Sou um grande fã do excelente projeto Beads de Steve Yegge, que é um sistema de gerenciamento de tarefas para uso por agentes de programação. Na verdade, provavelmente digito ou colo a frase "beads" mais de 500 vezes por dia atualmente, em todas as minhas sessões de programação (estou trabalhando em cerca de 10 projetos simultaneamente, que vocês começarão a ver em breve, conforme eu os finalizar e lançar nos próximos dias e semanas). Normalmente, uso o GPT-5 Pro para criar planos de acordo com minhas especificações e iterá-los diversas vezes, geralmente com a ajuda do Opus 4.5, Grok 4.1 e Gemini 3. Depois, peço ao Codex ou ao Claude Code para pegar o plano e transformá-lo em contas para mim. Ou, como costumo dizer no meu texto de apresentação, "OK, então, por favor, pegue TUDO isso e elabore mais a fundo, criando um conjunto abrangente e detalhado de instruções para tudo isso, com tarefas, subtarefas e estrutura de dependências sobrepostas, com comentários detalhados para que tudo seja totalmente autossuficiente e autoexplicativo (incluindo contexto relevante, raciocínio/justificativa, considerações, etc. — tudo o que gostaríamos que nosso "eu do futuro" soubesse sobre os objetivos, intenções e processo de pensamento, e como isso contribui para os objetivos gerais do projeto)." Enfim, esta manhã eu desejei ter uma maneira melhor de simplesmente navegar pelas contas e ver o que está acontecendo com elas. E claro, eu entendo, as contas não são para mim como ser humano, são para os agentes. Mas eu os uso tanto que seria útil para mim ter também uma maneira de interagir, visualizar e navegar por eles. Além disso, tive a ideia de que havia informações úteis adicionais escondidas no "gráfico" de contas de um projeto suficientemente complexo, composto por contas suficientes em várias épicas, com muita estrutura de dependências por cima. Comecei a desenvolver o beads_viewer (bv para abreviar) esta manhã enquanto trabalhava em outros 5 projetos simultaneamente, e tenho o prazer de dizer que ele já está incrivelmente refinado, completo e útil. Você pode baixá-lo aqui: https://t.co/zkzAuA9hBx Tudo escrito em Golang, uma linguagem de alto desempenho (que voltei a usar recentemente, com o programa de monitoramento de sistema que também lancei esta manhã). Você executa o instalador curl bash de uma linha (consulte o arquivo README no repositório cujo link está abaixo) e, em seguida, pode acessar qualquer pasta de projeto onde esteja usando beads e simplesmente digitar bv para abri-la. A interface é bastante intuitiva; pressione F1 para ver os comandos disponíveis. Experimente pressionar a tecla "i" para obter insights, "g" para gráfico, "b" para quadro Kanban, "/" para busca aproximada nos itens da visualização principal, etc. Realizo alguns cálculos interessantes de teoria dos grafos na estrutura do grafo das contas para extrair algumas informações relevantes. E, como ferramenta para uso com miçangas, seria negligente da minha parte não garantir que meus irmãos robôs com IA também gostassem de usá-la, então adicionei um modo específico para eles, que é fácil e útil. Para que seus agentes o utilizem, basta inserir este texto no seu arquivo AGENTS.md ou CLAUDE.md: ``` ### Usando bv como um sidecar de IA O bv é uma interface de terminal rápida para projetos Beads (.beads/beads.jsonl). Ele renderiza listas/detalhes e pré-calcula métricas de dependência (PageRank, caminho crítico, ciclos, etc.) para que você veja instantaneamente os bloqueadores e a ordem de execução. Para agentes, ele funciona como um sidecar gráfico: em vez de analisar JSONL ou correr o risco de uma travessia alucinante, basta chamar os parâmetros do robô para obter saídas determinísticas e com reconhecimento de dependências. - bv --robot-help — mostra todos os comandos direcionados à IA. - bv --robot-insights — Métricas de grafo JSON (PageRank, centralidade de intermediação, HITS, caminho crítico, ciclos) com resumos dos N principais para triagem rápida. - bv --robot-plan — Plano de execução JSON: faixas paralelas, itens por faixa e listas de desbloqueio mostrando o que cada item libera. - bv --robot-priority — Recomendações de prioridade JSON com justificativa e nível de confiança. - bv --robot-recipes — lista receitas (padrão, acionáveis, bloqueadas, etc.); aplique via bv --recipe para pré-filtrar/classificar antes de outras opções. - bv --robot-diff --diff-since — Comparação JSON das alterações da issue, itens novos/fechados e ciclos introduzidos/resolvidos. Use esses comandos em vez de criar lógica gráfica manualmente; o bv já computa as partes mais complexas para que os agentes possam agir com segurança e rapidez. ``` Enfim, espero que você (e meu novo amigo Steve Yegge, a quem ainda nem contei sobre isso, já que acabei de preparar hoje!) goste.
PS: Incluí o conjunto de comandos que usei com o Codex, o Claude Code e o Gemini-CLI para criar isso (com meus muitos erros de digitação corrigidos pelo GPT-5 Pro). Você pode lê-las aqui; também incluí a incrível resposta do Opus 4.5 avaliando as "melhores ideias" para novos recursos do GPT-5 e do Gemini 3: https://t.co/RaEXdJbrDB Obviamente, houve outras, mas essas são a maioria das importantes, e elas seguem basicamente uma ordem cronológica.