Compartilhando o resumo da trama do meu novo romance, "O Pequeno Monstro da Montanha Langlang". 📚 Sinopse Título do livro: O Pequeno Monstro da Montanha Langlang: Quando as Formigas Olham para os Deuses Gênero: Mitologia Clássica / Humor Negro / Tragédia Realista / Cultivo Não Convencional Sinopse: Um pano de fundo para Jornada ao Oeste, a comovente história de uma pessoa comum. "O cajado de Sun Wukong destruiu um demônio que existia há quinhentos anos, e também destruiu o sonho de uma vida inteira de três pequenos demônios." [Sinopse da História] Bem no sopé da montanha Langlang vivem três "produtos de consumo" que nem merecem ter nomes: Um espírito de javali chamado "Zhu Dachang" que pensa ser a reencarnação do Marechal Tianpeng, mas na verdade só é bom em esfregar panelas; Um velho macaco maluco que ousa se autodenominar Rei Macaco depois de encontrar metade de um atiçador de lareira; vivendo em seu próprio mundo de fantasia. Um espírito de sapo chamado "Sapinho", que, mesmo com a língua toda enrolada, sonha em ir para o Paraíso Ocidental para se tornar um pajem, é tão ingênuo que chega a ser quase tolo. Seus dias deveriam ser preenchidos com patrulhas na montanha, surras e a espera para serem devorados pelo rei. Até que um dia, um exemplar esfarrapado de "Jornada ao Oeste", levado por uma enchente, tornou-se um "livro celestial" aos seus olhos. Eles acreditavam erroneamente que, contanto que imitassem o monge Tang e seus discípulos descritos no livro e viajassem para o oeste, poderiam se livrar de sua condição demoníaca e alcançar a iluminação. Assim, formou-se um absurdo "grupo de peregrinos falsos". Eles usavam enxadas enferrujadas como ancinhos e folhas de lótus como chifres de dragão, encenando uma hilária "Jornada ao Oeste" no mundo implacável dos demônios. Do Monte Langlang ao Monte Pingding, eles pensavam que eram peregrinos caminhando em direção à luz. Mal sabiam eles que, naquele enorme tabuleiro de xadrez de deuses e demônios, não passavam de pó, nem sequer dignos de serem considerados peças de xadrez. Quando finalmente se encontraram diante do verdadeiro Rei Macaco, o que os aguardava não era "alcançar a imortalidade", mas uma destruição previsível e ignorada. [Destaques da Leitura] Realismo extremo: ao despojar-se da aura mítica, revela a lógica de sobrevivência da classe baixa do reino demoníaco. Não se trata de uma batalha de deuses; é um relato verídico da luta pela sobrevivência entre os "nerds do trabalho". Uma ironia agridoce: você vai rir enquanto eles imitam heróis de forma desajeitada; você vai chorar enquanto eles morrem por um olhar falso. Uma perspectiva revolucionária: aos olhos flamejantes de Sun Wukong, todos os seres são verdadeiramente iguais? Quando o bastão dourado cair, você sentirá, pela primeira vez, o coração partido por aquele "transeunte" sem nome? Uma obra-prima da escrita: combinando a sátira da natureza humana de Pu Songling, as comoventes histórias de fantasmas de Lafcadio Hearn, a narrativa fria de Tanaka Gontarō e a atmosfera fatalista de Ueda Akinari, ela leva você a uma jornada de tirar o fôlego, uma "Jornada ao Oeste sombria". “Aquele Rei Macaco nunca nos menosprezou. Mas naquele momento, por causa daquela enxada, eu me tornei meu próprio herói.” —Dedicado a todos os "pequenos monstros" que lutam na normalidade e buscam significado na desilusão.
A Lenda dos Pequenos Monstros da Montanha Langlang (1): Eu sou o pequeno monstro sem nome da Montanha Langlang - o Espírito do Javali Selvagem Os humanos sempre pensam que nós, monstros, passamos nossos dias comendo grandes pedaços de carne e bebendo grandes tigelas de vinho, e quando nos dá vontade, vamos à aldeia para raptar um erudito ou uma jovem para um banquete. Se fosse realmente tão prazeroso, eu não estaria afiando minhas presas meio amareladas sob a luz da lua no meio da noite. Meu nome é Zhu Dachang — um nome que escolhi por conta própria, pois acho que soa rico e próspero. Mas na Montanha Langlang, ninguém me chama pelo meu nome. O rei lá de cima me chama de "Pequeno", o responsável, o Instrutor Xiong, me chama de "Aquele Porco", e quanto aos monstros do meu nível, a maioria deles simplesmente me chama de "Ei". Eu sou o espírito de um javali selvagem. Chamar-me de "mestre" é, na verdade, dar-me crédito demais. Em termos do mundo do cultivo humano, sou, na melhor das hipóteses, uma "fera incivilizada". Meu pelo negro é rígido e fedorento, e preciso me esfregar em casca de pinheiro regularmente para evitar piolhos. Meu poder mágico é praticamente inexistente; provavelmente só consigo me transformar, encolhendo a gordura da minha barriga para parecer um homem corpulento de pele escura com o rosto cheio de cicatrizes. Mas se mantenho essa forma por muito tempo, fico com fome facilmente e, quando estou com fome, volto à minha forma original, gemendo e choramingando enquanto fuço a terra em busca de raízes de árvores para me alimentar. A montanha Langlang é um lugar miserável. O rei é um lobo branco que se tornou um espírito, com um temperamento terrível, e está sempre à procura de demônios para devorar. Para evitar virarmos o lanche do rei, nós, demônios insignificantes, precisamos provar que somos de grande utilidade. O que significa ser de grande utilidade? Se você for um espírito de tigre ou um espírito de leopardo, você é chamado de vanguarda, responsável por avançar para a batalha; isso faz parte das fileiras oficiais. Se você for um espírito de raposa ou um espírito de serpente, então você é chamado de estrategista ou esposa, responsável por elaborar planos ou aquecer a cama; esse é o nível fundamental. Quanto a mim, junto com aquele espírito de sapo desgrenhado, "Sapozinho", que sempre mostra a língua, e aquele espírito de macaco, "Macaco Velho", que está sempre gesticulando com um graveto quebrado, pertencemos à terceira categoria: **consumíveis**. Nosso trabalho consiste principalmente em três partes: patrulhar a montanha, limpar os vasos e criar impulso para o rei. Entenderam o conceito de "criar impulso"? Significa que, quando o rei sai, nós o seguimos, agitando bandeiras e gritando ritmicamente: "Sua Majestade é poderoso! Sua Majestade é poderoso!" Se não gritarmos alto o suficiente, levaremos uma chicotada do Urso Instrutor quando voltarmos; se gritarmos alto demais, o