Concordo parcialmente com a opinião do Professor Fu Sheng de que "quando se trata de submeter trabalhos de programação de IA, os alunos sem experiência prévia muitas vezes se saem melhor do que os programadores". Concordo que nossos colegas da área de negócios estão, de fato, mais próximos dos usuários e de suas necessidades na linha de frente; eles sabem melhor onde estão os pontos problemáticos e como resolvê-los. Eles também sabem melhor o que constitui alívio da dor e solução de problemas. A divergência surge do fato de que, embora identificar claramente os pontos problemáticos e compreender as necessidades ofereça vantagens em termos de contribuição inicial e aceitação subsequente, depender inteiramente da programação de IA ou da codificação Vibe para as etapas intermediárias ainda apresenta limitações significativas. Para cenários simples e pequenas funções que não exigem iterações e manutenção repetidas (sem mencionar o backend, os dados e a segurança), as melhorias de eficiência são de fato substanciais, eliminando a necessidade de intervenção externa e de definição de prazos para a equipe de desenvolvimento do produto. No entanto, essa limitação não deve ser ignorada pelas empresas, caso contrário, elas cairão na armadilha de "o front-end está morto", "programadores não são mais necessários" e "qualquer um pode desenvolver". É ótimo falar sobre isso em diversas conferências, mas as empresas precisam manter a sobriedade. Isso me lembra uma equipe que entrevistei há alguns dias. Eles tinham 10 gerentes de produto e 3 desenvolvedores (1 desenvolvedor front-end e 2 desenvolvedores back-end). Perguntei ao CEO qual era a lógica por trás dessa configuração. Ele respondeu que os gerentes de produto já haviam escrito o produto usando programação de IA e que ele estava quase pronto para ser lançado. Os três desenvolvedores se concentravam principalmente na construção inicial da estrutura e na seleção da tecnologia; eles não eram muito utilizados no desenvolvimento de negócios em si. Isso me deixou muito curioso — que tipo de produto era esse, era voltado para o usuário ou codificado por IA? Estou ansioso pelo lançamento para experimentá-lo.
Carregando detalhes do thread
Buscando os tweets originais no X para montar uma leitura limpa.
Isso normalmente leva apenas alguns segundos.