Se você quer saber o que é o verdadeiro pensamento de um programador... Vá ler um livro que tem quase 40 anos — "Programmers at Work". Este livro não trata de gramática ou estruturas. Em vez disso, entrevistaram 19 programadores lendários que moldaram a história da computação: Bill Gates, Simonyi, Gary Kildall, Dan Bricklin, Jaron Lanier… Após a leitura, você perceberá que: O que muda o mundo não é a tecnologia, mas sim a nossa maneira de pensar. Aqui estão 8 ideias-chave que extraí do livro 👇
1. Programação = uma forma de pensar, não apenas escrever código. Simonyi disse: Programação é uma combinação de ciência, arte e habilidade. Os melhores programadores não escrevem código; eles constroem mundos abstratos.
2. Bons programadores projetam pensando nas pessoas. Eles são obcecados pela "beleza" da experiência, da interface e até mesmo do código. Códigos feios os deixam desconfortáveis — assim como os designers detestam interfaces feias.
3. Curiosidade >> Talento O que essas figuras lendárias têm em comum: Quando eu era criança, eu sempre estava mexendo em coisas, desmontando máquinas e brincando com códigos. Talento não é importante; obsessão e curiosidade são a chave.
4. Eles estão criando "ferramentas para capacitar pessoas comuns". VisiCalc, CP/M, PostScript, Excel… A pergunta que fizeram não foi "O que posso fazer?". Em vez disso, a pergunta é: "Posso tornar os outros mais fortes?"
5. As restrições são a fonte da criatividade. O sistema operacional e a interface gráfica estão escritos em 64 KB de memória. As restrições não impediram a inovação; pelo contrário, estimularam o pensamento radical.
6. O pensamento a longo prazo é uma característica comum. Bill Gates não segue tendências. Ele busca apenas uma coisa: construir influência a longo prazo — padrões, ecossistema e plataforma.
7. A inovação ocorre na intersecção de disciplinas. Matemática + Arte Música + Programação Psicologia + UX O pensamento interdisciplinar é a arma que os une.
8. E o mais importante: todos eles têm uma obsessão por "não conseguir parar". Eles trabalharam a noite toda depurando o código, descartando repetidamente o código existente e começando do zero. Ninguém os obrigou; eles simplesmente não conseguiam se controlar.
📌 Por que vale a pena reler este livro em 2025? Porque a IA está remodelando tudo. Mas a capacidade de realmente gerar valor significativo permanece inalterada desde 1986: Curiosidade → Pensamento Profundo → Desenvolvimento de Ferramentas → Amplificação do Valor Se você programa, cria conteúdo, desenvolve produtos, faz pesquisas ou constrói sua marca pessoal— Este livro lhe mostrará "como pensam os criadores de lendas". Quarenta anos se passaram, e cada frase deste livro parece ter sido escrita para nós hoje.