Um sábio é sábio porque realizou o que é difícil para as pessoas comuns. Acredito que isso se deve ao fato de ele seguir o próprio coração. As pessoas têm diferentes características intrínsecas, mas a maioria são egoístas sofisticados e, portanto, escolhem lados e encontram maneiras de sobreviver. A essência de um sábio é fazer consistentemente o que é certo; sua motivação para a recompensa está em seguir sua própria consciência, em vez de ser impulsionado por benefícios externos. Fan Zhongyan ofendeu primeiro a Imperatriz Viúva Liu ao apresentar um memorial referente à sua regência e, posteriormente, opôs-se à decisão do Imperador Renzong de depô-la. Por que ele faria algo que ofendesse ambos os lados? Ele estava simplesmente seguindo sua própria consciência e princípios. Ouyang Xiu, na qualidade de censor, recomendou-o para o cargo de Vice-Chanceler, mas ele não só recusou como também declinou o cargo, simplesmente porque acreditava que fazê-lo tornaria o mecanismo de supervisão ineficaz. Fan Zhongyan foi rebaixado várias vezes, assim como Wang Yangming. Zhu Houzhao era completamente obediente a Liu Jin, e Liu Jian e Xie Qian fracassaram na luta política para assassinar Liu Jin. Dai Xian, Bo Yanhui e outros sucessivamente apresentaram queixas e foram eventualmente presos e encarcerados na prisão de Jinyiwei. Então ninguém mais ousou falar mal de Liu Jin. Wang Yangming queria apresentar um memorial ao imperador, mas seus amigos o aconselharam a não fazê-lo, dizendo que tantas pessoas já haviam sido perseguidas e que ir até lá seria um suicídio. Wang Yangming, no entanto, disse: "Havia tanta gente brigando antes, que minha presença não faria diferença. Mas é justamente porque não há mais ninguém agora que eu preciso me manifestar." Como resultado, ele teve as calças arrancadas, foi açoitado quarenta vezes, jogado na prisão de Jinyiwei e quase morreu. Todos agiram de acordo com seus próprios princípios, em vez de considerarem interesses imediatos. Pode parecer bobagem, mas, honestamente, neste mundo caótico, quantas pessoas conseguem realmente seguir seus corações e ser elas mesmas?
Carregando detalhes do thread
Buscando os tweets originais no X para montar uma leitura limpa.
Isso normalmente leva apenas alguns segundos.