rei achará barulhento e simplesmente pegará uma bandeira e a enfiará na boca para mastigar. Este trabalho é muito difícil. Neste momento, no interior da caverna da Montanha Langlang, a umidade escorria pelas paredes rochosas, misturando-se ao fedor de centenas de monstros — um cheiro que poderia matar um mortal três vezes. Eu estava encolhido num canto, enxugando com um pano o jarro de vinho que o rei usaria amanhã. "Irmão Intestino Grosso", disse o Sapinho, agachado ao lado dele, estufou as bochechas e pareceu meio atordoado. "Você acha mesmo que existem monstros fora das montanhas que não querem comer gente?" "Que absurdo!", respondi irritado. "Demônios não comem pessoas, assim como cachorros não comem merda; isso vai contra a natureza deles." "Mas..." O Sapinho esticou a língua comprida, apanhou uma mosca que passava e engoliu-a, dizendo indistintamente: "O Macaco Velho disse que havia um monge neste mundo que foi ao Paraíso Ocidental para obter escrituras budistas. Ele tinha três discípulos com ele, e nenhum deles comia gente. Especialmente o segundo discípulo, que era a sua cara." Fiz uma pausa por um instante enquanto limpava a jarra de vinho. O velho e excêntrico macaco estava pendurado de cabeça para baixo na estalactite, segurando o atiçador de fogo nos braços. Ao nos ouvir conversar, ele se virou e pulou para baixo, seus olhos brilhando com uma luz que me assustou. “Aquele é o Marechal Tianpeng! Aquele é o Porquinho!” O velho macaco baixou a voz, como se temesse que o instrutor urso o ouvisse. “Embora ele também seja um porco, ele tem um cargo formal! Ele trabalha para Buda! Ouvi dizer que ele comandava 80.000 soldados navais no céu e comia pêssegos e bebia vinho, ao contrário de nós, que comemos casca de árvore todos os dias.” Meu coração deu um salto. Porquinho (Zhu Bajie) Já ouvi esse nome antes. Toda vez que eu ia à casa de chá no sopé da montanha para ouvir histórias, o contador de histórias o mencionava. Sempre que ele falava daquele demônio porco com um focinho comprido e orelhas grandes, erguendo seu ancinho de nove dentes e fazendo nove buracos nos monstros que bloqueavam seu caminho, eu sentia meu sangue suíno ferver. Ambos são porcos, então por que ele foi capaz de escoltar o monge sagrado até o Paraíso Ocidental e ser reverenciado por milhares? Somos ambos porcos, então por que eu deveria ter que esfregar o barril de vinho de um rei lobo aqui e me preocupar se serei seu lanche amanhã? Olhei para o meu reflexo no tanque de água. A cara feia de um porco apareceu na superfície, com duas orelhas caídas e pedaços de vegetais silvestres, restos da comida roubada, ainda presos à sua boca. "Pare de sonhar." Peguei o pano de novo e esfreguei a borda do frasco com força, como se tentasse apagar o reflexo. "Aquelas pessoas foram banidas pelos deuses, nós nascemos da terra. Nossos destinos são diferentes." "O destino pode ser mudado!" exclamou o velho macaco de repente, animado, coçando as orelhas e as bochechas enquanto se inclinava para mais perto. "Ouvi dizer que Tang Sanzang e seus discípulos estão prestes a passar pela Montanha Pingding, aqui perto. Se conseguíssemos nos infiltrar..." "Entrar sorrateiramente e comer a carne de Tang Sanzang?" O Sapinho tremeu de medo. "O Rei disse que comer a carne de Tang Sanzang concede imortalidade, mas para demônios pequenos como nós, quanto mais comer carne, provavelmente não conseguiremos nem tomar um gole de sopa antes que Sun Wukong nos transforme em picadinho com seu cajado." "Quem disse que íamos comer carne?!" o velho macaco fulminou com o olhar. "Quer dizer, será que... será que poderíamos nos tornar aprendizes deles? Ou até mesmo ser seus carregadores? Contanto que estejamos com aquele Rei Macaco, é melhor do que morrer nesta montanha maldita, não é?" Tornar-se um aprendiz? Fiquei estupefato. Imaginei-me vestindo aquele magnífico manto, carregando um ancinho (ou até mesmo uma enxada), seguindo o lendário Rei Macaco por uma estrada ensolarada. Naquela época, eu não seria chamado de "Ei", nem de "Aquele Porco", mas sim de "irmão mais novo de Wuneng" ou "companheiro do peregrino". Mesmo que seja apenas para ajudar o ancestral porco a carregar seus sapatos. "Ai!" Um estalo de chicote me trouxe de volta à realidade. Uma dor lancinante atravessou minhas costas. A enorme e escura sombra do Instrutor Xiong pairava sobre nós. Seu hálito cheirava a sangue, ele segurava um chicote de cipó espinhoso na mão e seus olhos estavam esbugalhados como sinos de cobre. "Seus três inúteis! O que vocês estão cochichando aqui?!" rugiu o Instrutor Urso, sacudindo a poeira do teto da caverna. "Já terminaram de limpar o barril de vinho do Rei? Amanhã o Rei vai convidar o afilhado do Rei Chifre de Ouro para beber. Se houver um grão de poeira sequer, eu vou picar vocês três em pedacinhos e fazer almôndegas de vocês!" "Já... já terminei de limpar! Quase terminei!" Abaixei a cabeça rapidamente e concordei humildemente, agitando o pano nas mãos com rapidez. O sapinho encolheu-se de medo, transformando-se numa bola, e o velho macaco rapidamente escondeu o atiçador de fogo atrás das costas. O treinador Xiong bufou friamente e se afastou praguejando. Toquei nas marcas de chicote sangrentas nas minhas costas e depois olhei para a humilde cabeça de porco no tanque de água. Nesta montanha escura e úmida de Langlang, precisamos até estar atentos ao humor do nosso instrutor para termos a chance de sonhar. Mas, por algum motivo, as palavras do Velho Macaco agora há pouco foram como uma semente que caiu no meu coração enlameado. O destino pode ser mudado. Olhei para o pequeno pedaço de céu acima da entrada da caverna. A lua estava tão redonda esta noite, tão redonda quanto a lendária tigela dourada de esmolas. "Velho Macaco", eu disse baixinho, como se tivesse medo de levantar poeira, "será que Tang Sanzang e seus discípulos realmente passariam por Pingdingshan?" O velho macaco sorriu na escuridão, revelando uma boca cheia de dentes amarelos: "Absolutamente verdade. Eu também quero ver aquele macaco, para ver se ele é mesmo como dizem as lendas, capaz de abrir um buraco no céu." Não disse mais nada, apenas esfreguei a jarra de vinho com ainda mais força. Acho que também quero ir ver. Ver aquele porco, aquele porco que se tornou parecido com um ser humano.
