Esta viagem a Tóquio, no Japão, foi um pouco diferente da de 2023. Eu havia reservado os voos e hotéis com um mês de antecedência, mas antes da partida, as declarações de Sanae Takaichi causaram pânico entre as pessoas na China em relação à viagem ao Japão. Alguns dos meus companheiros de viagem chegaram a cancelar as passagens. O cancelamento das passagens aéreas era gratuito, mas as reservas de hotéis basicamente exigiam negociação com as empresas japonesas. Como reservei um pacote de hotel, foi ainda mais difícil obter um reembolso. Eu estava relutante em perder milhares de dólares e não queria que meus planos fossem interrompidos. Com base em minhas experiências anteriores no Japão, imaginei que não seria um grande problema, já que o serviço da outra parte foi muito amigável e prestativo. Da última vez que vi algo sobre como os trabalhadores de escritório japoneses são diferentes dos chineses, acesse: https://t.co/zywC3yRQEF Desta vez, como estava viajando com meu bebê de um ano, prestei mais atenção à infraestrutura para pessoas com mobilidade reduzida. Aprendi uma lição: ao viajar com uma criança no Japão, você pode selecionar o modo de acessibilidade no Google Maps. Dessa forma, todas as rotas do mapa têm elevadores, então você não precisa ficar carregando o carrinho para cima e para baixo pelas escadas. As instalações de acessibilidade são muito mais completas do que eu esperava. Isso pode ser devido ao fato de ser uma cidade grande. Todos os shoppings têm elevadores exclusivos para pessoas com deficiência (pessoas com deficiência, bebês e pessoas com mobilidade reduzida), bem como banheiros acessíveis, que geralmente são bastante amplos e possuem instalações integradas com as destinadas a mães e bebês. Ocasionalmente, você vê pessoas de classes socioeconômicas mais baixas no metrô, mas elas parecem bastante limpas, sentadas lá fazendo suas coisas. Isso me lembra um ditado: o nível de desenvolvimento de um lugar pode ser julgado mais pela dignidade da vida de seus membros de classe socioeconômica mais baixa. As pessoas que vi viviam com bastante conforto. As vias acessíveis nas ruas estavam claramente sinalizadas, sem obstruções, e não apenas para inglês ver. Os elevadores tinham Braille, então se locomover não deveria ser um problema para elas. Na minha última visita a Ginza, ouvi muitas pessoas conversando em chinês, mas desta vez notei que havia bem menos chineses. Talvez muitos estivessem preocupados antes de viajar e cancelaram suas passagens preventivamente. Em contrapartida, havia muitos tailandeses fazendo compras freneticamente, além de alguns europeus e americanos. Nenhuma das minhas preocupações antes da partida se concretizou; a equipe se manteve muito simpática. Mesmo sem falar japonês, eles ouviram pacientemente meu inglês precário e me atenderam com um sorriso. Foi uma experiência muito agradável para estrangeiros. Vamos deixar a política de lado e focar na vida. Ainda temos esperança na paz mundial e na amizade mútua. Isso tornaria muito mais fácil para as pessoas comuns explorarem mais o mundo, e também facilitaria muito a vinda de estrangeiros à China para conhecerem as belas paisagens e os diferentes estilos de vida.
Carregando detalhes do thread
Buscando os tweets originais no X para montar uma leitura limpa.
Isso normalmente leva apenas alguns segundos.