Recentemente, vi vários guias no Twitter sobre como solicitar cartões bancários em Hong Kong, então agi imediatamente. No dia 26 de novembro, passei um dia viajando de ida e volta para Hong Kong e todos os meus cinco cartões bancários — HSBC, Bank of China, ZhongAn, Ant Financial e Tianxing — foram aprovados. Todo o processo foi muito tranquilo, mas, devido à falta de preparo, meu internet banking do Bank of China em Hong Kong ficou inutilizável. Por isso, hoje estou compartilhando algumas das minhas experiências na esperança de que outros possam evitar esses problemas.
1. Preparação - Permissão de Viagem para Hong Kong e Macau (Continente): A permissão é válida por 10 anos, mas também possui um endosso de 1 ano no verso. Verifique com atenção. - Celular: Para abrir uma conta no HSBC, é necessário usar a tecnologia NFC do seu celular para identificar sua Permissão de Viagem para Hong Kong e Macau. Prepare um celular compatível com NFC e, se possível, leve um celular reserva para tirar fotos e salvar informações importantes.
- Número de celular: Ative o roaming em Hong Kong, Macau e Taiwan com sua operadora de celular, habilite o roaming de dados e compre um pacote de dados internacional no aplicativo da operadora; - Aplicativos bancários: Baixe e instale com antecedência os aplicativos do HSBC Hong Kong, ZA Bank, BOC Hong Kong, Ant Bank e Tianxing Bank;
- Outro: - Prepare seu endereço residencial pessoal e CEP, nome e endereço da empresa, tanto em chinês quanto em inglês; - Um cartão bancário nacional de uso comum; - Baterias portáteis com certificação 3C; 2. Itinerário - Linha 19 do metrô de Hangzhou até o Aeroporto de Hangzhou Xiaoshan; - Voos do Aeroporto de Hangzhou Xiaoshan para o Aeroporto de Shenzhen Bao'an; - Pegue a Linha 11 do metrô no Aeroporto de Shenzhen Bao'an até a Estação Ferroviária de Alta Velocidade de Futian; - A Estação Ferroviária de Alta Velocidade de Futian oferece serviço ferroviário direto de alta velocidade para Hong Kong West Kowloon.
3. Preparação para abertura de conta - Conecte-se à rede de Hong Kong Após passar pelo último portão de imigração em West Kowloon, Hong Kong, você verá um restaurante Meet Noodles não muito longe. Há várias cadeiras para descanso em frente. Depois de se sentar, prepare seus documentos e conecte-se ao Wi-Fi gratuito na estação de trem de alta velocidade. Cada conexão é válida por 30 minutos. Você precisa se reconectar após o término do tempo. Você pode se conectar gratuitamente 4 vezes, totalizando 2 horas. Você também pode encontrar um Starbucks, uma Apple Store ou um 7-Eleven nas proximidades para comprar um cartão SIM de dados de Hong Kong;
- Pesquise por "Departamento de Imigração 12367" → "Serviços para Cidadãos Chineses" → "Consulta de Registro de Entrada e Saída" nos Mini Programas do WeChat para baixar o PDF do seu registro de entrada e saída; - ❗️❗️❗️**Nota Importante**❗️❗️❗️: Fotografe todos os campos que exigem preenchimento, como nome de usuário, senha e endereço, usando um celular reserva. Em particular, anote o nome de usuário e a senha separadamente em um caderno ou papel. Não confie na sua memória.
4. Abertura de conta - Ordem de abertura de conta: HSBC, Bank of China, ZhongAn, Ant Financial, Tianxing; - Dados de cadastro para cada banco: - HSBC: Selecione HSBC One e preencha o restante com sinceridade, conforme as instruções. Se tiver sorte, sua solicitação será aprovada imediatamente e seu acesso ao banco online será ativado automaticamente. Caso contrário, você precisará aguardar a notificação de aprovação e receber o cartão físico e a carta com a senha por e-mail antes de ativar seu banco online.
Banco da China: Ao tirar fotos do seu documento de identidade, sempre aparece um aviso de reflexo. Segure o documento com a frente voltada para você e tire a foto. Quando chegar a hora de preencher seu nome de usuário e senha, lembre-se de anotá-los em algum lugar. Eu cometi esse erro. Não anotei meu nome de usuário e senha na hora e não consegui acessar minha conta depois de voltar para a China continental. Além disso, se você for aprovado na análise após retornar à China continental, não tente acessar sua conta antes de receber o SMS e o e-mail de confirmação.
ZhongAn: Primeiro, você precisa pedir um código de convite a um amigo que já tenha uma conta ZhongAn para poder aproveitar o pacote de benefícios para novos usuários. Anote meu código de convite para uso futuro: WD8H83. Você precisará informar o número de um dos seus cartões de um banco nacional para verificar sua identidade. - Ant Financial e Tianxing Financial: Basta se candidatar diretamente, basicamente não há nada com que se preocupar; - Um pouco de metafísica: Diz-se que nomes com 3 ou mais caracteres são geralmente aprovados de imediato, enquanto nomes com 2 caracteres são basicamente aprovados;
5. Custo total da viagem de ida e volta: 1258 yuans - Aeronave: 960 - Trem de alta velocidade: 136 - Táxi: 122 - Refeições: 40