A Lenda dos Pequenos Monstros da Montanha Langlang (2): O Rei Me Enviou para Patrulhar a Montanha Antes do amanhecer, fui acordado por um chute do treinador Xiong. "Levante-se! Que horas são e você ainda está dormindo! Se o sol bater na bunda do rei hoje, eu vou te esfolar vivo e usar sua pele como almofada!" Levantei-me grogue e limpei a baba do canto da boca. O pequeno espírito de sapo ao meu lado ainda falava dormindo, com a língua presa ao monte de capim seco. Depois de puxar por um longo tempo, finalmente se soltou com um estalo, e a dor fez seus olhos lacrimejarem. A tarefa de hoje é patrulhar a montanha. Para nós, humildes doninhas, patrulhar as montanhas é um trabalho árduo. Temos que ir para o lado sul do Monte Langlang, que fica perto da estrada principal para humanos. Embora ocasionalmente encontremos algum alimento seco descartado por humanos, na maioria das vezes, é um lugar onde caçadores armam armadilhas e sacerdotes taoístas praticam suas habilidades. Dizem que as peles do último grupo de irmãos doninhas responsáveis pela patrulha do lado sul já foram penduradas em frente à farmácia da cidade. O instrutor Xiong me jogou uma placa de madeira quebrada com o caractere torto "巡" (patrulha) gravado; esse era o meu distintivo de comando. "Já sei!" exclamou o Instrutor Urso, cuspindo as palavras. "Precisamos ficar de olho em duas coisas: primeiro, se algum monstro de outras montanhas está tentando tomar nosso território; segundo, se algum monge de pele delicada está passando por aqui. O Rei tem desejado muito a companhia deles ultimamente." Nós três assentimos vigorosamente e pegamos nossos equipamentos — eu carregava a enxada enferrujada (que chamávamos de ancinho), o velho macaco segurava seu atiçador de fogo e o Sapinho… o Sapinho carregava uma panela. Se pegássemos um monge, o rei ia querer uma refeição quente. Assim que saí da caverna, uma rajada de vento frio clareou um pouco minha mente de porco. A floresta estava estranhamente silenciosa, exceto pelo farfalhar das folhas secas sob os pés. O velho macaco ia à frente, cabeça erguida, brandindo seu atiçador de fogo com um som sibilante; qualquer um que não o conhecesse pensaria que ele era algum tipo de comandante de vanguarda. "O rei me mandou patrulhar a montanha—" o velho macaco de repente começou a cantar com uma voz rouca e áspera, "para pegar um monge para o jantar—" "Fale mais baixo!" Rapidamente me aproximei e tapei sua boca. "Essa palavra dá muito azar! Da última vez, aquele espírito de corvo cantou isso, e atraiu um espadachim que passava por ali, que o empalou e o transformou em um pássaro assado com uma só espada." O velho macaco me empurrou para o lado, seus olhos brilhando com fanatismo: "Do que você tem medo! Estamos apenas treinando! Zhu Dachang, você precisa se endireitar. Não somos mais lacaios da Montanha Langlang, somos... somos a equipe reserva para a jornada ao Oeste para recuperar as escrituras!" "Preparem-se para o que vier." Revirei os olhos e meu estômago roncou exatamente na hora certa. "Só quero colher uma batata-doce para comer. Ouvi dizer que as batatas-doces cultivadas por humanos são doces e farinhentas." O Sapinho vinha atrás, carregando o grande pote preto nas costas, ofegando pesadamente: "Irmãozão... Irmãozão, parece que tem alguma coisa à frente." Embora o Sapinho fosse tímido, ele tinha uma visão excelente. Seguindo a direção que ele apontou, vi um ponto brilhante incomum na grama à frente. Nós três nos jogamos imediatamente no chão e rastejamos para a frente. Esse era o movimento com o qual estávamos mais familiarizados; afinal, escapar e se esconder eram habilidades essenciais. Após uma inspeção mais detalhada, descobriu-se que não se tratava nem de um caçador nem de um sacerdote taoísta, mas sim de um retrato pendurado sob uma grande árvore, com vários caroços de frutas roídos por perto. O velho macaco correu como se tivesse visto o próprio pai e rasgou o papel. "É um cartaz de procurado!" O velho macaco tremeu de excitação. "É um cartaz de procurado emitido pelo governo humano!" Inclinei-me para mais perto para dar uma olhada. Havia quatro pessoas desenhadas no papel... não, três monstros e um monge. A pintura é rudimentar, mas os traços são bem nítidos: um macaco com boca de deus do trovão, um porco com focinho comprido e orelhas grandes, um homem barbudo carregando uma carga e um monge montado em um cavalo branco. "Vejam só! Vejam só!" O velho macaco apontou para o macaco na pintura, com os dedos tremendo. "Esse é o Rei Macaco! É real! Eles realmente existem!" Ele apontou para o porco na pintura e cutucou minha lombar com força: "Ei, olha esse nariz, essas orelhas, é praticamente uma cópia sua! Eu te disse que você era a reencarnação do Marechal Tianpeng, e você não acreditou em mim!" Encarei o porco na pintura. Ele carregava um ancinho de nove dentes, com uma aparência imponente (embora sua barriga também fosse bem grande), e seus olhos revelavam um olhar feroz. Então olhei para mim mesmo, segurando uma enxada, minhas roupas estavam cobertas de remendos e, como não tomava banho há anos, eu cheirava a algo azedo e podre. "Esta recompensa..." leu o Sapinho, "...quinhentos taéis de prata pela captura do monge demoníaco?" "Isso é coisa de humano." O velho macaco enfiou o cartaz de procurado no bolso com desdém, tratando-o como um tesouro precioso. "Para nós, monstros, isso é uma luz guia. O que significa? Significa que eles não estão longe daqui! As autoridades estão começando a ficar nervosas!" Nesse instante, ouviu-se um leve estalo vindo dos arbustos. Como um demônio insignificante que constantemente oscila à beira da morte, meus ouvidos reagem mais rápido que meu cérebro. Aquele foi o som de uma armadilha para ursos se abrindo. "correr!" Eu gritei, agarrei o macaco velho que ainda estava sonhando e chutei o sapinho na bunda. "Whoosh—" Uma flecha roçou meu couro cabeludo e caiu na árvore onde o velho macaco estivera parado, com as penas ainda zumbindo. Logo em seguida, ouviu-se uma rajada de passos