank, Bank of China, HSBC One e Star Citizen enquanto usava o Wi-Fi na Avenida das Estrelas. Na época, não consegui agendar um horário presencial no Bank of China Hong Kong, e o HSBC também havia suspendido as solicitações presenciais para o cartão One, então todas as solicitações foram feitas online. Os cartões ZA, Tianxing e Bank of China foram aprovados instantaneamente, mas o HSBC exigiu uma análise adicional e não foi aprovado imediatamente porque meu nome tem dois caracteres. Inicialmente, eu planejava reunir os quatro cartões e escrever um guia, mas o HSBC levou seis meses e eu já esqueci completamente como fiz a solicitação 😅. De qualquer forma, existem vários tutoriais sobre como solicitar cartões no Douyin, basta pesquisar. Só me lembro que a autorização de viagem para Hong Kong e Macau e o recibo que você recebe na fronteira são documentos cruciais, então guarde-os em segurança. Enquanto aguardo a aprovação do HSBC, vou usar o ZA Bank por enquanto. Definitivamente preciso solicitar o cartão de débito Mastercard do Bank of China (Hong Kong). Depois de vinculá-lo ao WeChat na China continental, posso usar o código QR diretamente para compras, com conversão automática de moeda. Não há taxas de transação para valores abaixo de HKD 200 e ainda recebo um pequeno cashback (0,5%). Honestamente, é muito conveniente. Nem sequer usei meu cartão Starbucks. Três dias após enviar a solicitação ao HSBC, recebi uma ligação deles para confirmar algumas informações básicas. Como disse o usuário do Douyin, se eles perguntarem sobre "investimentos e gestão de patrimônio", não tem como errar. E foi aprovado. O cartão Red Lion chegou 15 dias depois (via EMS de Shenzhen) e mais um mês se passou até que a carta com o PIN finalmente chegasse (por correio normal). Uma dica importante: certifique-se de avisar o carteiro da sua agência dos Correios com antecedência para que ele fique atento. Caso contrário, ele pode simplesmente jogar a carta fora como lixo eletrônico por não ter um número de telefone ou nome em inglês. Se eu não tivesse feito esse pedido antes, tudo teria ido por água abaixo. Então veio a parte mais frustrante: a ativação. Liguei para o atendimento ao cliente, mas não consegui falar com um atendente de jeito nenhum, e as tarifas de ligações interurbanas continuavam aumentando – foi de partir o coração. Achei que o ZA Bank e o Bank of China (Hong Kong) seriam suficientes, então desisti. Mais três meses se passaram, e então vi que podia solicitar o cartão Blue Lion (similar ao cartão de débito do Bank of China) e fiquei um pouco tentado. Escolhi especificamente uma segunda-feira de manhã, às 9h30, para ligar novamente e finalmente consegui falar com um atendente. Eles verificaram algumas informações e disseram que ativariam o cartão em até cinco dias, e que eu receberia uma mensagem de texto de notificação. E o que aconteceu? Mais 15 dias! Hoje finalmente recebi a mensagem de texto de ativação e concluí o processo com sucesso no aplicativo do HSBC HK. Resumindo, dada a situação atual, as vantagens de ter um cartão de crédito de Hong Kong são evidentes, e as restrições podem piorar no futuro. Pessoalmente, acho que três cartões — ZA Bank, Bank of China e HSBC — são suficientes. Para ser ainda mais eficiente, os cartões do ZA Bank e do Bank of China são mais do que suficientes, com o HSBC como reserva. Ter tantos cartões inúteis é uma perda de tempo; é melhor se concentrar em como ganhar dinheiro. Desejo a todos os meus irmãos um processo de solicitação de cartão tranquilo, e que seus cartões de Hong Kong tragam tanto dinheiro que vocês não saberão o que fazer com ele.
Carregando detalhes do thread
Buscando os tweets originais no X para montar uma leitura limpa.
Isso normalmente leva apenas alguns segundos.