Na pré-adolescência, eu costumava visitar os laboratórios do Centro de Pesquisa Almaden da IBM e ficava fascinado ao ver como os adultos passavam o dia brincando com lasers e computadores. Cheguei a programar em Pascal no meu armário (literalmente) antes mesmo de existir a internet. Mas me formei no ensino médio com a visão de me tornar um missionário médico como o falecido Paul Farmer. Que descanse em paz. Durante a graduação, descobri minha paixão pela física. Depois de tirar um C+ em química orgânica no segundo ano, dei de ombros e decidi seguir carreira em pesquisa em física. Muito mais divertido. Os estudantes de medicina eram irritantes. Consegui um estágio no Laboratório Nacional do Noroeste do Pacífico antes do último ano da faculdade para estudar ciências atmosféricas (se não me engano?), mas o responsável acabou entrando em licença médica por motivos de saúde mental (?!) depois do meu primeiro dia. (A forma como ele me cumprimentou foi: "Ah, você está aqui. Eu tinha me esquecido em que dia você estaria aqui.") Um grupo de físico-químicos do laboratório me acolheu. Também fiz trabalho voluntário em alguns laboratórios de química diferentes na UCSD. Adorava espectroscopia de molécula única e ultrarrápida. Adorava a combinação de habilidades necessárias para construir e manter lasers e realizar aquisição e análise de dados. Adorava as pessoas com quem trabalhava. Fiz uma pequena pesquisa e descobri que o programa de pós-graduação em Química não exigia tantas disciplinas quanto o de Física. Me candidatei a programas de pós-graduação em Físico-Química. Fui aceito em todos os lugares. Estudei na mesma faculdade em que minha noiva e eu tínhamos sido aceitos (ela para Direito, eu para doutorado). Passei na prova de qualificação de Físico-Química sem estudar. Passei na de Química Inorgânica na segunda tentativa. Passei raspando na de Química Orgânica na terceira tentativa. (É frustrante que eu tenha acabado aprendendo muito melhor do que teria aprendido para me sair bem no MCAT.) Alguém no laboratório deixou um béquer de HF sem identificação em uma bancada onde uma pós-doutoranda grávida estava trabalhando. Quase ao mesmo tempo, o detector que eu planejava usar em um experimento foi desmontado sem aviso prévio por outro membro do laboratório. Foi um caos. Enquanto isso, estou cursando mecânica estatística fora do equilíbrio no departamento de Física e assistindo às aulas de direito da minha esposa, me perguntando: "É isso mesmo que eu quero fazer pelos próximos 5 a 7 anos?" Conheci alguns colegas da minha esposa que tinham formação em áreas técnicas. Descobri que posso trabalhar em um escritório de advocacia como "agente de patentes" sem ter um diploma em Direito. Minha esposa e eu digitamos, colocamos em envelopes e enviamos 100 cartas nos currículos para vagas de agente de patentes. Primeira entrevista, em um escritório especializado em patentes em Chicago: "Você parece ótimo, mas suspeitamos que você voltará para a Califórnia depois do nosso treinamento, então não." (Nota do leitor: Eu realmente fiz isso, mas apenas três anos depois, após um estágio de verão no mesmo escritório durante meu primeiro ano de Direito.) Segunda entrevista: "Entendo o que você está tentando fazer, e eu fiz a mesma coisa quando tinha a sua idade. Você está contratado." (Experiência incrível em um escritório de advocacia maravilhoso na região de Chicago, com uma ótima cultura organizacional.) A ironia? As visitas à IBM ARC quando eu era pré-adolescente? Para visitar meu pai (que Deus o tenha), que era advogado de patentes na empresa. Mas ele nunca me disse que eu poderia conseguir um emprego como agente de patentes para testar o mercado. A estratégia dele para me atrair para a área era me mostrar patentes de fotorresistentes que ele havia redigido. (Com erros de digitação e tudo.) Não explicava como as reivindicações eram a parte interessante. E, com exceção de breves "períodos sabáticos" dedicados a capital de risco, empreendedorismo e direito de produtos, o direito de propriedade intelectual é como ganho a vida desde então. (Acabei voltando para a faculdade para me formar em direito.) Resultado final: uma carreira confortável redigindo e negociando processos judiciais relacionados ao trabalho realizado por cientistas e engenheiros criativos. ...e uma inveja interminável e nem tão mal disfarçada da capacidade deles de realizar esse trabalho criativo.
Carregando detalhes do thread
Buscando os tweets originais no X para montar uma leitura limpa.
Isso normalmente leva apenas alguns segundos.