apressados e gritos humanos: "Ali! Três monstros! Aquele porco é o mais gordo; sua pele valerá um bom preço!" Eu já não me importava com a minha antiga glória como Marechal Tianpeng. Coloquei as quatro patas no chão, revelando metade da minha forma original, e rolei para as profundezas da densa floresta como uma gigantesca bola de carne negra. "Não me deixem para trás!" gritou o sapinho assustado, pois não conseguia correr rápido com a panela nas costas. Embora o velho macaco fosse magro, era o corredor mais rápido. Enquanto corria, ele se virava constantemente e gritava: "Isto é uma provação! Esta é a primeira das oitenta e uma tribulações! Aguentem firme, irmãos!" "Droga!" praguejei enquanto corria. "Só estou aqui para patrulhar a montanha! Não quero morrer aqui!" Corremos descontroladamente por cinco quilômetros através dos arbustos espinhosos até não conseguirmos mais ouvir os latidos dos cães de caça, e então desabamos em uma vala lamacenta. Eu estava ofegante, sentindo como se meus pulmões fossem explodir. Meu corpo estava coberto por mais de uma dúzia de cortes de espinhos, e sangue misturado com lama e água escorria pelo meu corpo. O sapinho perdeu o pote que carregava e agora está deitado no chão, com ânsia de vômito. O velho macaco encostou-se ao tronco da árvore, ainda segurando com força o cartaz de procurado amassado. Seu rosto estava coberto de sangue, resultado de arranhões de galhos, mas ele sorria, um sorriso estranho e feliz. “É verdade…” murmurou para si mesmo, como se o quase tiroteio nunca tivesse acontecido. “Eles estão por perto… aquele mundo maravilhoso fica logo além das montanhas.” Olhei para o louco e depois para mim mesmo, coberto de lama. Um canto do cartaz de procurado aparecia por baixo do peito dele, e o Pigsy na foto parecia estar olhando para mim, esse espírito patético de javali, zombeteiramente através do verso do papel. É exatamente isso que significa patrulhar as montanhas. Este é o nosso destino. Mas, por algum motivo, ao ouvir a risada maníaca do velho macaco e sentir meu coração ainda batendo forte, percebi que hoje era um dia mais... decente do que qualquer outro. Pelo menos hoje, estamos correndo por esse "sonho", não pelo almoço do rei. "Intestino Grosso", o velho macaco virou a cabeça de repente, um brilho reluzindo em seu único olho, "Amanhã, roubaremos o vinho do Rei. Para celebrar... a formação oficial de nossa equipe de peregrinação." Olhei para ele e assenti com a cabeça, como se estivesse possuída. "Está bem. Mas você tem que guardar um pé de porco para mim."
A Lenda dos Pequenos Monstros da Montanha Langlang (3): Encontrando o Espírito do Sapo A chuva está ficando mais forte. Nós três, encharcados até os ossos, nos refugiamos em uma toca de texugo abandonada para escapar da chuva. A fuga nos deixou exaustos; o Velho Macaco, agarrado ao cartaz de procurado, caiu em um sono profundo, roncando alto. Não consigo dormir. Minha ferida coça, um sinal de que a carne está se regenerando, e também a tragédia de ser um monstro insignificante — de pele grossa e resistente, é difícil morrer mesmo quando se quer. Um soluço abafado veio de um canto. Era o Sapinho. O espírito do sapo estava de frente para a poça na entrada da caverna, lavando sua longa língua repetidamente. Suas costas estavam cobertas de pústulas, que pareciam particularmente sinistras sob o clarão sombrio do relâmpago. "Tudo bem, pare de uivar." Dei um chute nele. "E daí se o vaso se perdeu? Posso roubar outro da aldeia humana amanhã." “Não é uma panela…” O Sapinho levantou a cabeça, seus enormes olhos cheios de lágrimas. “Irmão Intestino Grosso, eu sou uma pessoa inútil? Sou lento, fraco e não consigo fazer nada além de comer moscas.” Ao ver sua aparência covarde, lembrei-me subitamente da primeira vez que o encontrei. Aquela também foi uma noite chuvosa, há cerca de três anos. Naquela época, eu havia assumido forma humana recentemente e não era o "Zhu Dachang" seboso que sou agora; eu era apenas um javali selvagem com força bruta. Eu estava procurando comida perto de uma academia dilapidada no sopé da montanha, na esperança de encontrar algumas batatas-doces para comer. Logo abaixo das paredes destruídas daquela academia, ouvi um som estranho. "Guan Guan, gritam os gaviões-pesqueiros, na ilhota no rio... Caw... Uma bela donzela, um bom cavalheiro... Caw... Um bom casamento." Pensei que fosse algum tipo de erudito que tivesse ganhado vida, então me aproximei para dar uma olhada, apenas para ver um sapo do tamanho da palma da minha mão agachado sobre as páginas de um livro encharcado pela chuva, balançando a cabeça de maneira muito profissional. Ao lado dele, agachava-se uma cobra de faixas vermelhas, pronta para atacar. A cobra estalava a língua, claramente de olho no sapo, que recitava frases clássicas chinesas, como se fosse seu jantar. Mas o sapo estava tão absorto na leitura que não fazia a menor ideia da morte que o espreitava por trás. Talvez fosse porque a cena era absurda demais — um sapo lendo um livro em vez de caçar insetos; ou talvez eu estivesse apenas sendo bobo naquele momento, mas corri até lá e espantei a cobra com o nariz. O sapo ficou tão assustado que desabou na água lamacenta, e o livro podre virou polpa. "Você... grasna... que tipo de monstro você é?", perguntou ele, trêmulo, tentando se mostrar como um erudito. "Eu sou o seu avô porco." Foi o que eu respondi na época. Mais tarde, depois de nos conhecermos melhor, descobri que seu nome era Xiao Gua. Ele não era originalmente um demônio da Montanha Langlang, mas sim um "animal de estimação de tinta" que vivia ao lado da pedra de tinta de um velho estudioso naquela academia. O velho estudioso lia todos os dias, e ele ouvia junto. Depois de ouvir por muito tempo, ele acabou adquirindo consciência. A frase que ele mais repetia era: "Eu também quero ser um ser humano, usar uma túnica longa e ler os clássicos." Mas, após a morte do velho erudito, a academia caiu em ruínas. Ele foi capturado por crianças humanas e quase teve as pernas