Tenho me divertido muito ultimamente. Nas últimas duas semanas, tenho estado basicamente alternando entre a Gemini 3 e a Nano Banana Pro, como se tivesse descoberto um talento completo para gerar fotos em formato RAW, passando todos os dias até o amanhecer a criá-las. O modelo potente proporciona uma experiência fluida e envolvente, facilitando a imersão na sensação prazerosa. Mas talvez por estar me divertindo tanto, notei um contraste: Parece que todos se esqueceram temporariamente do agente. Fico pensando em quantas pessoas são como eu, cujas timelines estão repletas de modelos mais poderosos e imagens brutas mais suaves. As discussões sobre o fluxo de trabalho do agente desapareceram da linha do tempo. Isso é algo com que devemos ter muita cautela. Tenho analisado alguns projetos em outras plataformas e conversado com algumas empresas ultimamente, e percebo que o setor de agentes está crescendo discretamente. É uma empresa discreta e sem pretensões, sem grandes conferências de imprensa. Mas já é possível perceber que ela está começando a se envolver em diversas operações comerciais do mundo real. Algumas das pequenas tarefas que antes exigiam supervisão humana começaram a ser executadas de forma autônoma. A atualização do modelo é realmente muito gratificante, mas a evolução dos agentes atingiu um ponto em que está progredindo de forma constante, sem muita alarde. Tenha cuidado consigo mesmo. Brincar com miniaturas é certamente divertido, mas se você se concentrar apenas no aspecto divertido, é fácil ignorar um fato importante: Em última análise, o que determina o valor para o negócio são, muitas vezes, os processos e sistemas que conseguem utilizar o modelo de forma eficaz. Então eu também apertei o botão de pausa em mim mesmo: Vamos com calma e voltar à linha telefônica com o agente para analisar a situação mais a fundo. Às vezes, tópicos de nicho não são necessariamente impopulares; é apenas que a grande repercussão os ofusca. A direção que realmente vale a pena seguir costuma ser esse tipo de evolução silenciosa e gradual.
Carregando detalhes do thread
Buscando os tweets originais no X para montar uma leitura limpa.
Isso normalmente leva apenas alguns segundos.