Escrever é uma das pouquíssimas coisas que me recuso a delegar à IA. Deixo a IA escrever o código para mim porque o código gerado é objetivamente melhor que o meu, e ainda posso arquitetá-lo, gerenciá-lo e editá-lo ao meu gosto. Eu uso IA para praticamente todos os outros aspectos da minha vida, e ela funciona muito melhor do que a alternativa. Mas toda vez que pego um rascunho de algo que escrevi e peço feedback à IA, ela tenta transformá-lo no texto mais insosso, corporativo e insubstancial já criado. Ela quer suavizar as arestas. Tenta tornar tudo chato e inofensivo. Ela me manipula para que eu acredite que o que eu disse não é apropriado. É como se o fato de eu ter uma personalidade e opiniões próprias incomodasse a IA. "Isso pode afastar leitores que..." Ah, que se dane. Meu objetivo é justamente afastar esses leitores. De que outra forma eu escreveria algo que valesse a pena se não ofendesse metade das pessoas que o leem? A única coisa pior do que pedir feedback sobre um rascunho é pedir para uma IA escrever algo do zero. Mesmo que você forneça diretrizes ou material de referência para que ela "imite minha voz, estilo e tom", o resultado são textos insossos, piegas e artificiais. Três teorias: 1) Escrever é pensar. Não estou dizendo que você precisa pensar _para_ escrever, estou dizendo que escrever _é_ literalmente pensar. Os LLMs são bons em fingir que pensam, mas falham no pensamento crítico e em ter opiniões reais. Talvez os humanos sejam simplesmente melhores que a IA nisso, não importa o quão bons os LLMs atuais se tornem. 2) Os LLMs (Métodos de Aprendizagem Baseados em Leis) fazem uma média de tudo. Devido à forma como foram treinados, eles só conseguem gerar algo que se aproxima da média de tudo o que viram. O código médio é bom, a redação média é ruim. Em média, o código pré-IA era de MUITO melhor qualidade do que as redações (nem todos conseguem programar; aqueles que conseguem tendem a ter um QI elevado; a maioria dos códigos publicados funciona, comprovadamente — o oposto ocorre com a maioria dos textos na internet). 3) Eu simplesmente adoro escrever. Sempre que ouço programadores dizerem "Não deixo a IA escrever código para mim, adoro escrever código e meu código é muito melhor", fico com uma pulga atrás da orelha, porque acho que isso é puro ego. Mas talvez eu seja assim também com a escrita. Alguns programadores adoram escrever código, consideram isso sua arte e preferem manter as coisas manuais e artesanais. Talvez eu seja igual, só que para a escrita. O que desencadeou esse desabafo: Passei os últimos dias escrevendo a documentação do RailsFast. Você esperaria que uma documentação técnica fosse um tanto chata e impessoal, mas eu adoro escrever, então tentei fazer algo melhor. Fiquei pedindo feedback para a IA, e ela insistia em torná-la "amigável para empresas", dizendo coisas como: "você poderia enxugar" e "isso pode dar errado se você tentar subir de nível". Eu não me importo nem um pouco com subir de nível, cara, só me importo em dizer o que acho que precisa ser dito. Por enquanto, quase tudo o que eu escrever será digitado manualmente por mim. Ainda pedirei feedback à IA (para me questionar, verificar fatos, revisar, etc.) e talvez até permita que ela sugira edições, mas não acho que deixarei a IA escrever nada para mim num futuro próximo. Um corolário disso tudo pode ser que aprender a escrever pode, ironicamente, ser uma barreira na era da IA.
Carregando detalhes do thread
Buscando os tweets originais no X para montar uma leitura limpa.
Isso normalmente leva apenas alguns segundos.