amarradas com cordas de palha e assadas para serem comidas. Desesperado, ele fugiu para a Montanha Langlang, apenas para descobrir que era ainda mais cruel que o mundo humano — ali, só importavam dentes e garras, não o confucionismo ou os ensinamentos de Mencius. “Irmãozinho do Intestino Grosso”, interrompeu o meu devaneio o Sapinho na vida real, cuspindo uma pedrinha brilhante e me entregando: “Isto… é para você.” Fiquei surpreso: "O que é isso? Você tem pedras nos rins?" “Isto é… fluorita.” O Sapinho coçou a cabeça, sem jeito. “Eu vi perto daquela armadilha de caçador quando estava fugindo. Sei que é escuro na nossa caverna, e você sempre bate a boca quando range os dentes à noite… Com isto, teremos luz.” Ao olhar para a pedra que emitia uma fraca luz verde, senti como se algo tivesse atingido meu coração em cheio. Naquele momento de vida ou morte, esse sapo bobo pegou essa coisa para que eu pudesse vê-la enquanto rangia os dentes? "Você é idiota?" gritei, agarrando a pedra. "Isso pode ser trocado por dois bolinhos de gergelim!" O Sapinho sorriu, revelando uma fileira de dentinhos espalhados: "O Velho Macaco disse que vamos para o Paraíso Ocidental. Com certeza estará escuro no caminho, então qualquer luz é sempre bem-vinda." Segurei a pedra fria na mão e, à luz fraca, observei o rosto feio, porém limpo, do Sapinho. Lembrei-me do que o velho macaco disse certa vez: Os demônios nascem humildes, mas seus corações podem ser nobres. Este sapo, embora tão fraco que até um faisão conseguia intimidá-lo, e embora suas costas estivessem cobertas de feridas repugnantes, não tinha más intenções. Em vez disso, possuía o conhecimento superficial de poesia e literatura que o velho sábio lhe havia ensinado, e um pouco de bondade inadequada. Na montanha Langlang, um lugar que devora pessoas sem cuspir os ossos, sua bondade foi praticamente um ato de suicídio. Mas é precisamente por causa dessa ingenuidade que ele é o monstro que acreditou na história da "Jornada de Tang Sanzang ao Oeste" assim que a ouviu e derramou lágrimas por ela. "Durma bem." Aconcheguei a fluorita nos meus braços, pressionando-a contra o peito, sentindo seu calor. "Ainda temos que roubar vinho amanhã. Se você errar de novo, vou dar um nó na sua língua." "Irmão Intestino Grosso", murmurou o Sapinho novamente antes de fechar os olhos, "Você acha que o segundo discípulo de Tang Sanzang, o Porquinho, sabe ler?" "Bobagem, ele é o Marechal Tianpeng, ele deve ser muito culto." "Que maravilha... Eu também quero aprender a ler. Quando chegarmos ao Paraíso Ocidental e encontrarmos Buda, pedirei a ele que me transforme em um pajem, para que eu não precise patrulhar as montanhas todos os dias, mas apenas moer tinta..." A voz do sapinho foi ficando cada vez mais suave até que finalmente começou a roncar baixinho. Olhei para a noite escura e chuvosa do lado de fora da caverna. Encontrar esse sapo foi azar meu. É só mais um fardo. Mas se eu não o tivesse conhecido, provavelmente ainda seria apenas um javali selvagem que só sabe fuçar na lama, sem jamais saber que do outro lado da montanha existe algo chamado "ideal". A chuva caiu a noite toda naquela noite, e a fluorita em meus braços brilhou a noite toda. Essa foi a noite chuvosa mais longa e quente já registrada na montanha Langlang.
A Lenda dos Pequenos Monstros da Montanha Langlang (4): Encontrando o Espírito do Macaco No lado oeste da montanha Langlang, existe uma fenda no solo que exala um odor sulfuroso durante todo o ano. Água goteja da fenda o ano todo; é a água suja que sobrou do banho do rei da montanha. Mas o velho macaco chamava este lugar de "Caverna da Cortina de Água". Na manhã seguinte à chuva que parou, eu e o Sapinho fomos misteriosamente arrastados para cá pelo Macaco Velho. "Observe atentamente!" O velho macaco rugiu, fazendo com que as pulgas em seu corpo voassem para todos os lados. Ele saltou para cima de uma rocha coberta de musgo e bateu com força no chão o bastão de madeira preta meio queimada — que ele chamava de "Ruyi Jingu Bang". "Lá vem o Velho Sol!" Ele deu uma cambalhota e, embora tenha tropeçado ao aterrissar e quase caído na vala suja, sua postura, seu olhar e aquele momento de lucidez me deram uma leve ilusão. O velho macaco era um macaco-rhesus. Sua pelagem estava seca e rachada, como grama murcha em uma planície árida de outono. Ele tinha uma cicatriz profunda no olho esquerdo, que diziam ter sido arranhada pelo grande macaco que guardava o portão da montanha quando ele tentou ir à Montanha da Flor e da Fruta para encontrar seus parentes. "Sai daqui! De onde veio esse desgraçado? Ele nem merece o sobrenome Sun!" Essa foi a última coisa que ele ouviu sobre sua "cidade natal". A partir daí, ele enlouqueceu. Ou melhor, teve uma epifania. Ele vagou até a montanha Langlang, escapando por pouco da inanição graças às habilidades em artes marciais que havia roubado de uma trupe teatral. Todos o chamavam de "Macaco Louco" pelas costas, mas apenas Xiao Gua e eu estávamos dispostos a ouvir suas histórias fantásticas. "Intestino Grosso, Sapinho, você sabe por que estou te levando para o Paraíso Ocidental?" O velho macaco parou de se mover, agachou-se sobre a pedra e coçou o local que lhe causava coceira nas costas com o graveto. Naquele instante, ele havia se transformado novamente naquele velho macaco lascivo. "Porque a comida lá é à vontade?", perguntou o Sapinho, hesitante. "Vulgar! Completamente vulgar!" cuspiu o velho macaco. "É porque existe 'iluminismo' aí." Ele tirou metade de um pêssego murcho de um avental esfarrapado que parecia exatamente uma saia de pele de tigre, que ele havia encontrado em algum lugar. Não teve coragem de comê-lo, mas, em vez disso, levou-o ao nariz e o cheirou avidamente. “Há quinhentos anos, meu tataravô vislumbrou aquele Grande Sábio de longe.” A voz do velho macaco tornou-se grave e carregada de um tom onírico. “Naquela época, o Grande Sábio vestia uma cota de malha dourada e botas que permitiam caminhar sobre as nuvens. Ele estava de pé sobre as nuvens, tão