Ultimamente, tenho experimentado um produto chamado Second Me, criado pelo meu amigo e professor Tao Fangbo. Quanto mais o uso, mais me distraio e começo a pensar em várias coisas relacionadas à interação social. Tenho mais de três mil amigos no WeChat e nem me lembro do nome de muitos deles nas fotos de perfil. De vez em quando, alguém me manda uma mensagem e minha primeira reação é: "Quem é?". Abro a mensagem e descubro que já conversamos uma vez, em dezembro passado, e aí simplesmente ignoro. O projeto Second Me tenta resolver esse problema permitindo que as pessoas construam um segundo eu passo a passo por meio de gravações. Esse segundo eu pode conversar e se conectar com os segundos eus de outras pessoas no mundo da IA. Se um dia conseguir se conectar ao WeChat e a grupos de redes sociais, poderá "escanear" todos os meus mais de 3.000 amigos e grupos de redes sociais em segundo plano, filtrando automaticamente as poucas pessoas com quem vale a pena conversar em profundidade ou as poucas empresas mais adequadas para uma parceria. As pessoas continuam as mesmas, e o WeChat continua sendo o WeChat, mas há uma camada intermediária extra que me entende bem, ajudando-me a encontrar as conexões realmente importantes. O Second Me ainda está em fase inicial. Estou usando-o apenas como um segundo cérebro para lembrar de pessoas, eventos e pensamentos. Atualmente, nossa semelhança é de apenas 60%. Ainda não se sabe ao certo se a IA poderá remodelar nossas interações sociais no futuro. Talvez tenhamos que esperar alguns anos para analisar esses pequenos experimentos realizados no último ano ou dois.
Carregando detalhes do thread
Buscando os tweets originais no X para montar uma leitura limpa.
Isso normalmente leva apenas alguns segundos.