Nenhuma função é perfeita; cada recurso tem seus cenários de aplicação, e este recurso em particular apresenta algumas falhas que o tornam inutilizável, como a lentidão. Portanto, pode não ser sempre lento. Por isso, quando publico algo, às vezes levo em consideração o desenvolvimento futuro esperado. Algumas pessoas, por outro lado, só verificam se está utilizável agora. Uma pergunta clássica é: "Qual a utilidade disso?" Por exemplo, quando publico esse tipo de sugestão com imagens, alguns amigos também perguntam: "Qual a utilidade disso?" Tenho que comer a décima panqueca imediatamente. Não vou comer as nove primeiras. Preciso comer a décima e ficar satisfeito de uma vez. Essa função é obviamente útil se você estiver fazendo outra coisa e quiser que ela comece a funcionar antes do previsto; nesse caso, a lentidão não será um problema, certo? Porque, mesmo que seja lenta, você não poderá operá-la manualmente, já que estará fazendo outra coisa.
Note que outros celulares fabricados no país, como os da OPPO e da Vivo, também possuem esses recursos; não é só a Xiaomi que os tem. Eu só tenho este celular em mãos para fins de demonstração.