deslumbrante quanto… quanto o sol.” O velho macaco de repente me encarou fixamente, uma chama ardendo em seu único olho, o que me aterrorizou. "Intestino grosso, olhe para nós. O que somos nós?" "Somos... demônios?", respondi, hesitante. "Errado! Somos lama!" rugiu o velho macaco histericamente, brandindo seu atiçador de fogo. "Aos olhos do rei, somos lama; aos olhos do caçador, somos lama; aos olhos de Deus, somos lama! O único sentido de nossas vidas é esperar o dia em que apodreceremos na terra e nos tornaremos adubo para as árvores!" Ele estava ofegante enquanto apontava para a "caverna da cortina d'água", que gotejava água suja. "Mas eu não quero ser um pedaço de lama. Eu também quero usar uma armadura dourada, eu também quero cavalgar em nuvens auspiciosas. Mesmo que seja só por um dia, mesmo que seja só por uma hora! Eu quero que todos os deuses do mundo vejam que eu também posso abrir um buraco no céu!" Naquele momento, eu compreendi subitamente a tragédia daquele louco. Ele realmente não acreditava que pudesse se tornar Sun Wukong. Estava com muito medo. Temia que, até morrer, seria apenas um soldado insignificante da Montanha Langlang chamado "Hey". Quanto mais o imitava, mais aquela sombra ilusória obscurecia a crueldade da realidade. Seu "porrete de ouro" era, na verdade, um atiçador de lareira, ainda com cheiro de óleo de cozinha do fogão. Sua "saia de pele de tigre" era, na verdade, um pedaço de pele de coelho mofada. Sua "nuvem de cambalhota" era, na verdade, apenas um meio de ele correr um pouco mais rápido do que outros monstros quando estava fugindo para salvar sua vida. Mas ele estava tão imerso na apresentação que até acreditou nela. "Velho Macaco", olhei para seu rosto enrugado e cheio de cicatrizes, uma pontada de tristeza subindo em meu coração, "aquele graveto... é mesmo um tesouro?" O velho macaco parou por um instante, depois acariciou suavemente o bastão de madeira escura, como se estivesse afagando a mão de um amante. "Claro. Encontrei isto nas ruínas da oficina de um ferreiro humano. Embora pareça preto agora, sei que, quando vir sangue, quando chegar ao Paraíso Ocidental, a luz dourada que há dentro dele brilhará." Ele me entregou o bastão, com os olhos brilhando: "Dachang, quando chegarmos a Pingdingshan e encontrarmos aquele Grande Sábio, mostrarei a ele este bastão. Ele certamente me reconhecerá como um dos seus. Talvez até me dê um tapinha na cabeça e me chame de... 'criança'." Ao ouvir a palavra "criança", uma única lágrima turva escorreu pelo olho seco do velho macaco. Não me atrevi a dizer-lhe que, a julgar pelo olhar feroz naquele cartaz de procurado, se o Rei Macaco não o matasse com um só golpe, seria considerado um golpe de sorte para ele. Mas eu peguei o atiçador de lareira. Era pesado, ainda quente do carvão. “Certo”, eu disse, “esse é um bom tesouro. Vamos levá-lo conosco.” O velho macaco riu, uma risada como a de uma criança que ganhou um doce. Ele se jogou da pedra, recuperando sua confiança maníaca. “Esta noite!” ele baixou a voz e apontou para a caverna do rei da montanha, “para celebrar a partida iminente da nossa equipe de peregrinação, vamos realizar um grande roubo.” "O que você está fazendo?" O sapinho recuou assustado. "Vamos roubar o 'Vinho das Cem Frutas' do Rei!" O velho macaco rangeu os dentes, os olhos brilhando com um olhar desesperado. "Esse é vinho para imortais. Se bebermos, não seremos mais demônios mortais! Seremos... quase-imortais!" Ao ver sua aparência insana, de repente senti que seguir esse louco até a morte talvez fosse melhor do que ficar na montanha Langlang lavando pratos pelo resto da vida. Porque neste reino demoníaco escuro, úmido e hierarquicamente estruturado, apenas este louco ousa olhar para o céu. Embora o que ele considerava "céu" fosse apenas uma fresta por onde pingava a água do banho do rei. "Vamos lá!" Joguei o "porrete de ouro" de volta para ele. "Vamos embora hoje à noite. Quem não bebe é covarde." O velho macaco pegou o cajado, girou-o graciosamente no ar e, por um instante, sua visão traseira revelou um toque da solidão e arrogância do "Grande Sábio". Mas aquela saia de pele de coelho mofada ficava particularmente engraçada ao vento.
A Lenda dos Pequenos Monstros da Montanha Langlang (5): Esta montanha ridícula, nem mesmo os cães a escalariam. Se a montanha Langlang é uma grande latrina, então a caverna do rei é o painel dourado no topo dessa latrina. Esta noite, vamos defecar em Phnom Penh. Segundo o plano do velho macaco, esta noite o rei oferecerá um banquete para a "Dama Serpente Branca" da montanha vizinha, e as defesas da caverna estarão mais vulneráveis. Os soldados lobos que guardam o portão provavelmente estarão completamente bêbados, o que será a oportunidade perfeita para roubarmos o vinho. A noite estava tão escura quanto tinta insolúvel. Nós três, como ladrões (embora já fôssemos ladrões desde o início), escalamos o penhasco sombrio. Quanto mais alto eu subia, diferente ficava o cheiro no ar. O fedor de decomposição lá embaixo desaparecia, substituído por um forte aroma de carne e perfume. Era o cheiro do poder, que fazia meu estômago roncar, mas que também despertava um sentimento amargo no meu coração. "Shhh—" O velho macaco estava deitado à nossa frente, o atiçador de lareira enfiado no cós da calça, as nádegas vermelhas empinadas enquanto nos sinalizava para parar. À frente estava a janela lateral do "Salão da Justiça Reunida". Lá dentro, estava brilhantemente iluminado, e o ruído irrompia como uma maré. Não consegui resistir à tentação de dar uma espiada lá dentro. Aquele olhar fez meus olhos ficarem vermelhos. Aquela enorme mesa de pedra, que normalmente polimos até brilhar e onde até a menor marca de dedo poderia levar a uma surra, estava agora repleta de iguarias. Havia corações e fígados humanos, pequenos animais desconhecidos e montanhas de frutas. O rei abraçava a sedutora dama serpente branca, uma pata segurando uma taça dourada, a outra percorrendo a cintura da serpente demoníaca. "Vossa