O x402 realizava pagamentos nativamente via HTTP. Fiz pagamentos em USDC usando ondas sonoras nativas ✨ Não como um artifício. Como uma prova. 1/ A configuração: O protocolo x402 da @CoinbaseDev incorpora pagamentos no HTTP. É genial. Mas comecei a me perguntar: se podemos pagar via HTTP, o que mais podemos usar para pagar? Aviso: qualquer coisa que suporte 138 bytes 2/ A constatação: O x402 é baseado no EIP-3009, um padrão de 2020 que permite assinar autorizações de pagamento offline. Outra pessoa submete o documento na blockchain. A assinatura só precisa ir do ponto A ao ponto B. O HTTP é uma via. O som é outra. 3/ O que eu construí: x402hz: dois dispositivos negociam um pagamento através de tons de áudio de 2400Hz. - O vendedor emite um sinal sonoro "pague-me $0,001 USDC" (30 bytes) - O dispositivo do comprador decodifica e assina o EIP-712 para a transferência com autorização localmente, e emite um sinal sonoro de resposta (108 bytes) - O vendedor liquida o pagamento na blockchain. Total: 36 segundos de belo ruído. 4/ O ponto principal: Se os pagamentos podem ser transmitidos por som, eles podem ser transmitidos por: - Códigos QR - NFC - Bluetooth - Pulsos de luz - Qualquer coisa que contenha 138 bytes O mecanismo de pagamento é independente do meio de transporte. O protocolo X402 escolheu HTTP. O próximo protocolo poderá escolher algo mais incomum. 5/ O que isto prova: O EIP-3009 separa três coisas: - Autorização (offline, criptográfica) - Transporte (literalmente qualquer coisa) - Liquidação (na blockchain) O x402 acertou em cheio nas posições #1 e #3. O x402hz prova que a posição #2 está totalmente livre. 6/ Crédito: Um enorme agradecimento à equipe @CoinbaseDev x402 por desenvolver o protocolo. Eu simplesmente... levei o carro para um terreno fora da estrada. 7/ Próximos passos O código é de código aberto. Vá fazer pagamentos, viaje por aí fazendo algo inusitado (repositório nos comentários). 138 bytes. É tudo o que você precisa.
Repositório @CoinbaseDev:github.com/Eversmile12/X4…Tg