Há três anos, eu me considerava uma pessoa racional. Quando tomo uma decisão, listo os prós e os contras. Quando argumento, apresento os fatos e a razão da situação. Nunca faço compras por impulso. Até que um dia, descobri algo: Os prós e os contras que listei foram, na verdade, razões que me ocorreram depois de já ter tomado a decisão. Os fatos que apresento durante as discussões são todos aqueles que me são favoráveis; ignoro automaticamente os desfavoráveis. Pensei que não faria compras por impulso, mas meu carrinho de compras está cheio de "ofertas por tempo limitado" e "último dia". Achei que estava tomando uma decisão racional. Na realidade, as emoções tomam as decisões, enquanto a razão resolve os problemas. A psicologia chama isso de "viés cognitivo". Eu chamo isso de: Finalmente admitir que sou uma pessoa comum. Não sou uma pessoa comum que consegue entender tudo. Pessoas comuns que podem ser enganadas por anúncios, influenciadas por emoções e propensas a viés retrospectivo. Admitir isso é muito mais honesto do que fingir ser racional. Também é muito mais fácil. --- O roteiro para gerar mensagens no Douyin introduz o conceito psicológico de "viés cognitivo".
Carregando detalhes do thread
Buscando os tweets originais no X para montar uma leitura limpa.
Isso normalmente leva apenas alguns segundos.