Majestade," Lady Serpente Branca deu uma risadinha doce, sua voz como um gancho, "ouvi dizer que sua Montanha Langlang recrutou recentemente alguns diabinhos fortes e vigorosos?" "Forte uma ova!" O rei soltou um arroto bêbado, o som fazendo os vidros das janelas tremerem. "São todos lixo inútil! Principalmente aquele demônio porco, ele come tanto e faz tão pouco, dá até dor de cabeça só de olhar para ele. Se não o estivéssemos guardando como ração de inverno, já o teríamos picado em pedaços e dado aos cães há muito tempo." Minhas mãos agarraram a rocha com tanta força que minhas unhas estavam prestes a quebrar. Acontece que, aos olhos deles, eu nem sequer era considerado um trabalhador braçal; eu era apenas uma "reserva de comida para o inverno". O sapinho ao meu lado tremia de medo e quase caiu. O velho macaco o agarrou e olhou para mim. Não havia medo naquele único olho, apenas uma risada fria, quase maníaca, como se dissesse: Ouviu isso? Este é o rei a quem você deve servir. "Vamos", disse o velho macaco, sem emitir som, "à adega". A adega ficava no corredor dos fundos. Era guardada por uma raposa velha, mas agora, por causa da competição de bebida que acontecia ali em frente, a raposa velha estava escondida num canto, bebendo às escondidas o vinho que sobrara e dormindo como uma pedra. Nós três entramos sorrateiramente, como ratinhos entrando num pote de arroz. O chamado "vinho das cem frutas" era armazenado em jarras individuais seladas com barro vermelho. O velho macaco escolheu a jarra menor porque não conseguíamos mover as maiores. "Depressa!" insistiu o velho macaco. Coloquei o jarro de vinho sobre o ombro; o peso fazia meus ombros doerem, mas senti um prazer vingativo. Este era o tesouro do Rei; um único gole equivalia a dez anos de nosso cultivo. Houve um pequeno contratempo durante o retiro. O sapinho estava tão nervoso que sua língua se estendeu involuntariamente, derrubando uma garrafa de vinho vazia. "Estalo!" Um estalo seco e nítido ecoou no corredor silencioso dos fundos. A velha raposa adormecida abriu subitamente os olhos, suas pupilas verdes e sinistras nos encarando fixamente. "Quem?!" Naquele instante, meu sangue gelou. "correr!" Eu gritei e, ignorando completamente a questão da discrição, peguei a jarra de vinho e saí correndo. O velho macaco brandiu seu atiçador de fogo e acertou a velha raposa na cabeça enquanto ela tentava se levantar. "estado!" A velha raposa ficou atônita e soltou um uivo lamentável. "Ladrão! Um ladrão roubou vinho!" Toda a montanha Langlang mergulhou no caos. Tochas se acenderam como inúmeras serpentes venenosas, e gritos de batalha ecoaram de todas as direções. Nós três corremos descontroladamente pela pilha de pedras. Espinhos arranhavam nossos rostos e pedras cortavam nossos pés, mas eu não sentia dor. Tudo o que eu sabia era correr, correr o mais longe possível. Eles correram até a beira do penhasco na montanha atrás. Diante deles havia um abismo sem fundo, e atrás deles, as chamas de seus perseguidores. "Não há saída!" gritou o sapinho, caindo no chão. "Há um jeito!" O velho macaco apontou para a base do penhasco, onde corria um rio caudaloso. "Pule! Siga a correnteza e você sairá das montanhas!" É um beco sem saída, mas também um caminho para a sobrevivência. Mas antes de saltar, o velho macaco parou de repente. "etc." Ele arrancou o jarro de vinho dos meus braços e quebrou o lacre de barro. Um aroma intenso de vinho se espalhou, tão perfumado que me deu vontade de chorar. "Temos que beber este vinho." O velho macaco ergueu o jarro, inclinou a cabeça para trás e tomou um grande gole, o vinho escorrendo por seu pelo. "Se não o bebermos, morreremos de fome no submundo!" Ele me entregou o frasco. Peguei-o, com as mãos tremendo. Os passos dos perseguidores se aproximavam, e o rugido do Instrutor Xiong era claramente audível: "Peguem esses três traidores! Vou esfolá-los vivos!" Olhei de relance para a imponente e escura montanha Langlang atrás de mim. Naquelas montanhas, lavei panelas e frigideiras por três anos, patrulhei as montanhas por três anos e suportei surras por três anos. Eu era cauteloso e humilde, querendo apenas sobreviver. A consequência de sobreviver é se tornar "grão de reserva". Que se dane a montanha Langlang. Peguei a jarra de vinho e engoli vários goles de uma vez. O vinho desceu pela minha garganta como brasas, fazendo meus olhos lacrimejarem, mas também fervendo meu sangue. "Irmãozão, deixa um pedacinho pra mim também..." O sapinho mostrou a língua. Entreguei-lhe o frasco, e ele deu uma lambida, engasgou e tossiu, ficando com o rosto roxo. "Está bom?" perguntou o velho macaco com uma risada selvagem, segurando firmemente o atiçador de fogo. "Está tão picante..." O sapinho enxugou as lágrimas, "Parece que engoli um pedaço de ferro em brasa." Os perseguidores chegaram. O instrutor Xiong, liderando dezenas de demônios menores, nos cercou na beira do penhasco, empunhando tochas. "Zhu Dachang! Macaco Velho! Sapinho!" O Urso Instrutor sorriu maliciosamente, estalando seu chicote. "Vocês têm coragem, não é? Ousam roubar o vinho do Rei? Venham aqui e enfrentem a morte!" Olhei para meus antigos colegas que outrora compartilharam minhas dificuldades, mas agora mostravam os dentes numa tentativa de impressionar o rei. De repente, senti pena deles. Limpei as manchas de vinho da boca e soltei um arroto ensurdecedor. Impulsionada pelo álcool, gritei para o treinador Xiong, para a montanha que me oprimia há três anos, as palavras que sempre quis dizer: "Vá para o inferno!" Quebrei a garrafa de vinho vazia aos pés do treinador Xiong. "Nem mesmo um cachorro se atreveria a escalar essa maldita montanha!" Dito isso, agarrei o Sapinho, ainda atordoado, com uma mão, puxei o Macaco Velho, que ria, com a outra, fechei os olhos e saltei para o abismo escuro. O vento assobiava em meus ouvidos, como um grito de alegria pela liberdade. Adeus, montanha Langlang. A partir de hoje, sou um demônio a caminho do Paraíso Ocidental para recuperar as escrituras budistas.
