🇨🇳 Ok, perdemos cerca de US$ 150 em carregadores portáteis e eles foram confiscados no aeroporto quando íamos para a próxima cidade na China, porque não tinham a certificação chinesa chamada CCC. Eles têm todas as outras certificações conhecidas (como CE e FCC), mas não a CCC. "O CCC (Certificado Compulsório da China) é uma certificação obrigatória exigida para que uma ampla gama de produtos seja legalmente vendida, importada ou utilizada na China, abrangendo aspectos como segurança e compatibilidade eletromagnética." Ironicamente, são baterias Anker novas, e a Anker é uma marca chinesa, fabricadas na China, mas isso não convenceu a funcionária do aeroporto. Muitas outras pessoas não chinesas (mas asiáticas) foram prejudicadas e uma montanha de carregadores portáteis foi jogada fora. Ter seus pertences jogados fora na sua frente é irritante em qualquer lugar, mas especialmente quando se trata de baterias novas. Perguntamos se poderíamos enviar as coisas pelo correio para o nosso próximo hotel (havia um balcão de envios ao lado), mas ela negou. Uma senhora muito antipática, mas, pensando bem, todas as atendentes de aeroporto do mundo não costumam ser antipáticas? Eles parecem ser muito, muito, muito agressivos com relação a álcool em gel, isqueiros e baterias para estrangeiros, provavelmente por algum motivo. 🚬 Fui perguntado literalmente 6 vezes seguidas por pessoas diferentes se eu tinha um isqueiro comigo. Depois da sexta vez dizendo "Eu não fumo", tive que gritar, o que parece funcionar bem. Muitas pessoas, especialmente com 50 anos ou mais, gritam na China (o que é o oposto do Japão, claro), mas aqui, falar alto faz parte da comunicação e às vezes funciona para calar a boca de todo mundo e deixar claro o ponto 🤣 Aí abriram minha bolsa e encontrei todos os meus aparelhos eletrônicos, incluindo a caixa dos AirPods, e ainda por cima com a descrição "bateria, bateria"! Que loucura! E minha namorada teve que jogar fora aquele borrifador de álcool em gel fofo que toda garota do Instagram tem, o que a deixou triste. De qualquer forma, não é a experiência mais agradável para estrangeiros que visitam a China, especialmente quando se viaja e você realmente precisa de um carregador portátil para sobreviver à jornada, porque seu celular fica sem bateria rapidamente e as distâncias a percorrer na China são longas (uma simples viagem de carro até um hotel ou shopping pode facilmente levar 1 hora). E antes que alguém diga "ai meu Deus, novato!", nenhuma das baterias vendidas fora da China agora possui a marca CCC, então não, você não pode se preparar para isso, obrigado 😊 Por favor, corrija @xijinping
Carregando detalhes do thread
Buscando os tweets originais no X para montar uma leitura limpa.
Isso normalmente leva apenas alguns segundos.