Para oxcnw0q17x9sa.feishu.cn/wiki/OQQ1wFbVx…sulte: https://t.co/GO51RcpZLa
Atenção: Contém spoilers. Pequeno Monstro da Montanha Langlang (1): Sou um pequeno monstro sem nome da Montanha Langlang - um espírito de javali. Pequeno Monstro da Montanha Langlang (2): O rei me ordenou que patrulhasse a montanha. Pequeno Monstro da Montanha Langlang (3): Encontrei um espírito de sapo. Pequeno Monstro da Montanha Langlang (4): Encontrei um espírito de macaco. Pequeno Monstro da Montanha Langlang (5): Esta montanha ridícula, nem mesmo um cachorro conseguiria subir. Primeira Fase: Ilusão, o Início da Jornada da Falsificação (Capítulos 6-10) O Pequeno Monstro da Montanha Langlang (6): Encontrou um "livro celestial" em farrapos (Os três demônios, enquanto patrulhavam a montanha, encontraram metade de um livro de histórias abandonado por humanos, aprenderam a história de Tang Sanzang e seus discípulos e ficaram cheios de saudade.) O Pequeno Monstro da Montanha Langlang (7): Irmandade Jurada no Templo Desolado Sob a Lua (imitando o Juramento do Jardim de Pêssegos e Tang Sanzang aceitando discípulos. O demônio javali afirma ser a reencarnação de Pigsy e luta pelo papel). Os Pequenos Monstros da Montanha Langlang (8): Eles roubaram o vinho do Rei, o que encorajou os ratos (Para "buscar as escrituras", eles decidiram escapar da Montanha Langlang. Roubando vinho para se encorajarem, desobedeceram às ordens do Rei pela primeira vez.) Pequeno Monstro da Montanha Langlang (9): Adeus, aquele urso instrutor que sempre nos faz lavar as panelas (A fuga começa. Antes de partirem, eles pregaram uma peça no urso instrutor que sempre os maltratava, o que foi ao mesmo tempo satisfatório e assustador.) O Pequeno Monstro da Montanha Langlang (10): Descobre-se que não há apenas luz fora da montanha, mas também armadilhas para animais (Um recém-chegado ao mundo, a realidade me dá um tapa na cara. Antes mesmo de encontrar qualquer imortal, quase fui esfolado vivo por um caçador.) Fase Dois: Uma Noite de Chuva no Mundo Marcial, Fantasmas e Demônios nos Acompanham (Capítulos 11-15) Pequenos Monstros da Montanha Langlang (11): A Estalagem com Lanternas de Pele Humana (Eles acidentalmente se depararam com uma estalagem sombria ou o território de demônios malignos. Descobriram que os monstros do lado de fora eram mais cruéis e astutos do que o rei da Montanha Langlang.) O Pequeno Monstro da Montanha Langlang (12): A língua do espírito sapo ficou enrolada num nó (O espírito sapo tentou imitar um persuasor para pedir esmola, mas fez papel de bobo devido ao nervosismo e ao medo, implicando uma diferença absoluta de força.) O Pequeno Monstro da Montanha Langlang (13): Neste mundo, a bondade é uma doença mortal (Eles tentaram fazer boas ações como Tang Sanzang e salvaram uma raposinha, mas a raposinha roubou o dinheiro da viagem deles.) O Pequeno Demônio da Montanha Langlang (14): Eles ouviram dizer que a Caverna de Lótus da Montanha Pingding estava à frente. (Eles encontraram um pequeno demônio fugindo de um desastre e ouviram dizer que o Rei Chifre de Ouro estava recrutando soldados para lidar com o "monge do Oriente". Os três pensaram que sua oportunidade havia chegado.) O Pequeno Monstro da Montanha Langlang (15): O espírito do macaco encontrou um porrete de ouro falso (O espírito do macaco encontrou um atiçador de fogo e começou a brincar com ele, iludindo-se. A atmosfera neste capítulo se transforma na véspera opressiva de uma tempestade.) Fase Três: Atraídos pelo Redemoinho, Insignificantes como Pó (Capítulos 16-20) Tanaka Guntaro sugeriu acelerar o ritmo e inserir elementos da linha temporal da história principal de "Jornada ao Oeste", mostrando o horror dos deuses lutando sob a perspectiva de um demônio menor. Pequeno Monstro da Montanha Langlang (16): Qualquer um que consiga gritar "Viva o Rei!" pode se juntar ao grupo (infiltre-se na Montanha Pingding. Há milhares de pequenos monstros aqui, e eles são imediatamente transformados em bucha de canhão. O número é "Patrulha 9527"). O pequeno monstro da montanha Langlang (17): A pessoa naquele retrato parece um pouco familiar. (O rei Chifre de Ouro tira um retrato de Tang Sanzang e seus discípulos. Os três ficam extremamente animados, pensando que encontraram seus ídolos, mas mal sabem eles que é uma sentença de morte.) Pequenos monstros da montanha Langlang (18): Ordem de patrulha: Levar a cabaça de ouro roxa para coletar os céus (Eles não são qualificados para levar o tesouro; são apenas um grupo de lacaios seguindo o Fantasma Elegante e o Inseto Inteligente, responsáveis por animar e encorajar.) Pequeno Demônio da Montanha Langlang (19): Se Sun Wukong chamasse seu nome, você ousaria responder? (Ele testemunhou o fantasma astuto sendo enganado. As habilidades de transformação de Sun Wukong eram um milagre incompreensível e aterrorizante aos olhos deles.) O Pequeno Monstro da Montanha Langlang (20): O espírito do macaco queria ajudar o Grande Sábio a engraxar os sapatos (O espírito do macaco reconheceu Sun Wukong e ingenuamente quis reconhecê-lo, mas foi chutado para longe pelo irritadiço Sun Wukong, e seu destino é desconhecido.) Quarta Fase: A Tragédia Acontece, Sonhos Destruídos, Almas Quebradas (Capítulos 21-25) Os Pequenos Demônios da Montanha Langlang (21): O céu desaba e a terra cede; quando os deuses lutam, os demônios mortais sofrem (Sun Wukong e o Rei do Chifre Dourado se enfrentam em uma batalha direta. Os tremores secundários de sua magia devastadora são uma catástrofe para os pequenos demônios.) Pequeno monstro da montanha Langlang (22): Espírito do sapo, por que você não pulou? (No caos, para recuperar o fardo de "escrituras" esfarrapado que havia caído, o espírito do sapo foi esmagado por uma pedra e morreu silenciosamente.) O Pequeno Monstro da Montanha Langlang (23): O ancinho de nove dentes do demônio javali é na verdade uma enxada de ferro enferrujada. (Ao ver seu irmão morrer tragicamente, o demônio javali irrompeu. Ele ergueu a enxada enferrujada e investiu contra o imponente "deus do trovão com cara de macaco".) Pequeno Monstro da Montanha Langlang (24): Aquele Grande Sábio Igual ao Céu nunca olhou para nós de cima. (A investida do javali demônio foi inútil. Sun Wukong nem percebeu sua existência e apenas passou seu cajado por cima dele. Instantaneamente, ele desapareceu no ar.) Os Pequenos Demônios da Montanha Langlang (25): O vento da montanha sopra, e a Montanha Langlang não existe mais no mundo. (A grande batalha termina, e Tang Sanzang e seus discípulos continuam sua jornada para o oeste. Cadáveres jazem espalhados pela Montanha Pingding. Ninguém sabe os nomes desses três pequenos demônios, apenas as páginas esfarrapadas daquele livro farfalhando ao vento.)